sexta-feira, Dezembro 31, 2004

Enterra-se 2004, Viva o novo Ano, viva 2005!...

Último dia do ano... Dia especial e vocacionado para balanços. Não podemos deixar de o fazer também aqui no Futebol de Ataque. Seguindo o raciocínio dos meus colegas nos últimos posts, quero fazer o meu balanço de 2004 e algumas previsões pessoais para 2005.
O ano que hoje finda teve claramente o condão de ser um ano intensíssimo ao nível desportivo. Poder-se-ia há um ano atrás pensar que isso aconteceria, mas penso que ultrapassou as expectativas. Isto logo porque temos um campeão mundial e europeu de clubes (algo que não passaria pela cabeça de quase ninguém) e um grande sucesso de organização do Euro 2004 (que calou muitos cépticos da nossa praça).
Sendo assim, para mim temos como grandes vencedores de 2004:
José Mourinho - apesar de não nutrir uma especial simpatia pelo seu carácter como pessoa e por muitas atitudes que tem (e não me venham dizer que ele é arrogante porque pode), tenho de concordar que é neste momento um dos melhores senão o melhor técnico do mundo. Combina inteligência táctica com o estudo perfeito dos adversários, e melhor que isso, consegue transmitir na perfeição aos seus jogadores as formas de os ultrapassar. Além disso é neste momento um dos melhores gestores de recursos humanos que deve existir a nível mundial. Vê-se hoje um jogo do Chelsea e percebe-se que a equipa festeja cada golo como se fosse um golo que decidisse o campeonato. Percebe-se igualmente qual a minha previsão para 2005: Vai ser campeão em Inglaterra e é um forte candidato a vencer a Champions League. O que quer dizer que lá para finais de Maio a malta vai ter de suportar o feitio do Mourinho pois se o ego dele neste momento já é do tamanho do mundo, imaginem se ele ganhar isto tudo este ano... :-)
Futebol Clube do Porto - ninguém poderia imaginar que um clube de dimensão quase "regional" (já estou à espera que os portistas me venham dar na cabeça) conseguiria ombrear com os grandes do futebol europeu. O clube para mim é "regional" porque apesar de uma estrutura ao nível do melhor que tem no mundo, tem um discurso que é ele próprio regional. Se o F.C. Porto quisesse ser um clube de âmbito nacional ou internacional não podia andar a continuar a comprar guerras Norte-Sul, Porto-Lisboa, algo que só diminui a grandeza dos feitos do seu clube. Dizer que a vitória do Porto nas competições europeias é uma vitória contra a maioria do país é fazer com que essa maioria não consiga realmente apreciar os seus feitos e nem sequer nutra uma simpatia especial por eles. Além disso o estilo Pinto da Costa, apesar de ser o principal obreiro do que o Porto obteve nos últimos 20 anos, já começa a estar um bocado gasto. As pessoas já começam a estar cansadas do seu estilo. Previsão para 2005: na minha opinião vão ser eliminados pelo Inter de Milão, mas são os grandes favoritos à conquista do título nacional. Se o conseguirem será muito complicado nos próximos anos o Benfica e o Sporting ombrearem com eles. É um plantel com muitos jovens com qualidade e que daqui a uns anos estarão no topo do futebol.
Scolari - não sou particular adepto do Sr. Scolari. Aliás, penso que ele nem percebe muito de futebol e que existem uns 10 treinadores portugueses, baratinhos, melhores do que ele em termos tácticos e técnicos. Só que não podemos esquecer que, mesmo perdendo a final do Euro 2004 para a Grécia, este Sr. conseguiu devolver a Portugal o patriotismo que há muito faltava. Conseguiu unir um povo por uma causa. Algo que infelizmente falta à maioria das pessoas que devia conseguir isso (os nossos políticos, claro está...). Além de tudo isto ainda conseguiu que a selecção portuguesa fizesse o que nunca conseguiu fazer: estar numa grande final de uma grande competição. Por isso tudo, merece o meu destaque.Em 2005 certamente vai conseguir assegurar a presença no Mundial da Alemanha e começará a preparar aquele que poderá ser o seu grande ano: 2006.
Deco - é sem dúvida o jogador do ano. Por mais fintas que o Ronaldinho faça ou golos que o Shevchenko ou o Henry marquem, não há dúvida que este ano o grande jogador foi Deco. É entusiasmante observar a técnica deste jogador. É de chorar por mais. Só foi pena a injustiça que lhe fizeram. No entanto, agora no Barcelona, será mais fácil repararem nele e não tenho dúvidas que no curto prazo obterá as distinções que merece.
Zerozero.pt - foi uma lufada de ar fresco na comunicação desportiva, em formato digital, que apareceu no nosso país. Não posso deixar de dar uma palavra de apreço pelo trabalho que desenvolvem e pela forma como são neste momento o site desportivo português com mais informação ao nível estatístico. Além disso, toda a parte de comentários a notícias permitem uma interacção entre os utilizadores que é muito atractiva. Parabéns!. Em 2005 continuarão certamente a crescer e a trazer-nos novidades.

Agora os negativos:
Dirigentes - já tive oportunidade de dizer isto várias vezes. É do pior que existe no nosso país. Cenas como as dos chaimites, a do champagne, etc, etc, etc, culminado no Apito Dourado, provam que esta classe de dirigentes portugueses deveria ser afastada do nosso futebol. Só dessa forma estou convencido que as pessoas começam a ir ao futebol, desde o avô até ao neto, quer sejam homens ou mulheres... Abram os olhos, por favor.
Arbitragem - piorou imenso em Portugal. Por força de muita suspeição (cada vez mais) penso que a incompetência está a atingir níveis nunca antes atingidos. Espero que em 2005 melhore consideravelmente, mas infelizmente receio que ainda piore mais... A ver vamos...

Para terminar a minha análise que já vai longa, deixo a minha equipa do ano no campeonato português: Moreira, Miguel, Ricardo Carvalho, Jorge Costa, Rossato, Costinha, Maniche, Deco, Simão, McCarthy e Liedson.

Por fim, uma palavra para todos os que nos visitam neste blog e para quem aqui escreve. Começámos há pouco mais de um mês e já conseguimos obter mais de 1.000 visitas. O nosso objectivo era consegui-lo até ao final do ano e conseguimos atingir 1.000 visitas no dia 29 de Dezembro. Conseguimos cumprir a primeira meta. O passo seguinte é fazer crescer o blog e torná-lo algo que seja o dia-a-dia de muitos leitores que gostam de futebol. Para isso pretendemos continuar a apostar na diversidade de opiniões. Por isso mesmo, apesar de não dever ser eu a fazer esta análise, penso que fomos das coisas positivas que por aqui apareceu nete ano que hoje termina. Desejo a todos os que por aqui passam e a quem aqui escreve um 2005 cheio de sucessos pessoais e profissionais e que o nosso Futebol de Ataque continue a marcar muitos golos no panorama bloguístico nacional.
Um abraço e Viva 2005!!

quinta-feira, Dezembro 30, 2004

Adeus 2004. Olá 2005!

Ao pensar no que de bom e de mau houve no futebol português, no ano que agora termina, vem-me à lembrança 5 coisas: José Mourinho, Futebol Clube do Porto, Euro 2004, arbitragem e dirigentes.
José Mourinho- Quando entrou em vigor a Lei Bosman, toda a gente pensou que as grandes conquistas europeias, iriam apenas para os clubes ricos. A Europa abriu a boca de espanto, quando em 2003, viu o FCP levantar a taça UEFA. O nome deste português, começou logo aí a ser conhecido na Europa do futebol. Mas havia mais e na época seguinte, aí estava novamente o Porto a brilhar, a conquistar a Liga dos Campeões, com um orçamento que, por certo, fez corar de vergonha os ditos grandes clubes. Um dia destes alguém me dizia com certa graça, que ele, José Mourinho, deve ter um pacto com o diabo, mas o certo é que este homem percebe muito de futebol. E esta época vai ter novamente sucesso com o Chelsea. Alguém duvida?
Futebol Clube do Porto- Campeão Europeu, Campeão de Portugal, vencedor da Taça Intercontinental. Contra factos, não há argumentos e o FCP enche de orgulho Portugal ou pelo menos devia encher. Quero aqui também criticar, certos adeptos, que vêem as vitórias do Porto como derrotas para os adeptos do Sporting e do Benfica. E dou um exemplo, Júlio Magalhães, jornalista da TVI. Leiam a coluna de opinião dele no Record e perceberão o que estou a dizer.
EURO 2004- Portugal em festa! Foi muito bonito de se ver. Foi pena " o caneco ", não ficar por cá. O momento que mais me marcou, foi o jogo contra a Inglaterra. A explosão de alegria depois do penalty do Ricardo foi indescritível. Foi engraçado, ver os detratores do Ricardo a festejar o golo por ele alcançado, ironias do destino...
Arbitagem e dirigentes- os dois males do nosso futebol. Na minha opinião os dirigentes são bem piores que os árbitros. Os presidentes dos 3 queixinhas ( Benfica, Porto e Sporting ), calam-se quando são beneficiados, mas quando são prejudicados pedem a crucifixação dos homens de negro. A minha pergunta é apenas uma: Qual dos 3 tem razão? A resposta é óbvia, nenhum.
Para terminar, aqui vai a minha escolha do 11 ideal deste ano no que diz respeito ao campeonato português: Ricardo; Paulo Ferreira, Jorge Ribeiro, Ricardo Carvalho e Jorge Costa; Costinha, Maniche e Custódio; Deco, Liedson e McCharty.
Bons ataques. Até 2005.

Balanço do ano

E para terminar o ano, vou deixar aqui um pequeno balanço, com aqueles que para mim foram as figuras pela positiva e pela negativa neste 2004 desportivo.

Jogador do ano : Deco, por tudo aquilo que ganhou, pela importancia que teve nos titulos conquistados, não tenho duvidas que é o jogador do ano, não só a nivel nacional, como a nivel internacional, mas enfim, são opniões...

Jogador revelação : Manuel Fernandes, foi uma escolha dificil entre Manuel Fernandes e Custódio, mas pela humildade que este miudo demonstrou, e pela importancia que já tem numa equipa como o Benfica, julgo que merece a distinção. E de realçar a atitude que este miudo teve, depois do tragico falecimento de Bruno Baião, ele abdicou de representar a selecção sub 21 no campeonato da Europa da categoria, para ajudar a equipa de juniores a conquistar o titulo de campeão nacional... Grande jogador, e acima de tudo, parece-me ser um grande homem!

Treinador do ano : Mourinho, sem comentários...

Treinador revelação : Carlos Brito, apesar de já ter alguns anos na super liga, teve este ano o grande ano da sua carreira, depois de ter salvo o Rio Ave da descida à uns anos com uma segunda volta espectacular, este ano foi o culminar de um percurso que já pede uma oportunidade num clube de maior dimensão!

Clube do ano : F.C. Porto, infelizmente para mim, mas contra factos não à argumentos...

Clube revelação : Vitória de Setubal, o regresso de um histórico, depois de uma grande campanha na 2.ª Liga, um início de super liga espectacular, e sem grandes estrelas...

Claque do ano : Diabos Vermelhos, não os vi envolvidos em muitos problemas, e aqueles em que se envolveram parece-me que foi mais excesso de rigor por parte das forças de segurança, e pela criatividade que demonstraram, merecem esta distinção.

Dirigente do ano : nenhum, demasiado protagonismo, falam falam falam e não fazem nada...

Arbitro do ano : nenhum, muito mau, tem mesmo de se fazer alguma coisa para melhorar o nivel das arbitragens em Portugal!

Equipa do ano : Moreira, Miguel, Ricardo Carvalho, Van der Gag, Jorge Ribeiro, Costinha, Deco, Maniche, Simão, Benny MacCarthy e Liedson

Desejo a todos um excelente 2005, tudo de bom para o novo ano que se prepara para chegar!

Abraços e bons ataques!

quarta-feira, Dezembro 29, 2004

João Manuel

João Manuel, é um dos jogadores que mais admirei até hoje.
Nasceu no Distrito de Viseu, em Moimenta da Beira para ser mais correcto, em 31 de Agosto de 1968 e fez parte do plantel do Académico de Viseu que esteve pela última vez na 1ª Divisão, na longinqua época de 88/89.
Li hoje na imprensa desportiva que se prepara para abandonar o Moreirense, uma vez que uma lesão na coluna cervical, o impede de dar o seu melhor ao clube de Moreira de Cónegos. Apesar de ter 37 anos, ele não dá por finda a sua carreira. Adorava vê-lo de regresso ao Clube Académico de Futebol.
Força João Manuel!

Nós ficamos com a equipa, eles com a taça...

Dia 30 de Junho, novamente no estadio Alvalade XXI, mas desta vez sofri bem menos, Cristiano Ronaldo marcou primeiro, e durante todo o jogo tive a sensação que com maior ou menor dificuldade Portugal iria estar presente na final...
Felizmente não me enganei, mas sofri bem mais do que estava a espera.
Maniche marca um golo que ninguém viu, o mais espectacular do Europeu por sinal, e ai é que pensei mesmo que já poderia beber a minha imperial descansado, que ninguém nos tirava da final...
Mas Jorge Andrade, pretendeu desmentir todos aqueles que diziam que Portugal tinha uma defesa de betão, intrasponivel, e acabou por introduzir a bola na propria baliza, apesar de tudo a minha confiança manteve-se, e mais confiante fiquei com a exibição magnifica que Figo estava a realizar, a final era nossa!!!!!!!!!!!
Mas quando os nervos começaram a apertar, chamei todos os nomes possiveis e imaginarios ao Fernando Couto, faz uma falta à entrada da area, perfeita para um dos melhores especialistas presentes no Euro... Já me estava a mentalizar que iria ter de sofrer o mesmo que sofri com a Inglaterra, mas a bola não entra!!!!! A final era mesmo nossa!!!!!!!
Os Holandeses não ficaram nada atras dos Ingleses, e demonstraram um fair play enorme, até parecia que tinham ganho o jogo...
A mesma multidão voltou a invadir as ruas de Lisboa, a mesma alegria, a mesma festa voltou a contagiar as ruas da capital, e naquela noite acabei por conseguir alguns convites para visitar a Holanda :)
No dia 4 de Julho a festa terminava, sinceramente, era maior a tristeza por ser o último dia de festa, do que a alegria por ver Portugal na final...
Ao contrario da meia final contra a Holanda, não estava tão confiante, sentia o povo demasiado confiante para esta final, e isso não costuma ser bom sinal...
Mas orgulhei-me de ver aquela selecção jogar, orgulhei-me de ver a forma como Miguel encarou o jogo, a forma como se recusou atirar para o chão, para poder ser assistido, a forma como os jogadores procuraram o golo, notou-se que estavam a sentir a camisola, inclusivé o próprio Deco, que sofreu tal e qual como os outros com esta derrota...
Acabou por ser a maior desilusão desportiva de toda a minha vida, mas ficou a esperança de que 2 anos mais tarde esta mesma selecção consiga provar ao mundo que não estava ali por acaso, coisa que duvido que a Grecia consiga fazer...
Foi como disse um amigo meu, eles ficaram com a taça, mas nós temos a equipa! Terei muito mais prazer em ver a selecção Portuguesa jogar, do que um Grego terá em ver a sua selecção, e isso a mim serve-me de consolo!

Que o espirito do Euro continue em Portugal durante muitos e longos anos!!!!!!!!!

Abraços e bons ataques!!



segunda-feira, Dezembro 27, 2004

Até à Inglaterra...

Dia 20 de Junho, Lisboa, estádio Alvalade XXI, aproximadamente 21h numa noite quente de verão, Luis Figo deixa a bola em Nuno Gomes, e este à meia volta remata para o fundo das redes dos arrogantes Nuestros Hermanos. De seguida foi talvez a meia hora mais sufocante que vivi até à altura, uma bola no poste da baliza de Ricardo quase me matava...
Pode-se dizer que aqui começou o sonho, aqui começou a festa, aqui me senti orgulhoso de ser Português!!
Por momentos quase me esquecia do exame que teria 2 dias depois na universidade, foi uma noite longa, mal sabia eu que seria apenas a primeira...
4 dias depois, no outro lado da segunda circular, eram 19:50 e já os Ingleses ganhavam por 1-0, seguiu-se hora e meia de sofrimento, até que o renascido das cinzas, Helder Postiga, levanta todo o país, como se de uma mola se tratasse, para festejar o tão desejado empate em que já poucos acreditavam... Vamos a prolongamento, e já na segunda parte do prolongamento, Rui Costa tras-me as lágrimas aos olhos, foi épico, ganhar desta forma era quase perfeito, e quase perfeito porquê??? Porque perfeito foi o que veio a seguir...
Quando já nem dava para ouvir os comentários do Paulo Catarro, de repente tudo se calou, Frank Lampard silenciou um país inteiro, a terrivel lotaria das grandes penalidades era cada vez mais uma realidade...
E foi mesmo, obrigaram-nos a passar por aquele sofrimento, mas compensou, e de que maneira! Aquele penalty do Postiga deve ter impressionado até o mais frio dos Portugueses, aquela defesa do Ricardo sem luvas foi para nunca mais esquecer, e depois, foi talvez o momento desportivo mais feliz da minha vida, quando vejo Ricardo partir para a bola, aquelese segundos entre a corrida e o remate, deixaram qualquer um sem respiração, mas depois de ver as redes abanar, foram abraços, foram saltos, foram berros, foram banhos de cerveja, foi único, enfim, foi perfeito!
De seguida, em plena Avenida da Liberdade, de cerveja em cerveja, de abraço em abraço, de foto em foto, foi o pico do delirio!
O fair play dos Ingleses foi notavel, na longa caminhada que fiz, desde o Rossio até ao Marquês de Pombal (normalmente são uns 10/15m a pé, desta vez foi mais ou menos umas 4h...) comi camarão, bebi cerveja, troquei cachecóis, troquei bandeiras, troquei camisolas, com Ingleses, Polacos, Croatas, Franceses, Gregos, etc, etc...
Foi uma realidade que confesso, não conhecia, nunca tinha vivido uma festa do futebol daquela forma, com tanto fair play e com tanta alegria!! Será que se os Portugueses perdessem teriamos tratado os Ingleses tão bem como eles (pelo menos a maioria) nos tratou a nós???
Não sei, fica a pergunta no ar...

Esta é a primeira parte de um pequeno relato de como eu vivi a festa que foi o Euro 2004, não quero aqui fazer juizos de valor sobre a prestação dos jogadores ou dos treinadores, apenas quero transmitir a forma como eu vivi o Euro 2004.

Abraços e bons ataques

domingo, Dezembro 26, 2004

Memorias futebolisticas II - Estrela Amadora

Nesta segunda versao do memorias sobre as minhas primeiras epocas de ir ver futebol, no caso, do meu clube de sempre, o Estrela Amadora, vou falar da temporada seguinte aquela q falei da ultima vez, ou seja, vou falar da epoca 1986/1987.

Convem nesta altura lembrar uma das equipa mais estranhas do futebol portugues, pela simples razao de que é um historico do futebol portugues e tem sempre uma excelente equipa de futebol todos os anos. Esta equipa nao tem um unico ano q se diga, no inicio do campeonato, q é candidata a descida, e o mais provavel é dizer q sao candidatos a um bom lugar ou espreitar a Uefa. Mesmo assim nao evita surpreender-nos com a descida varias e varia vezes, por mais incrivel q isso possa parecer. Para quem nao descortinou ainda, falo obviamente, do Vitoria Setubal.

Depois do 3º Lugar da epoca passada, a epoca de 86/87 estava como q talhada para a subida do Estrela Amadora, se nao fosse um pequeno promenor e q acima referi, ou seja, o Vitoria esse ano ia disputar a 2ª Divisao Zona Sul.

Como era de prever o Vitoria ganhou a 2ª Divisao "com uma perna as costas". Pra variar tinha uma super-equipa e gosta de vir á 2ª Divisao, volta e meia, talvez pq gostem de humilhar os adversarios secundarios (humilhar no bom sentido claro, com o seu excelente futebol) ou pq nao gostam de estar muito tempo sem ganhar titulos e como isso na 1ª Divisao é praticamente impossivel, fazem-no na 2ª Divisao.

A 1ª enchente de sempre do Estadio J. Pimenta registou-se precisamente no jogo contra a super-equipa. Estava tanta gente q se alguem atirasse um alfinete ele de certeza absoluta q acertaria numa pessoa.
Resultado final 1-1.
Qlq resultado na altura contra o Vitoria e q passasse por pontuar, mesmo em casa, era um excelente resultado, fosse essa equipa Estrela ou Cova da Piedade.
A epoca em si correu sem muitos sobressaltos, acabando o Estrela no 2º lugar, como previsto, tendo jogado a Liguilha de acesso à 1ª Divisao.
La fomos nos disputa-la, tipo premio de consolaçao, mas aquilo nem foi disputado nem nada, aquilo chamou-se fazer figura de corpo presente, tal a luta q demos.
Os outros adversarios eram: Da 1ª Divisao - Rio Ave; Da 2ª DIvisao Zona Norte - Penafiel; Da 2ª DIvisao Zona Centro - Feirense.
Fizemos uma brilhante figura conseguindo ficar em ultimo lugar.
Dos resultados dos jogos em casa temos 0-2 Rio Ave; 1-2 Penafiel (estivemos a ganhar 1-0); e 3-0 Feirense. Sim apesar de tudo conseguimos uma vitoria nesta liguilha. Os resultados fora nem vale a pena lembrar, basta ver pelos de casa.
Apurado directamente foi o Rio Ave (manteve-se na 1ª Divisao), mas como houve qlq imbroglio na 1ª Divisao (pra variar), esse ano resolveram alarga-la para 20 clubes e o Penafiel 2º classificado, foi repescado, subindo tambem.

E assim acabou a epoca de 1986/1987.

sexta-feira, Dezembro 24, 2004

Feliz Natal

Estive à conversa hoje com um alemão aqui em Estugarda que me fez recordar o fantástico mês de Junho em Portugal, em que milhares de adeptos das várias selecções de futebol fizeram em Portugal uma festa fantástica que ultrapassou a génese do próprio futebol. Só é pena esse espírito não ter conseguido perdurar para o futuro no futebol português. Só é pena que seja preciso que povos estrangeiros nos visitam e nos façam ver que o futebol deve ser uma festa, quer se ganhe, ou quer se perca. Por isso, ao escrever estas palavras, eu sinto-me um vitorioso. Porque antes do mais, quer este blog tenha muitas ou poucas visitas, todos nós fazemos aqui uma coisa da qual gostamos muito: falamos sobre futebol.
Para todos os meus colegas que aqui escrevem e para todos vós que aqui aparecem a ler as nossas opiniões, um Feliz Natal, cheio de Paz e Saúde, Alegria e muitas prendinhas no sapatinho!!...

O "nosso" Futebol - O "nosso" Blog

Ainda acerca do nosso futebolzinho portugues.
É inacreditavel q cheguemos a um interregno e nem metade do campeonato esteja concluido, chama-se a isto desorganizaçao (tipica do nosso país).
Os outros campeonatos qd sao interrompidos teem sempre metade do campeonato realizado, aqui ainda faltam duas jornadas para o fim da 1ª volta.
O tempo de interregno tb é deveras estranho, Desde o dia 19 de Dezembro ate ao dia 9 de Janeiro num total de 21 dias ou seja 3 semanas, e pergunto eu pq? O pq desta pausa? O pq de uma pausa tao longa? Inverno rigoroso? Natal? Natal é um dia so. Passagem de ano? Tb é so um dia. So copiamos as coisas erradas. Pq nao copiar toda a ideia do campeonato ingles? Jogos no dia 26 Dezembro e dia 1 Janeiro. Jogadores transferidos de equipa para equipa a custo zero (as chamadas free-transfer), para q ter jogadores chateados ou encostados no plantel? E acima de tudo acabar com as nojentas bolas Roteiro q foram a maior "banhada" q surgiu a nivel futebolistico (em Inglaterra tb nao as utilizam, pq sera?). Enfim...

Bom agora um aparte aos meus colegas bloguistas.
É com grande prazer q faço parte desta equipa e da qual tive o prazer de participar desde o inicio, so nao tendo sido o mentor obviamente.
Agrada-me saber q as pessoas q achei q dariam bons bloguistas se encontram entre nos.
Tive pena de ver partir um nosso colega, mas é assim em tudo na vida.
Desejo tudo de bom para voces e aos vossos clubes... desde q nao interfiram com o meu, obviamente:)))
Nao se esqueçam q o futebol nao é so Superliga e equipas "grandes" e eu farei os possiveis para q nao o esqueçam :) , pq eu nao esqueço... Estrela Amadora sempre...

Época natalicia

Estamos numa época bonita,numa época que deveria ser de paz e harmonia para todos, mas infelizmente isso não acontece.
Estas duas semanas que se avisinham o futebol pára, para descanço dos jogadores e para que melhor se aproveite esta quadra, mas é sempre uma boa ideia reflectir sobre os acontecimentos desportivos que tem vindo a acontecer no nosso pais.
É pena que num país tão pequenino como o nosso exista tanta mediocridade de valores, que fazem com que noticias de corrupção saiam cá para fora num ápice.
Cada vez mais assistimos á luta do mais forte contra o mais fraco,assistimos á luta do mais poderoso,com roubos e corrupção de vários géneros.
Será que não é possível criar um meio mais limpido onde se possa apreciar este desporto sem que cada dia que passa não saia uma noticia que nos envergonha a cada momento, sim porque não são só os adpetos dos clubes visados que se devem sentir envergonhados mas sim todos nós,pois tratam-se de pessoas que não tem o minimo respeito pelo nosso país.
O significado desta época deveria ser para alguns de reconciliação consigo próprios e não de mentiras,e não falo só dos dirigentes clubisticos,mas também dos adeptos que cada vez mais se respeitam menos e por isso cada vez mais é impossivel assistir a um bom jogo sem que haja pancadaria ou agressões verbais e faltas de respeito de elementos de clubes diferentes, agora pergunto-me eu onde leva tudo isto?
A que as pessoas deixem de asssitir a futebol, pois talvez este ainda fosse o único escape para os grandes males do mundo que vemos na tv,mas até este desporto já esta corrompido pela sujidade de algumas pessoas.
Temos de aprender a respeitar-nos, para podermos ser pessoas sociaveis,que conseguem viver em comunidade, temos de conseguir que este pais saia da tristeza em que anda, devido ao mau funcionamento de quem está no topo,inclusivé de dirigentes desportivos, tentar fazer jogo limpo e conseguir aproveitar o que de melhor á em qualquer desporto: O PRAZER DE APOIAR A NOSSA EQUIPA.
Éra bom que se aproveitasse esta quadra para dirigentes e adeptos,politicos e povo pensarem um bocadinho e reflectirem que o pais não anda para a frente,porque algumas pessoas não deixam…..
Sem mais nada a dizer, vou estar afastada do blog nas proximas semanas só regressando a 10 de Janeiro,até lá desejo um Santo Natal a todos e um excelente Ano Novo!

quinta-feira, Dezembro 23, 2004

2ª Liga Honra

Domingo, dia de futebol e dia de embate entre os lideres da Liga de Honra.
Tempo cinzento para um jogo q prometia muito á partida e nao defraudou ninguem.

Devemos ter batido um record de assistencia, estavam prai mais 10 pessoas do q o normal, para um estadio q leva 20000, o normal e é considerada uma boa casa qd estao 500 pessoas, acho q deviamos ir pro guiness, como a equipa q mais acima joga, em termos de ligas de futebol e que menos adeptos tem em relaçao ao numero de habitantes da cidade.

Primeiro ataque do jogo, para o Paços de Ferreira, lançamento em profundidade pela direita do ataque, cruzamento, remate de 1ª do Djalma, o defesa tenta o corte de cabeça e ainda toca na bola, mas esta levava "fogo" e golo. Excelente, mal nos tinhamos sentado e ja estamos a ver um golo contra.
Continua o jogo bola a meio campo, segundo ataque da partida, no minuto seguinte, (para o Paços de Ferreira novamente), lançamento em profundidade pela direita do ataque, cruzamento (onde é q eu ja vi isto, parece dejà vu, ate o jogador q foi lançado foi o mesmo) novamente para a entrada da area e aparece outro jogador do Paços (por acaso tb era negro mas nao era o Djalma desta vez) remate de 1ª golo ao angulo superior direito (excelentes golos, os dois).

A direita em força, mas nao, nao era o Governo PSD/PP mas sim o ataque do Paços.

A partir dai os visitantes meteram ferias e acreditem ou nao so tinham passado 10 minutos de jogo.
Aos 15 min, substituiçao no Estrela, entra Bruno Mauro, sai Hugo Luz.
Ataques atabalhoados do Estrela ate final da 1ª parte, entre uma ou outra jogada um remate de Romulo ao poste e no ultimo minuto livre directo para o Quim Berto marcar superiormente ao canto superior direito, com a bola ainda a bater na barra e entrar mesmo no cantinho.

A segunda parte foi o melhor periodo de jogo deste epoca por parte do Estrela Amadora, nunca tinha visto um massacre tao grande em poder futebolistico, o q dantes era atabalhoado agora era muito bem feito so pecando e nao por muito a finalizaçao. Tenho ideia q o Paços so fez um ataque na segunda parte e mesmo a acabar o jogo.
A bola nem chegava proximo da area do Estrela, sucediam-se os cantos a favor do Estrela, pela esquerda, pela direita, so faltava mesmo nao serem tao sofregos e ir so um jogador a bola, perdiam-se pq queriam dois ou tres jogadores ao mesmo tempo marcar golo.
Numa destas "centenas" de cantos houve um q directo foi á barra, adivinhava-se o empate, q surgiu passados 10 minutos num cruzamento de Rui Borges para a pequena area onde aparece Bruno Mauro, com a barriga a introduzir a bola na baliza, aproveitou e entrou ele tb pela baliza a dentro tal era a ansia de marcar o golo parecia q levava a bola colada a camisola, so pararam os dois (ele e a bola) la dentro.
Depois o habitual descer de ritmo, ate pq as pernas ja nao davam pra muito mais, uma vez q tiveram de recuperar de uma desvantagem de 2 golos desde os 10 minutos de jogo. Mesmo assim continuaram a dominar a partida qs ate ao fim, altura em q o Paços decidiu q podia ir la a frente ja sem tanto medo dos ataques Estrelistas, pq as pernas ja nao eram muitas.
Resultou um canto q ia dando golo injustamente.
Era obra fazer 3 ataques perigosos num jogo e marcar 3 golos, mas estava la aquele excelente guarda-redes, q tem nome de ex-empresario de jogadores, José VEIGA, a defender inacreditavelmente uma bola com selo de golo, e q continuo a dizer q é o melhor ou um dos melhores guarda-redes a actuar em Portugal.

Resultado final 2-2 num verdadeiro jogo de lideres de divisao.

Nao ha duvida q estas sao as melhores equipas da Liga de Honra e q o campeao será uma delas.

Em relaçao ao resto da jornada, todas as equipas q jogaram em casa ganharam (menos o Estrela, caramba).
O Chaves la ganhou o 1º jogo em casa e segundo me disseram parecia q tinham ganho uma final qlq, houve choros e abraços no final da partida!!!
O Alverca continua a descer (ja nao pode descer mais, so pro ano, na 2ª Divisao B), este jogo era extremamente dificil, iam jogar em casa do 16º classificado, e conseguiram mais um excelente resultado, conseguiram perder so por 3-0. Acho q começam a dar-me razao qd eu no inicio da epoca previ a descida do Alverca.
Outra curiosidade é o facto de nestas duas ultimas jornadas nao houve uma unica vitoria fora!!!

Na jornada seguinte ja em Janeiro teremos um jogo entre o 1º e o 3º classificados e o Estrela a ir aos Açores jogar conra um Santa Clara em franca ascensao.
Destaque ainda pro Ovarense-Maia nos lugares cimeiros e por outro lado em jogo de aflitos, Sp. Espinho-Chaves.

quarta-feira, Dezembro 22, 2004

Record

Sou leitor do Record desde que comecei a ter dinheiro no bolso para o poder comprar.
No dia seguinte à vitória do Porto na Taça Intercontinental, fiquei indignado com a capa do referido jornal, uma vez que, davam maior destaque à derrota do Benfica em Belém do que à épica vitória do F.C.Porto.
Na revista Record Dez do passado Sábado, João Marcelino, antigo director do Record, numa coluna de opinião veio criticar a capa que eu referi atrás e questionava ele o porquê de valorizar mais a derrota do Benfica em relação à vitória do Porto. Ele não entendia e eu também não entendo.
No Record de hoje o actual director, Alexandre Pais, vem tentar justificar o injustificável. Relembra ele uma capa de 30 de Maio de 1989, dia seguinte à vitória do Belenenses sobre o Benfica na Taça de Portugal, era na altura, João Marcelino ,Chefe de Redacção Adjunto do jornal. Nessa capa Record dava grande destaque à vontade de Mozer se transferir para o Marselha, enquanto que a vitória do Belenenses era praticamente esquecida. Agora pergunto eu: Passaram praticamente 16 anos, não deviam as mentalidades ter evoluído?
Continuando no Record, também hoje, o colunista Júlio Magalhães, Jornalista da TVI, vem se queixar da pouca atenção dada pelos Média ao seu FCP. Ele como Jornalista também não terá culpas no cartório?
Para terminar, dar os parabéns ao Oliveira do Hospital, pela eliminação do Moreirense. Vem provar que na 2ª B também se sabe jogar à bola.
Bons ataques!

Indignação e Vergonha

“A equipa “ Clube Futebol Benfica” mais conhecido por FóFó foi impedida de participar com equipas femininas em competições organizadas pela FPF,durante dois anos porque não inscreveu as suas atletas a tempo,tendo-se esqueçido de dar os nomes do clube que na época passada foi vice-campeão.”
Este é um excerto de uma reportagem que li sobre futebol feminino no qual me indignei profundamente,como pode uma coisa destas acontecer?
O mais grave é que foi uma senhora, dita directora destacada para essa área que deveria ter contactado as jogadoras e inscrito os seus nomes na liga,mas simplesmente se esqueçeu pois tava de férias e depois alegou saturação e bateu com a porta.
Agora pergunto eu, saturação de que?Se este clube até éra bem visto a nível nacional, no seio das equipas femininas e tinha conseguido ser vice-campeão?Se éra dos poucos que até tinha alguns apoios a nivel monetário e desportivo?
Sinceramente não sei o que é pior se são os patrocinios que deveriam existir e não existem para algumas equipas ,se são as pessoas envoltas nesta modalidade que em vez de ajudarem ainda afundam mais o futebol feminino e fazem com que ninguem leve a serio as mulheres que jogam,pois não ter motivação nem apoios faz com que as prestações em campo não sejam boas.
Cada vez mais fico envergonhada com a tristeza e o descrédito com que esta modalidade é conduzida e faz-me pensar que se calhar cada vez existem menos apoiantes desta modalidade porque pessoas como eu que barafustam e mostram opinião são meras marionetas que descarregam ideias e por isso desistem, pois chegam á conclusão que não vale a pena continuar a opinar sobre esta modalidade se cada vez mais quem pode brinca com o futebol feminino como se um jogo de barbies fosse.
Sinceramente espero não cair na ideia de descrédito pois começar a desacreditar de uma ideia é meio passo andando para nunca mais voltar a manifestar opinião e infelizmente neste pais onde só os que realemente interessam é que tem apoios acho que não vale muito a pena continuar a gastar energias a escrever sobre algo que sempre defendi e que cada dia que passa mais vejo cair no esqueçimento: Futebol Feminino.
Boa Semana a todos

Futebol de 2004/2005

Acho q nunca vi futebol tao mau, em todos os sentidos, como esta epoca.
Sao jogos atras de jogos marcados pelo mau futebol praticado, pelos grandes e pelas pessimas arbitragens dos jogos no geral, nem a Taça de Portugal escapa.
Tem-se assistido a um despauterio dos jogadores das equipas grandes q ja n sentem a camisola nos jogos. Simula-se cartoes pra nao jogar, outros dizem q nao sabiam q ficavam de fora no jogo seguinte, simulam-se lesoes, simulam-se faltas, simulam-se agressoes, etc, etc. ou seja, parece-me q entramos na era do futebol simulado.

Raro é o jogador q sente a camisola, e por isso as equipas grandes estao a jogar como estao, mas neste ponto convem destacar alguns jogadores q merecem sem duvida q se lhes tire o chapeu, por serem grandes profissionais, uma vez q sendo desde pequenos de clubes rivais, sao neste momento os melhores jogadores dos clubes onde estao.
Temos entao no Benfica o Simao, q cresceu no Sporting e q neste momento é a maior vedeta do rival Benfica, alem de melhor jogador é o melhor marcador e capitao. E ainda o Maniche q como a propria alcunha o diz, é "do Benfica desde pequenino" e é o melhor jogador do FCPorto, jogando lesionado varias jornadas inclusivé.

Mas continuando a diatribe ao futebol desta epoca, digam-me, alguem viu ou tem visto erros tao clamorosos de arbitragem como esta epoca? E nao é so nos jogos grandes, apesar de serem os mais mediaticos.E pelo q me parece nem sao erros propositados, sao mesmo erros pq os arbitros nao sabem mais ou se esqueceram das regras basicas.
Assim temos q grandes e graves erros teem prejudicado de maneira escandalosa e nao de maneira normal como acontecia noutras epocas.Nao ha uma jornada em q nao tenha havido pelo menos um jogo com um erro, ou mais, muito grave.So para comentar alguns jogos temos que: Sp.Braga-FC Porto, Benfica-FCPorto, Boavista-Penafiel, Sporting-Sp.Braga, FCPorto-Belenenses, V.Guimaraes-Sporting, Benfica-Estoril, etc, etc e o q dizer do V.Setubal-U.Leiria onde se jogou e se marcou um golo com duas bolas nitidamente dentro do campo? V.Guimaraes-FCPorto pra taça ou Benfica-V.Setubal onde houve entradas "assassinas", com grave, gravissimo risco dos jogadores q sofreram as entradas ficarem lesionados, nao so pro futebol como para a vida, (Costinha e Nuno Gomes), e nem sequer um cartao amarelo foi mostrado?

Acho q se tem de rever a arbitragem no sentido de nao poder ser dono e senhor de um jogo, ou seja, é absurdo ou nao o q vou dizer, uma vez q o q aconteceu no V.Setubal-U.Leiria é de arrepiar e ja estao a dizer q nao se pode recorrer!!!
Entao temos a seguinte situaçao: Se alguem atirar a bola para fora, ate pode ser pra bancada e pela linha lateral, mas se o arbitro lhe der na cabeça e disser q é golo entao é golo, pq o q prevalece é a decisao do arbitro, sempre. So estou á espera q chegue esse dia em q a bola saia e o arbitro diga q é golo, ai vamos-nos rir muito mais do q agora, acreditem.

Ontem assistiu-se a mais uma vergonha no Estadio da Luz, é inacreditavel q 11 jogadores do Benfica nao ganhem a 11 jogadores da ADOliveirense da III Divisao Nacional, equivalente á 4ª, uma vez q temos, Superliga - 1ª Divisao, 2ª Liga - 2ª Divisao, 2ª Divisao B - 3ª Divisao e 3ª Divisao q será a 4ª Divisao. So de penalty e mesmo assim ao 3º penalty é q marcaram um golo (nao esta em causa se foi penalty ou nao, pq os jornais ate dizem q sim) mas q é ridiculo disso nao haja duvida. Mais ridiculo foi ter de ir a prolongamento e nao contentes com isso quem marcou o segundo golo foi a propria Oliveirense na propria baliza, onde se diz q nem entrou... Enfim...

Quaresma quis ir de ferias mais cedo, ao simular um cartao e foi de ferias pro FCPorto B, o Liedson disse q nao sabia q ficava de fora no proximo jogo e agora com isso conseguiu um dia a mais de ferias, estava marcado o regresso para dia 28 e agora so vem dia 29!!! Mas o q é isto? Isto é uma vergonha.
Vejamos o Chelsea e José Mourinho, q joga no dia 26 e ja disse aos seus jogadores q irao treinar no dia 24 e no dia 25.
Aqui para alem de terem o fim de semana de natal completamente disponivel querem ir o mais cedo possivel e vir o mais tarde possivel tambem.
Acho q algo tem de mudar nestas equipas grandes e urgentemente, so nao ve quem nao quer, falo obviamente dos dirigentes.

segunda-feira, Dezembro 20, 2004

Clube Académico de Futebol

É para mim um grande prazer participar neste Blog e poder demonstrar todo o amor que tenho pela cidade que me viu nascer, Viseu, e pelo clube mais representativo da Beira Alta, o Clube Académico de Futebol ( Ac. Viseu ).
Estive este fim-de-semana no Parque Desportivo de Sant'Ana em Penalva do Castelo a assistir ao Académico contra a equipa local num jogo com sabor especial, uma vez que são ambas, equipas da A.F.Viseu. Regressei com a nítida impressão que o Académico a jogar assim não conseguirá subir de divisão, já que jogou muito pouco para quem se assume como candidato à subida, vi jogadores em muito má forma.
Na 1ª parte, o Académico apenas conseguiu uma opurtunidade de golo e Cajú na cara do guarda-redes... escorregou. O Penalva recheado de ex jogadores do Académico ia levando a água ao seu moínho.
Na 2ª parte, a equipa de Rui Bento entrou com mais velocidade ( pouca, mas...) e a superior capacidade técnica dos viseenses veio ao de cima, acabando por fazer o 1 a 0 num excelente golpe de cabeça de Cajú. O Penalva encheu-se de brio e veio para cima dos academistas mas sempre sem muito perigo. No entanto Rui Bento fez uma substituição que na minha opinião foi decisiva, tirou o apagadíssimo Jairson e meteu o Chicabala ( porque o deixaste, Rui Bento?) e o Académico passou a ter um jogador que incomodava realmente a defesa penalvense. Já perto do fim acabou mesmo por ser o Chicabala já perto do fim a fazer o 2 a 0 num excelente golo.
Continuamos a 8 pontos do 1º lugar. As boas notícias acabaram por ser os empates do Sp. Covilhã, com o golo do empate a surgir no último minuto, e também o empate do Fátima em casa com o Pombal.
É de salientar pela positiva em o facto do estádio do Penalva estar cheio, é verdade que é pequeno mas, tinha mais gente que o Estoril-Nacional da Madeira, jogo que presenciei ao vivo. Pela negativa, salienta-se a claque do meu clube, que com LATAS DE CERVEJA NA MÃO, insultavam os adeptos adversários. Ainda bem que estes não reagiram já que os elementos da GNR, os fardados pelo menos, estavam todos do lado de lá da rede.
Saudações academistas.

Futsal Feminino

Para quem nao sabe, nao ha um campeonato nacional feminino de futsal, por isso as equipas que existem estao divididas em regioes.
Neste ponto aconselho a verificarem no "cantinho do futsal" (ha um link aqui no blog), a carreira de femininos do SL Benfica na 1ª Divisao de Lisboa.
Como resultados desta epoca: 13-3 Livramento (fora), 7-0 Chasa (casa), 18-1 AMSAC (fora), 35-0 Fundaçao CEBI (casa), 20-0 Vinhais (casa), 9-3 Quinta Lombos (fora), 7-0 Real (casa), 8-2 Benfica de Tires (fora), 25-0 Nova Morada (casa).
Entao temos que em 9 jogos, 9 vitorias, 142 golos marcados e apenas 9 golos sofridos. Medias de 15,7 golos marcados, por jogo e de 1 sofrido, por jogo tb. Interessante... ainda pra mais se pensarmos que é da 1ª Divisao que falamos.

domingo, Dezembro 19, 2004

Corrida ao Primeiro Lugar

Amanhã Segunda Feira o Sporting vai defrontar o Vitória de Guimarães para tentar assim continuar a perseguir o 1º lugar da tabela.
Esta semana a equipa conta com todo o plantel disponivél, coisa que já não acontecia á algumas semanas, com Carlos Martins e Custódio a voltarem de uma lesão e castigo respectivamente.
A Equipa mostra-se confiante, não só pelos bons resultados obtidos até agora, como a vantagem de se ter todo o plantel disponível dá mais animo para que as coisas corram bem.
José Peseiro mostra-se confiante na viagem á cidade de Guimarães e deverá apostar num onze bastante ofensivo, com vontade de ganhar, marcar muitos golos, e trazer a vitória para casa.
Claro que não nos podemos esqueçer que confiança excessiva não é de certa forma um dado garantido da vitória, até porque já assistimos a grandes desastres leoninos, devido ao referido excesso de confiança, mas temos como animo o facto de há cinco épocas não perdemos em casa do Vitória, o que dá moral para continuar com esta tradição!
Mesmo assim há que salientar, este Sporting está a começar a criar uma linha de orientação que o tem permitdo manter-se na perseguição ao titulo, e apesar de eu continuar a achar que José Peseiro não é treinador para esta equipa e que nos faltam jogadores chave em alguns pontos do terreno, temos de confiar no trabalho deste senhor e esperar que o nosso Sporting continue com exibições proveitosas.
Assim sendo o onze mais provável para amanha a noite será: Ricardo;Rogério;Enakarhire Polga;Rui Jorge;Custódio; Carlos Martins; Rochemback;Hugo Viana; Liedson; Douala.
Acredito que esta semana José Peseiro com todo o plantel disponivél queira regressar á linha de jogo que mais conseguiu trazer bons resultados, com quatro defesas, meio campo com Custódio,Rochemback e Hugo Viana a darem mais força fisica e bom controlo de bola,e por fim a dupla de avançados Liedson e Doula.
Espero sinceramente que a minha equipa vença o desafio de amanhã, não só porque desejo que continuem na perseguição ao titulo,como estamos numa época natalicia e nada melhor que ir de natal com uma prendinha no sapatinho de mais uma vitória:-)
Boa Semana a todos e um Santo Natal.

sábado, Dezembro 18, 2004

Memorias futebolisticas I - Estrela Amadora

Vou começar um memorias das minhas primeiras epocas de ir ver jogos no Estadio do Estrela da Amadora, na altura pelado e que se chamava Estadio J.(jota) Pimenta, o grande construtor da Reboleira dos primordios da cidade da Amadora.

Para quem nao conhecia ou nao conhece o futebol da altura, o campeonato nacional portugues estava dividido em 1ª Divisao Nacional, 2ª Divisao Zona Norte, 2ª Divisao Zona Centro e 2ª Divisao Zona Sul, 3ª Divisao com 6 series ( A, B, C, D, E e F).
Nao havia a 2ª Liga de Honra, ainda, nem a 3ª Divisao Serie Açores.
Nao havia tambem a Liga de Clubes e todos os campeonatos nacionais eram realizados pela Federaçao Portuguesa de Futebol.

Epoca 1985/1986 (tinha 10 anos).

2ª Divisao Zona Sul

Estadio Jota Pimenta (pelado) :)

O ultimo jogo q me lembro de ter visto no pelado.

Recebemos o lider da divisao da altura o Montijo.

Resultado final Estrela Amadora 3-0 Montijo, a consequencia desse jogo foi a subida ao 1º lugar do Sp. Farense e nao mais de lá sair tendo subido de divisao no final.

Dessa epoca lembro-me ainda do ultimo jogo em q se definia a 2ª e 3ª posiçoes.

Aqui convem relembrar mais algumas questoes referentes á maneira como estavam organizados os campeonatos nacionais na altura.
Dantes existia uma Liguilha no final da epoca q decidia a passagem ou manutençao de uma equipa na 1ª Divisao Nacional, ou seja, os campeonatos estavam divididos em divisoes de 16 equipas (todos eles) mas o da 1ª tinha a particularidade de ter uma liguilha (como ainda acontece na actual 2ª Divisao B mas noutros moldes).
Entao tinhamos q desciam directamente o 14º, 15º e 16º classificados subindo, tambem directamente, os 3 vencedores de cada zona da 2ª Divisao, o 13º classificado da 1ª Divisao ia disputar uma Liguilha com os 2ºs classificados dessas zonas. Era um torneio a 4, com jogos entre todos em duas voltas (casa e fora) e so o vencedor tinha acesso á 1ª Divisao no ano seguinte.

Esse ultimo jogo foi em casa com o Uniao da Madeira. Resultado 0-0, em que o guarda-redes do Uniao era o Melo ex-Sporting e futuro guarda-redes do Estrela. Consequencias desse resultado Uniao 2º e Estrela 3º.Resta o consolo de que o Uniao tb nao fez grande figura na Liguilha, ou seja, nao conseguiu subir.
Assim se acabou a epoca de 1985/1986 na 2ª Divisao Zona Sul.

sexta-feira, Dezembro 17, 2004

Fim de semana prolongado

Começou cedo a jornada para as equipas que ainda participam nas competições da UEFA. O sporting, que ontem foi empatar a Newcastle ficou em terceiro do grupo, o que me parece que foi uma mais valia, ou seja, ao ficar em terceiro lugar do grupo ficou habilitado a que lhe saísse uma equipa que tivesse ficado em primeiro lugar desta fase, esquivando-se assim às equipas que transitaram da liga dos campeões. Não percebo bem a lógica, pois parece-me que o benfica ao classificar-se em 2º lugar ficou com a tarefa mais dificultada. Depois do sorteio realizado hoje de manhã continuo a pensar de igual forma, pois mesmo não tendo acompanhado as exibições do Feyenord, parece-me que será uma equipa mais acessível para o sporting do que o CSKA de Moscovo para o benfica. Não sería assim, do meu ponto de vista, se tivesse calhado em sorteio o atlético de bilbau ou o estugarda. Vão precisar de jogar bem e com bastante cautela, pois parece-me que a eliminatória está longe de estar ultrapassada. Quanto ao FCP e ao seu adversário, este é um de respeito, que passou em 1º lugar do seu grupo tendo mesmo num dos jogos conseguido uma vitória surpreendente com o Valência, por 5 golos e em Espanha. No campeonato italiano segue em 5º lugar, fruto de 12 empates e 4 vitórias, penso que não fujo muito à verdade sem ter a certeza destes dados. Relativamente a este confronto, não sei se é inédito ou não, mas penso que não o sendo, é preciso recorrer à história, pois não estou lembrado de nos últimos anos ter havido jogos entre as duas equipas. Se olharmos para o plantel do Inter, ficámos com a noção de que a eliminatória está perdida à partida por parte do FCP, mas o sucesso dos últimos anos assim não o tem ditado. Acho que tería sido melhor o FCP jogar o primeiro jogo fora de casa, mas o sorteio já estava definido à partida e só sería bom o contrário, se fosse jogar com uma equipa de menor valia, se é que havia essa possibilidade. Resta-me salientar os jogos ditados pelo sorteio, e que são imperdíveis. Começando por um Bayern Munique - Arsenal, passando pelo Real Madrid - Juventos e Manchester United - AC Milan e acabando no curiosíssimo Barcelona-Chelsea, que oporá Mourinho à equipa que ele preferia à partida para o sorteio, por gostar dela e por ter trabalhado lá, mas também pelo confronto de Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira e do próprio Mourinho com Deco, ex-companheiro e ex-vedêta dos anteriores, respectivamente. Mourinho é talhado para isto, desejou uma equipa e, por ironia do destino, calhou-lhe a equipa, que será o 2º confronto com ex-equipas e que de certeza ele terá toda a motivação do mundo para ganhar esse jogo, assim como aconteceu em casa contra o FCP na fase de grupos.
Resta-me desejar boa sorte a todas as equipas, faltando ainda muito tempo para os jogos.
Falando agora da superliga, esta começa hoje com o FCP-Moreirense, que espero que o FCP vença na apresentação aos sócios das taças conquistadas por bandas do Oriente, e acaba curiosamente com o Marítimo-FCP em atraso. Já aqui disse que os Barreiros serão o 4º estádio mais difícil para trazer pontos, mas o FCP disputa estes dias 6 pontos, enquanto as outras equipas só 3, por isso tem uma boa oportunidade de continuar na liderança e distanciar-se das outras equipas inclusivé. Penso que o benfica não terá grande dificuldade em ultrapassar o seu adversário, ao contrário do sporting, já que o Guimarães vem alcançando vitórias consecutivas a esta parte. O actual líder Boavista, terá um confronto muito dificil. A ver vamos. Boa sorte a todos.

quinta-feira, Dezembro 16, 2004

Manuel Cajuda

Para quem se gabou q tinha 400 jogos na 1ª Divisao e que nao enfiava "Barretos" aquando do jogo com o Maritimo, foi excelente esta chicotada psicologica. E esta epoca ja conseguiu o record de ser despedido duas vezes, sim pq ele começou a epoca no Maritimo e foi despedido na 1ª jornada, pode ser q esta epoca ainda bata o record de novo, experimente ir para uma outra qualquer equipa da Superliga e a ver se nao consegue um feito ainda mais historico q o Luis Campos quando numa so epoca fez descer duas equipas. O Mariano Barreto é q se deve estar a rir... Eu se fosse ao Mariano teria respondido que nao precisa de cAjudas externas nem de padrinhos para fazer um excelente trabalho ao comando das suas equipas.

quarta-feira, Dezembro 15, 2004

Protagonismos...

Hoje vou colocar de lado aquela rotina habitual de comentar o fim-de-semana desportivo, vou falar sobre um assunto que à muito tempo me preocupa.
O pouco protagonismo que os jogadores e os treinadores têm na comunicação social Portuguesa.
Hoje, como ontem, as capas dos desportivos são dominadas por declarações de dirigentes, e hoje, mais uma vez, o Sr. Dias da Cunha vem falar para os jornais aquilo que deveria dizer a outras pessoas...

Eu vejo semanalmente programas dedicados ao campeonato Inglês, e todas as semanas eles têm reportagens com os clubes em destaque, entrevistas com os jogadores em destaque. Nas capas dos jornais Ingleses, raramente se fala noutra coisa a não ser nos jogadores e treinadores, e mais importante, vejo que todos os clubes Ingleses têm publicações modernas, e com bastante informação sobre os seus clubes, nada que se compare aos arcaicos jornais "O Benfica" e "Sporting".
Enfim, são mentalidades diferentes, lá trabalha-se para promover o espectaculo, aqui trabalha-se unicamente para alcançar resultados desportivos, seja a que custo for...
Os estádios continuam vazios, e ninguém faz nada para tentar contrariar esta tendência, temos um campeonato competitivo, com algum bom futebol e alguns bons jogadores, que mereceia muito mais público...

Falando agora noutro assunto, hoje à noite joga-se mais um derby do futsal, Benfica-Sporting vão jogar às 21h em Loures, com directo na Sport TV, espera-se um grande jogo, na primeira volta o Benfica ganhou 8-5, neste momento 4 pontos separam as 2 equipas, mas o Sporting tem um jogo a menos contra o Freixeiro.
Fica aqui o resumo com os 15 derbys já disputados entre as 2 equipas:

HISTÓRICO

1ª Divisão 2001/2002 (10ªJ) - OFICIAL23 Dezembro 2001 - Nave de Alvalade
Sporting 3-3 Benfica
Golos: João Marçal, Pedro Caetano e Zézito ; Nélito, Cautela e Drula

Taça de Portugal 2001/2002 (1/4 Final) - OFICIAL1 Maio 2002 - Nave de Alvalade
Benfica 5-5 Sporting (Sporting venceu nos penalties 3-1)
Golos: Cautela, Nélito (2) e Vitinha II (2) ; Zézito, Bibi, João Benedito, João Marçal e Gonçalo Alves

1ª Divisão 2001/2002 (25ªJ) - OFICIAL11 Maio 2002 - Pavilhão Nº1 do Estádio da Luz
Benfica 3-1 SportingGolos: Zé Maria, Cautela e Vitinha II ; Miguel Fernandes

12º Torneio Rui Costa Junho 2002 - Pavilhão da Académica da Amadora
Benfica 2-2 Sporting (Sporting abandonou)
Golos: Ruizinho I e Nélito ; Zézito e Miguel Fernandes

Pré-época 2002/2003
Torneio Internacional de Sines7 Setembro 2002 - Pav. Municipal de Sines

Sporting 2-4 Benfica
Golos: João Marçal e Jony ; Zé Maria, Arnaldo, André Lima e Xana

Pré-época 2002/2003Torneio Internacional de V.R. Sto. António 15 Setembro 2002 - Pav. Municipal de Vila Real Stº Antº
Sporting 4-2 Benfica
Golos: Zézito (2) e João Marçal (2) ; André Lima e Pedro Costa

1ª Divisão 2002/2003 (14ªJ) - OFICIAL11 Janeiro 2003 - Nave de Alvalade
Sporting 3-3 Benfica
Golos: Bibi (3) ; Pedro Costa (2) e Zé Maria

1ª Divisão 2002/2003 (29ªJ) - OFICIAL7 Junho 2003 - Pavilhão Paz e Amizade - Loures
Benfica 5-2 Sporting
Golos: Deo e João Marçal; Pedrinho (2), Drula, André Lima e Arnaldo.

13º Torneio Rui CostaJunho 2003 - Pavilhão da Académica da Amadora
Sporting 7-3 Benfica
Golos: Jony (3), Miguel, João Marçal, João Pires e Deo; Nélito (2) e Drula

Torneio Intermunicipal Alberto Silveira
5 de Outubro 2003 - Pavilhão Paz e Amizade - Loures

Sporting 8-5 Benfica
Golos: Paulinho (3), Miguel Fernandes, João Marçal, Zézito, Cristiano e Deo; Ciço (2), Zé Maria, Alex Brasil e Drula

1ª Divisão 2003/2004 (13ªJ) - OFICIAL
10 Janeiro 2004 - Pavilhão Atlântico - Lisboa - 5.000 pessoas

Benfica 3-5 Sporting
Golos: Gonçalo Alves(2); Miguel Fernandes; João Marçal; Israel; André Lima(2) e Rogério Vilela.

Taça de Portugal - 3ª eliminatória - 2003/2004 - OFICIAL
07 Fevereiro 2004 - Pavilhão Atlântico - Lisboa - 5.500 pessoas

Benfica 1-4 Sporting
Golos: Bibi; Zézito; israel; João Marçal; e Chico

1ª Divisão 2003/2004 (28ªJ) - OFICIAL
22 Maio 2004 - Pavilhão Municipal rio Maior - 1.500 pessoas

Sporting 2-0 Benfica
Golos: João Marçal e Paulinho

1ª Divisão 2004/2005 (1ªJ) - OFICIAL
9 Setembro 2004 - Pavilhão Nº1 do Estádio da Luz - 2.000 pessoas

Benfica 8-5 Sporting
Golos: André Lima(4); Zé Maria(3) e Estrela; Zézito(2); Israel; Paulinho e João Pires

Torneio Intermunicipal Orlando Duarte14 de Novembro 2004 - Pavilhão Paz e Amizade - Loures
Sporting 5-2 Benfica (após prolongamento)
Golos: Deo (3), João Marçal e João Pires; Zé Maria, Estrela

Abraços e bons ataques!!

terça-feira, Dezembro 14, 2004

2ª Liga

Jornada 14
Esta jornada, vem, em 3 jogos contrariar a estupida maxima de quem nao marca sofre. Dos 4 empates 3 foram 0-0, pessoalmente nunca gostei dessa frase, pq assim sendo nunca haveria empates a zero.
Foi tambem a jornada das reviravoltas, em 5 vitorias 3 delas foram recuperaçoes caseiras, depois de estarem a perder. (Paços 0-1 Portimonense, - 3-2), (Ovarense 0-1 Marco, 2-1) e (Naval 0-1 Varzim, - 2-1).
O Paços continua a subir estrondosamente, depois da excelente vitoria na Maia, ganhou em casa ao Portimonense apanhando o Estrela, de longe as duas melhores equipas desta segunda liga e pra semana teremos um Estrela Amadora - Paços Ferreira, espectacular.
O Maia vai na 3 derrota consecutiva!!! e desceu ao 5º posto. Desta feita a derrota foi nos Açores onde o Santa Clara nas ultimas 4 jornadas (apos a chicotada psicologica) teve 3 vitorias e um empate e saiu do ultimo posto para o 11º. Malgrado isso o Estrela ainda vai la depois de receber o Paços Ferreira. O Pior de tudo, para o estrela, ainda sera a 2ª volta, com deslocaçoes a Maia, Naval, Paços, Varzim, Olhao, Marco, D. Aves, ou seja dos 8 primeiros so joga em casa com um q é a Ovarense, bela 2ª volta nao haja duvida. Mas qd se é bom nao pode haver desculpas. A ver vamos no final.
A grande surpresa da jornada aconteceu em Olhao, onde a equipa da casa em 6 jogos so tinha empatado 1 e ganho os outros 5 e desta feita nao conseguiram ganhar ao ultimo classificado!!!Realce ainda para o 1º empate do D.Aves neste campeonato, culpa do Leixoes.
Onde ja se viu uma liga onde os 3 ultimos se chamam, por ordem descrescente, Alverca (rei das derrotas, 8), Varzim, e Chaves (em 14 jogos marcou 4 !!! golos, sendo q em casa so marcou 1 e logo contra o Estrela, mas perderam).
Outras curiosidades no geral: Melhor ataque: Paços Ferreira 23 golos, (Estrela 3º com 21), Melhor defesa: Estrela e Naval com 10 golos. Menos golos marcados: Chaves com 4. Mais golos sofridos: Feirense 23. Mais vitorias: Estrela e Paços com 8. Menos derrotas: Estrela e Paços com 2. Rei dos empates: Marco com 6. Mais derrotas: Alverca com 8. Menos vitorias: Chaves com 2 e fora!!!

ps: Esta semana com o jogo Ovarense-Marco houve um reencontro de tecnicos, Mazzola ex-tecnico do Marco e agora da Ovarense, e q pelos vistos nao deixou saudades em Canavezes, em acesa disputa com Jorge Regadas o novo tecnico do Marco. Regadas acusou Mazzola de fazer uma equipa de pontape-pra-frente e praticar anti-jogo. E ainda o acusou de nao ser portugues!!! e de q os portugueses nunca aprenderao nada com tecnicos estrangeiros. Estes tecnicos estao em boa posiçao pra treinar na Superliga pelo menos ja aprenderam a enxovalharem-se uns aos outros como é normal nessa liga e q nao é nada normal na Liga de Honra.

segunda-feira, Dezembro 13, 2004

Desastre...

O Benfica tem um plantel curto, e qd está sem 3 defesas centrais, mais 2 jogadores muito importantes na equipa, as coisas tornam-se difíceis... E depois são os problemas habituais na equipa, falta um lateral esquerdo e um número 10, porque parece que o extremo direito ganhamos ontem, Carlitos depois de 3 treinos fez uma boa exibição!De qualquer forma, é um resultado vergonhoso, mas nesta fase da história do slb teremos de nos habituar a situações destas, assim como antes os outros se habituaram... Acontece a todas as grandes instituições, desta vez é o Benfica que está passar por uma travessia no deserto... Engraçado que ontem à hora de almoço estava a ver na RTP Memoria um célebre Bayer Leverkusen-Benfica de 1994 e depois à noite vejo aquele jogo, enfim, sem palavras...Já agora vou só referir mais um ponto, alguem é capaz de me explicar a vantagem de ser o Benfica a dominar as atenções da comunicação social??? O Benfica leva 4-1, o Porto é campeão do mundo e mesmo assim à jornais que destacam a derrota do Benfica...Alguem me explica qual a vantagem desta situação para o Benfica??? Não seria melhor para o Benfica que as atenções neste momento estivessem centradas em outras equipas e não na nossa???

Quanto ao Porto, parabéns por mais esta grande conquista para o futebol Português, é bom saber que foi uma equipa Portuguesa a desiquilibrar a luta entre Europa e America do Sul...
O Porto desta época tem conseguido responder com bons resultados aos resultados negativos, veremos se é desta que vai partir para uma época brilhante, vai acabar o ano com um teste decisivo na Madeira com Maritimo, e depois começa o ano com jogo em casa com Rio Ave, ao mesmo tempo que os rivais de Lisboa se defrontam em Alvalade...

Quanto ao Sporting, vi o jogo e só não percebo porquê tantas criticas à arbitragem, o mesmo fiscal de linha que assinalou aquele fora de jogo ridiculo, na primeira parte assinalou uns 2 ou 3 ao Braga também mal assinalados, não me parece que tenha sido por ai que o Sporting não ganhou... Tenho alguma curiosidade para ver como vai o Peseiro jogar com Benfica, no Dragão teve medo, veremos se com Benfica também vai ter medo!

Abraços e bons ataques

domingo, Dezembro 12, 2004

Parabéns!!!

Já que os caríssimos comentadores que o deviam fazer ainda devem estar a embebedar-se com a vitória de hoje em Tóquio, venho eu comentá-la... Antes do mais quero dar os meus mais sinceros parabéns. É muito bom para o futebol português mais uma conquista a nível internacional. Vamos deixar-nos de regionalismos, de incitar ódios entre todos e contribuir para o melhorar do nosso futebol. O Porto ganhou, ganhou bem e deve ser um orgulho para Portugal que isso tenha acontecido.
Além destas razões patrióticas, qualquer amante do desporto-rei que tenha visto o jogo tem de concordar que o desfecho foi justíssimo. Inclusivé deveria ter ficado resolvido ao fim de 90 minutos e evitar-se o sofrimento. Não se entende como é que uma equipa como o Once Caldas consegue chegar a uma final destas. É impressionante a falta de qualidade da equipa. Os únicos jogadores que se salvavam eram o guarda-redes que me pareceu excelente e um argentino que jogava na frente (Fábio) que por acaso até falhou um dos penalties... :-D
De resto não tinham nada... O Porto jogou o que tinha de jogar, "pegou o touro pelos cornos" e foi por manifesta infelicidade que não marcou, além de ter um golo mal anulado pelo árbitro.

Sendo assim, aqui fica o meu tributo à vitória azul e branca. Apesar de benfiquista, sou um amante do futebol e além disso português...

sábado, Dezembro 11, 2004

Liderança Provisória

Hoje Sabado o Sporting defronta o Braga no Estadio de Alvalade podendo com uma vitória chegar a lider provisoriamente.
A equipa está motivada,pelos resultado que tem obtido por isso é fácil pensar que um bom resultado poder ser alcançado,mas o Braga não se deixa ficar por terra até porque se encontra num excelente periodo perto dos lugares cimeiros e com vontade de por ali continuar ou até subir mais alto,por isso adivinha-se um jogo bastante disputado.
Os Leões mostram-se cautelosos ,sabem que podem ficar á frente mas tem consciencia que confiança a mais pode derrubar até o mais bravo guerreiro.
A equipa tem evoluido,e já mostra alguma regularidade mas até que ponto esta equipa tem pernas para continuar a segurar bons resultados e se manter na perseguiçao ao primeiro lugar?Sinceramente tenho algum receio,pois este Sporting ainda demonstra algumas dificuldades e fica a duvida no ar,se uma derrota acontecer como irá esta equipa ainda frágil reagir?
Quanto ao Plantel haverá certamente modificações visto que Custodio e Tinga estão castigados.
O treinador adjunto do Sporting disse que a grande estrategia de jogo éra o grupo ter dinamica e entre ajuda e que as modificações na equipa não são motivo para preocupação,mas será bem assim?
Temos visto que quando existem grandes alterações na equipa o Sporting ressente-se,joga atrapalhado e sem reação,habitua-se a um sistema de jogo e quando falta uma peça,toda a equipe se desiquilibra,assim sendo será que o Leão tem força para continuar?
Espero que sim,apesar de algums desaires,este Sporting tem mostrado que sabe reagir e mesmo com adversidades la tem levado a agua ao seu moinho,o que é certo é que é necessario mais confiança e mais entre ajuda dos Leões,pois o campeonato esta ao rubro e é agora que se começam a delinear os verdadeiros perseguidores ao titulo.
Por isso força Sporting e que logo tragam mais uma vitoria!!


sexta-feira, Dezembro 10, 2004

Portugal e Japão

Divido este meu comentário por dois países quase antipodais, Portugal e Japão, fazendo alusão às importantes competições que aí se vão disputar.
Primeiro a nossa superliga. Num anterior comentário referi que este fim de semana teremos jogos interessantes, nomeadamente os jogos Belenenses-Benfica, Sporting-Sp.Braga, Marítimo-FCP (adiado) e ainda Rio Ave-Setúbal, Penafiel-Guimarães e Estoril-Nacional. Sem dúvida, a não perder. Destaco também o jogo do Boavista, pois joga em casa perante uma académica que no meu entender é das equipas que pior tem jogado nesta superliga, e pode também manter a pressão ao grupo da frente. Em suma, parece-me que irá ser uma jornada plena de emotividade e que vençam os melhores.
Para segundo lugar deixei a deslocação do FCP ao Oriente, com o propósito de assinalar com veemência este feito. Sem dúvida que nos dias que correm sería quase impensável uma equipa portuguesa marcar presença numa final destas, daí que gostaría de pedir a todos os amantes de futebol que dêem o seu apoio ao FCP, por Portugal. De facto, o mais difícil e o mais mediático já foi conquistado, ou seja, a liga dos campeões. A notoriedade do FCP por esse mundo fora foi conquistada ao vencer o troféu que lhe permitiu disputar esta final, por isso, não é por estar presente nesta que vai ser mais ou menos conhecido, até acredito que terá menos audiência televisiva do que a final da liga dos campeões, mas sim por ser a cereja em cima do bolo de uma época gloriosa, manchada apenas pela não conquista da supertaça europeia.
Da mesma forma que que pedi o apoio a todos os amantes de futebol, peço e informo a todos aqueles que detestam o FCP acima de tudo que, à mesma hora mas noutro canal, poderão
ver a Eucaristia Dominical e assim rezarem pelas suas equipas.
Saudaçoes desportivas e bom fim de semana.

Grandes jogos!

Vem ai mais um fim-de-semana futebolistico, bons jogos, muitos golos, muito espectaculo, é o que se espera!
O Porto vai tentar combater a superioridade sul americana na taça Interconintal, e parece-me que, a menos que aconteça alguma surpresa, a taça vem novamente para Portugal!
Por cá, o Benfica vai ter um jogo complicado em Belém, equipa que joga um futebol de ataque, sem medo, e que marca muitos golos. O Benfica vai jogar desfalcado de 3 jogadores essenciais, Luisão, Miguel e Manuel Fernandes. Mas se Amoreirinha jogar, estou com esperanças que possa formar uma boa dupla de centrais com Ricardo Rocha, sempre acreditei neste jogador, e julgo que tem futuro como central do Benfica! O João Pereira só tem de continuar com a regularidade que tem demonstrado a lateral direito, e rezar para que o Geovani comece a correr mais um bocadinho... Aliás, se não estou em erro, foi no Restelo que o Geovani marcou o seu primeiro golo em Portugal, se não foi o primeiro, foi mais um dos excelentes golos a que ele nos habituou :)
No meio campo vamos rezar para que o Petit se entenda bem com o Bruno Aguiar, jogador que tem sido uma meia desilusão, esperava muito mais deste Bruno Aguiar, depois da excelente pre epoca que fez...
Que Simão esteja inspirado, e só tenho pena de quererem queimar o Sokota, não renova não joga! Já com o Manuel Fernandes foi o mesmo, só começou a jogar depois de renovar, enfim, são os dirigentes que temos...... Não me esqueço das magnificas exibições que o Sokota fez no ano passado, nomeadamente contra o Inter, e um jogador não desaprende de um dia para outro!!
Agora querem ir buscar o Rui Duarte do Estoril, sinceramente não o considero grande jogador, e o João Pereira como suplente do Miguel serve muito bem, podiam é trazer o Davide do Estrela e correr de vez com o Geovani, ou começa a correr, ou então o melhor é mesmo voltar para o Brasil!
Quanto ao Sporting, aguardo com muita curiosidade este jogo contra o Braga, tanto Benfica como Porto empataram com eles, e Sporting vai jogar sem o Custódio.... Veremos o que inventa o Peseiro!
Esta semana devemos ter novo lider, pelo menos durante uma semana, e quem sabe se o Porto não perde pontos na Madeira, apesar de não acreditar muito que uma equipa como o Porto perca pontos em 2 jogos seguidos, mas nunca se sabe....

Entretanto recomeçou esta semana o nacional de futsal, depois da excelente campanha no mundial de Tawian, culminada com um empate com o campeão europeu e vice campeão do mundo e um jogo muito equilibrado com a selecção campeã do mundo...
No recomeço do nacional o Benfica goleou o Modicus por 5-0, e está neste momento em primeiro lugar com 4 pontos de vantagem sobre o sporting, no entanto o Sporting tem 2 jogos em atraso, e um deles é contra o Freixeiro...

Uma palavra para os últimos acontecimentos do Blog, falemos de futebol, ok!!??

Um bom fim-de-semana desportivo para todos!

Abraços e bons ataques!

quinta-feira, Dezembro 09, 2004

2ª Liga

Mais uma jornada mais 3 pontos para o Estrela Amadora.
A tendencia dos empates desaparecerem mantem-se, desta feita houve 1 apenas (Chaves 0-0 Ovarense), (na jornada anterior nao tinha havido nenhum).
Como se previa houve algumas mudanças com os jogos entre 1º e 3º e 2º e 4º. Quem mais beneficiou foi o Estrela, uma vez q o 2º classificado, o Maia, perdeu em casa com o 4º Paços Ferreira. Com isto ficamos q o Estrela se isolou no 1º lugar pertencendo agora o 2º ao P.Ferreira e o Maia desceu para 3º.
Agora sim parecem-me cada vez mais definidas as posiçoes de subida, embora ainda va haver entradas e saidas destas, mas no final acredito q os 3 primeiros sejam estes sendo q o 1º classificado possa ser outro.
Qd alguem perde pela 1ª vez depois de uma grande serie de resultados positivos vem sempre culpar o arbitro da derrota, o q é infantil. A Naval perdeu e perdeu pq nao marcaram apesar de ter tido melhores e nao mais oportunidades de marcar, pq se formos a ver em cantos os Estrela teve umas duas maos cheias e a Naval uma so mao bastava para os contar. Alem dos livres directos q a Naval nem sequer teve.
O arbitro influenciou o resultado em q? Nos 3 amarelos despropositados ao Estrela na 1ª parte (a Naval so teve 1)? ou no desenrolar normal da partida? Sinceramente nunca vi partida tao normal como esta, com poucas paragens, sem beneficios, sem problemas de maior, e a prova esta no comentario do adjunto qd diz q puderam jogar ate ao minuto 64, o minuto do penalty. Quer dizer q a partida esteve e foi normal ate ai, e a partir dai tb, so q teve um penalty naquela altura.
Os penaltys sao sempe a mesma historia, quem os sofre reclama q nao era, quem os tem nao diz nada e acha normal. Na duvida defende-se quem ataca, ou so se lembram disto qd é pra eles? Enfim... So mais uma questao agora tecnica. Um penalty bem marcado é como o q vi na Amadora este fim de semana, sem grandes balanços, grandes correrias ou paradinhas, um pe ao lado da bola, um passo atras e chute ao angulo superior, ou seja, o avançado a meio caminho nao fica indeciso para onde chutar, nao ve o g-redes a mexer-se, nao tropeça, nao se atrapalha, ou seja, tem menos hipoteses de falhar, é um penalty como marcava o Signori em Italia e nao tenho ideia de ter falhado algum.
Destaques ainda na jornada para o Felgueiras q conseguiu a primeira vitoria em casa. Santa Clara em ascençao, 7 pontos em 3 jogos, ganhou esta semana no Estadio do Mar. O Varzim continua em tendencia negativa e ja esta nos 3 ultimos lugares. O Alverca continua a caminhar pra 2B como previsto, por mim. E o Chaves consegue continuar sem ganhar, em casa, e manter a lanterna vermelha.
No geral destaque para os 13 jogos sem empates do D. Aves (7V 6D).

Acalmia Feminina!

Bem depois de alguns comentários mais desagradaveis por parte de alguma pessoas que escrevem por aqui,eu como única representante feminina neste blog venho astear a bandeira branca a todos os participantes do nosso nucleo bloguista.
Nos ultimos tempos temos assitido a grandes movimentações no nosso futebol,arbitros,dirigentes e outros que tem sido envolvidos nas mais diferentes acusações,muitas delas possivelmente verdadeiras mas certamente ainda muito longe de serem completamente esclarecidas.
Claro que é revoltante que num desporto que move multidões saber-se que existe tanto desrrespeito e falta de lealdade, pelos que realmente apreciam este desporto - nós os adeptos,mas mesmo assim isso não faz com que saiamos por ai a atirar acusações e a desrrespeitar os outros,pois temos que ter consciencia que quem comete as asneiras são eles e se formos sair a ofender tudo e todos tornamo-nos iguais ou piores!
Isto para dizer que o que se tem passado aqui tem sido um bocado desrrespeitador,por parte de alguns,somos um nucleo,cada um com o seu clube mas acima de tudo temos de aprender a não ofender os outros....
Não sei se Pinto da Costa é ou não culpado,não sei o que se realmente se passa mas se formos bem a ver ninguem sabe porque neste pais os podres são sempre bem escondidos e acreditem que no fim ficará tudo na mesma,por isso não saiam por ai a acusar,pode ser revoltante mas nós chateamo-nos e eles fumam os seus charutos,escondem as provas e fica tudo muito bem.
Eu tambem tenho as minhas defesas e toda agente sabe que defendo o futebol feminino,mas não é por isso que saio por ai a acusar deliberadamente quem passa ao lado desta modalidade,faço as minhas criticas mas sempre construtivas.
Para finalizar e apesar de ser Sportingista venho felicitar com muito gosto o Futebol Clube do Porto pelo excelente resultado que conseguiu na Liga dos Campeões,pela passagem aos oitavos de final,pela boa exibiçao e acima de tudo por mais uma vez estarem a levar o nome de Portugal cada vez mais alto,os meus sinceros Parabens!
Sem mais nada a dizer boa semana a todos e um viva ao meu Sporting!

terça-feira, Dezembro 07, 2004

Homens de negro

Esta super liga tem sido manchada pelas péssimas exibiçoes dos árbitros. As equipas evoluíram muito nestes ultimos anos, mas a arbitragem nao acompanhou essa evoluçao. Resultado: boas equipas, bom futebol, péssimas arbitragens. Todos têm razao de queixa. Uns mais, outros menos. Mas a verdade é que nao há nenhum clube que possa dizer que nunca foi beneficiado. Mas errar é humano, e os árbitros também sao humanos. Logo, erram. A unica maneira de combater esse erro humano seria o recurso a imagens televisivas durante os jogos. Isto falando de erro humano, que é como quem diz erros sem intenção, erros em que realmente nao houve intenção de errar, ou em que simplesmente a capacidade do árbitro nao dà para mais. Aqui não critico o árbitro! Dou-lhe o benefício da duvida, porque eu também cometo erros.
O problema está nos árbitros que se deixam comprar! Esses sim, quando descobertos, deviam pagar caro. Tenho para mim que o clube que mais utiliza este sistema é o FCP. Mas isto é só 1 opinião pessoal, baseada nos jogos que vejo. Nos jogos deste clube os árbitros têm medo de expulsar senhores como o jorge costa, maniche, vitor baia....nos jogos deste clube os arbitros têm 1 dualidade de critérios incrivel, os mesmos arbitros nao aplicam as regras de jogo como elas sao...enfim 1 serie de erros cometidos pelos homens que vestem de negro. Para mim estes "biscates" sao pagos, ninguem me tira isso da ideia! Aliás, pelo que se tem vindo a falar sao pagos de uma maneira especial....sao pagos com prostitutas! Que espécie de árbitros sao estes que fazem resultados desportivos em troca de 1 noite com 1 prostituta? Onde está a honra desses homens? Mas serão só os arbitros que merecem castigo? Claro que nao! Os arbitros merecem sem duvida, mas quem "encomendou o serviço" também tem que pagar! E os observadores?Sera que também estao metidos nisso? Claro que sim! Isto é 1 ciclo! De certeza que quando chegava a hora do pagamento ao arbitro havia reserva para 5 quartos! Arbitro principal, os dois adjuntos, o quarto arbitro, e o observador! É triste mas é verdade!
Mas é obvio que nao é so no fcp que existe mafia! Existe mafia no Boavista, no Gondomar, no Marco.....e em mais uns quantos! No Benfica? Talvez, nao sei. Acho que o actual presidente é um gajo muito capaz de desse tipo de coisas, mas como ainda nao me pareceu que o facto de o LFVieira fazer ou nao abilidades de bastidor tivesse 1 efeito pratico na equipa de futebol nao enumerei o benfica como 1 das equipas que usa esse sistema. O Sporting? Não! Muito sinceramente, nao acredito! O Dias da Cunha nao é capaz disso! Ele mal sabe o que é uma bola!Fala do sistema, mas a verdade é que nem ele sabe o isso é! Nem ele nem nehum dos dirigentes do Sporting! São todos muito bons nos numeros, mas de futebol nada entendem! Por isso nao acredito! O que nao quer diser, que nao acredite que no tempo de Sousa Cintra(por exemplo) nao tenha havido esse tipo de jogadas!
Tudo isto, para dizer que o nosso futebol precisa de uma remodelaçao urgente! Precisamos de arbitros jovens, de dirigentes novos, precisamos de profissionalizar os arbitro, de dar condiçoes de trabalho aos mesmos, é preciso implantar o sistema de recurso a imagens televisivas....so assim podemos ter 1 campeonato ao nivel dos melhores; onde possamos dizer que a equipa A ou B ganhou porque foi realmente a melhor! Tudo isto vai trazer gente aos belissímos estadios!

Apito Arco-írisado...

Mais uma jornada da Superliga marcada pela grande competividade entre os clubes «grandes» e os «menos grandes» e, claro está por erros graves de arbitragem com influência directa nos desfechos dos jogos.

Fui, sexta-feira ao Estádio do Dragão, assistir a uma pobre exibição do meu FC Porto. Victor Fernandez fez descansar alguns dos habituais titulares e a equipa ressentiu-se disso. O FCP mostrou uma equipa apática, sem grande ambição, pouco humilde, sem categoria e, verdade seja dita, sem um pouquinho de sorte. O Beira-Mar marcou num dos dois remates que efectuou em todo o jogo e, sobreviveu ás custas da dita sorte e da boa organização defensiva do seu conjunto. Os portistas tiveram várias oportunidades, algumas delas verdadeiramente escandalosas, para construirem outro resultado, contudo os seus jogadores (Postiga, que é feito dele?) revelaram-se demasiado perdulários.
Em relação a este jogo e, eu que estive lá, afirmo-vos que o que se passou com o presidente Pinto da Costa mexeu de sobremaneira com o ambiente do jogo.

No sábado testemunhamos o triunfo sofrido do Sporting sobre a Académica. A 1ª parte menos conseguida, sem ambição e muito pobre dos estudantes foi bem aproveitada pelo conjunto leonino para chegar ao intervalo a vencer por dois golos, ambos da autoria de Liedson - o primeiro num belo golpe de cabeça e o segundo num lance oportuno com o... ombro! Liedson é, sem dúvida um belíssimo jogador (imagino o que seria uma dupla de avançados com Derlei!). Na 2ª metade a Académica, após chegar logo no início ao 1º golo, galvanizou-se e acabaria por empatar numa gp algo discutida, no entanto à 1ª vista ficou a ideia do árbitro ter decidido bem.
Não o faria assim, João Ferreira, volvidos alguns minutos... Rui Jorge fez uma falta indiscutivelmentemerecedora de amarelo, o árbitro assinalou-a e... "esqueceu-se" do 2º amarelo para o lateral no bolso! Volvidos 20 segundos (sim, segundos!) Vasco Faísca, num lance de grande ingenuidade, toca na camisola de Ricardo que, fazendo o seu papel, deixou-se cair. Aí sim o juiz da partida já puxou (bem, diga-se) do 2º amarelo para o jogador de Coimbra! Inexplicável a dualidade de critérios evidenciada pelo árbitro que até aí tinha feito um trabalho óptimo. Até aí...!
Daí para a frente assistimos a um caudal ofensivo do Sporting, sem qualquer oportunidade diga-se, contudo chegaria à vitória com um golo de Rogério, após falta indiscutível de Liedson sobre Ricardo Fernandes... Mais uma vez o «general» João Ferreira nada assinalou. Até final tem de se salientar a grande defesa de Ricardo a remate de Luciano.
Em suma, bom jogo com um resultado injusto e com uma arbitragem a influenciar o resultado e a verdade desportiva. Tribunal de Gondomar com ele!!

No Estádio da Luz, assistimos à pior exibição dos três grandes, este fim-de-semana. O Benfica fez, a meu ver, uma exibição muito fraca, para a qual a justa expulsão de Manuel Fernandes a meio da 1ª parte não ajuda a justificar tudo.
De facto, creio ser indiscutível que faltam a esta equipa benfiquista mais jogadores, ao nível de Simão, Moreira, Manuel Fernandes e Miguel.
Quanto à equipa do Estoril quero destacar a exibição (finalmente, já era tempo) de Fellahi. É um grande jogador, tem classe, técnica apurada e visão de jogo. Não tem estado tão bem quanto eu esperava, contudo espero poder desfrutar do seu bom futebol daqui para a frente!
O Benfica foi feliz, defendeu bem durante a 2ª parte e teve o contributo de uma arbitragem fraca. O árbitro Paulo Pereira não resistiu à pressão dos jogadores e adeptos encarnados, que indignados pela expulsão (correcta diga-se) do excelente jovem médio Manuel Fernandes, o pressionaram de tal maneira, que se viu «obrigado» a assinalar uma gp por suposta falta sobre o «gigante» Karadas. O mergulho deste foi de tal forma mal disfarçado que nem dava para enganar, contudo assim não entendeu o jovem árbitro... Este lance fez-me lembrar aquele mergulho do Jardel no antigo Estádio da Luz com a camisola do Sporting... Simplesmente incrível!

Por fim e, perante o cenário actual, resta-me questionar se o tal «sistema» já terminou ou se, ao invés, já regressou...

Superliga, apitos e apitadelas

Que campeonato este...
A velha máxima do futebol não podia ser mais adequada: não há equipas fáceis!!!...
Nenhum dos grande pode dizer agora que parte para um jogo com a tarefa quase resolvida.
No estádio do Dragão, um Porto muito macio, um treinador a inventar, alguma falta de atitude... Não me venham dizer que não procuraram perder... é que foi o que pareceu... estavam mesmo a pedi-las... Por isso, nada a dizer!... Justíssima vitória do Beira Mar.
Em Coimbra, não fosse o árbitro andar a inventar e provavelmente o Sporting não tinha ganho. Para mim o amarelo ao jogador da Académica que resulta na sua expulsão é uma brincadeira do nosso amigo Ricardo, o golo do Sporting que lhes dá a vitória é falta do Liedson e no lance da bola à barra que o Luciano envia, há uma falta quando o jogador da Académica tenta recarregar para a baliza...
Na Luz, uma pobreza franciscana da qual só se aproveitou a atitude dos jogadores do Benfica, que pelo menos correram muito... De qualquer forma com a quantidade de lesionados que o clube tem o ideal agora é manter-se colado à frente e em Janeiro logo se vê... Agora o árbitro: hilariante o penalty, para mim mal na expulsão do Manuel Fernandes, e vários jogadores das duas equipas não deviam ter acabado o jogo em campo... De qualquer forma o Estoril é quem se pode queixar mais da arbitragem. Uma palavra ainda para o Estoril... Que grande jogo, mais uma vez. Depois de ter ido empatar ao Dragão, merecia ter empatado na Luz. Jogou muito bem, penso que até jogou melhor quando estavam 11 contra 11 do que depois da expulsão do Manuel Fernandes. Mais uma equipa a jogar bom futebol na nossa Superliga.
No passado Domingo fui a Braga ver o Penafiel. Um excelente espectáculo de futebol e uma magnífica exibição da equipa penafidelense. O técnico Luís Castro pôs o Penafiel a jogar bom futebol e numa classificação que há meia dúzia de jornadas ninguém dizia possível... Para que tenham uma ideia do jogo, o Penafiel ganhou 1-0 e as 3 melhores oportunidades de golo foram do Penafiel com jogadores isolados perante Paulo Santos. Como tal, nada mais a dizer...

Em relação aos casos extra-futebol que têm vindo a público tenho a dizer o seguinte: antes de mais a justiça é das poucas coisas em que ainda acredito neste país. Por isso mesmo acredito que se fará justiça, custe o que custar e custe a quem custar.
A única coisa que me espanta é como é que as pessoas estão tão surpreendidas com este caso. Penso que qualquer pessoa que ande nesta cidade já ouviu falar de ligações perigosas do meio do futebol (portista) com casas de alterne e eventualmente com árbitros... O que nunca se conseguiu é provar nada... Então não sabem todos que o Sr. Reinaldo Teles tem casas de alterne???... Se precisarem até vos digo os nomes dessas casas, pois é público e todos nós no Porto sabemos disso. Daí até à questão dos árbitros vai um pequeno passo. O que eu não acredito é que mesmo que seja verdade, esta questão seja fácil de provar... mas... confiemos na justiça...

Por fim, uma palavra para a arbitragem deste fim de semana: Vergonhosa!... Claramente os árbitros estiveram a apitar sobre brasas e na minha modesta opinião é algo que ainda se vai agravar mais... será que o facto de terem sido constituído arguidos árbitros da Superliga colocou maior pressão sobre os restantes?... claro que sim...
E cheira-me que nas próximas jornadas isto ainda vai piorar... mas cá estaremos para comentar...

Saudações Desportivas


segunda-feira, Dezembro 06, 2004

É a nossa Liga!!!

Esta arbitragem caiu de que planeta???? Que penalty é aquele??? faltas e mais faltas mal assinaladas, e outras por assinalar... Para mim o Manuel Fernandes foi mal expulso, mas tudo bem, ainda se aceita, agora houve jogadores das 2 equipas que n percebo como acabaram o jogo, o Manuel Fernandes sempre me pareceu um jogador correcto.

Quanto ao jogo em si, o Benfica vai-se arrastando enquanto não tem a equipa titular disponivel, mas para mim 2 jovens destacaram-se, o Amoreirinha, que espero de uma vez por todas ter provado ao Trapatoni que é o 3.º central do plantel, e o João Pereira, a lateral direito vai fazendo exibições mais regulares. De resto os normais, Simão, Manuel Fernandes e Moreira.

Tenho alguma esperança que para a semana em Belém jogue a dupla Ricardo Rocha, Amoreirinha a centrais, o meio campo é que vai ser uma dor de cabeça...

Enfim, se este Benfica for campeão, muito mal vai a liga Portuguesa, tem um excelente 11 base com uma ou outra falha, mas só isso não chega para uma epoca com aproximadamente 50 jogos em 8/9 meses...
Espero que o mês de Dezembro nos traga algumas surpresas, de preferência diferentes daquelas que trouxe o mês de Agosto...

Quanto ao Porto, merecia ganhar, mas foi mais um daqueles jogos em que faltaram os pormenores das individualidades, e quando assim é, raramente o Porto tem ganho esta época...

O Sporting vai-se aproximando, e aquilo que sempre defendi vai-se confirmando, pratica o melhor futebol da superliga, mas está muito mal orientada e é uma equipa muito jovem e inexperiente... E atenção ao Douala, que sempre foi um jogador muito irregular, e que pode estar a aproximar-se de um mau momento de forma...

Para a semana jogos interessantes, o Porto deve perder a liderança, pelo menos durante uns dias (só joga dia 22), ou talvez definitivamente....
Veremos se o Benfica ganhou um ponto na Madeira ou não, e veremos o que faz o Sporting de Peseiro contra uma das melhores equipas da superliga. O Benfica, se ganhar no Restelo, arrisco-me a dizer que será uma surpresa, o normal será o Benfica perder pontos em Belem...

Superliga ao rubro, mas sem grande qualidade de futebol, é o que me apetece dizer...

Abraços e bons ataques

Lentamente la vamos nós!

É com grande orgulho que hoje escrevo sobre o meu clube do coração o meu Sporting!Este domingo o Sporting ficou mais perto da liderança,com apenas 1 ponto de diferença do actual lider.Apesar da vitória que todos os leões apreciaram,não posso deixar de apontar a forma pouco cuidada com que o meu clube se apresentou na segunda parte do jogo.
Mais uma vez o genial Liedson marcou dois tentos que juntamente com Rogério deram a tão saborosa vitória ao clube Leonino.
O que é de reprovar é que este Sporting apesar das vitórias ainda continua frágil,pois nota-se uma certa instabilidade a nível de equipa que não permite um jogo linear sem quebras que podem trazer dissabores.
A esta equipa regressou um jogador do meu agrado Beto, que se ocupou da defesa recuperando o seu lugar de central ao lado de Enakharire.Rochembak que se encontra lesionado foi substituido por Tinga.
Este Sporting começou por jogar de forma cautelosa dando assim hipotese do jogo se manter equilibrado para ambos os lados,mas com o decorrer da partida o Sporting foi ganhando confiança e tomou conta da partida,mostrando um futebol fléxivel,rápido,boa circulação de bola e bastante apoioado em todas as frentes de ataque/defesa,por isso não tardou para que os golos leoninos aparecessem.
Mas por incrivél que pareça quando todos já começavam acreditar que este Sporting determinado iria ganhar a partida por uma boa margem de vantagem a reviravolta na própria equipa instalou-se,tornando-se lentos e sem vivacidade,permitindo a equipa dos "Estudantes",chegar por algumas vezes a defesa Sportinguista.
Logo aos 5 minutos da segunda parte a Académica aproveitou-se da insegurança leonina e num golpe de mestre Dário sozinho na pequena area reduziu para 2/1.
Claro que depois deste golo a equipa da casa ficou mais animada, fazendo um jogo mais ofensivo aproveitando as lacunas deste Sporting,e num lance inesperado aconteceu o penalti e a Academica empatou.
Peseiro decidiu tirar Barbosa de campo e por Danny,e o que é certo é que este Sporting ganhou novo folego, fazendo com que após varias tentativas falhadas da Academica para marcar, conseguisse por Rogério aumentar o marcador aos 75 minutos.
Apesar da vantagem este Sporting não lutou assim tanto para a manter pois em diversas ocasiões perdeu a bola em zonas nada aconselhaveis para o adversario.
O Sporting ganhou,sem duvida uma excelente vitoria,mas mais uma vez ficam visiveis as lacunas serias e preocupantes desta equipa que consegue jogar na perfeição mas tambem consegue jogar desastrosamente.
Temos uma equipa instavél,temos um treinador que diz nos jornais " Podemos perder,mas estamos a jogar bem",temos sem duvida um Sporting frágil e que para estar envolvido nos diferentes desafios em que está precisa urgentemente de regras e de um rumo ou não se aguentará com a pressão que já começa a ser infligida em todas as frentes.Mesmo assim parebens a minha equipa e bola para a frente.
Força Sporting!




Arrancada a ferros

Mais 1 vitoria do sporting arancada a ferros.depois de uma boa primeira parte, o sporting adormeceu,quando parecia que tuda estava bem encaminhado para a goleada.os jogadores do sporting, acreditaram que o jogo estava ganho, e nao procuraram o terceiro golo.quem nao foi na "conversa" dos sporting, foi a academica e acabou por faser o empate!o momento do jogo foi sem duvida, a expulçao jogador da academica.diga-se que tenho algumas duvidas quanto a justiça desta expulçao!o ricardo é puxado, mas isso nao é motivo para aquela queda, nao sei se por acaso o jogador da academica também nao tera tocado no pé do ricardo, as imagens televisivas nao esclarecem.o que é facto, é que a partir desse momento o sporting voltou a tomar conta do jogo, nao criou muitas ocasioes de golo, mas as que foram criadas, chegaram para ganhar o jogo.
Este sporting, nao tem pernas para jogar a os 90 minutos.quando joga 45 ja nao é mau.o treinador, dis que é cansaso.recordo a esse senhor, que os grandes clubes tem que estar preparados para faser dois jogos por semana!quando ele prometeu ganhar a taça uefa, sabia perfeitamente que teria que jogar duas veses por semana, ou sera que nao?e depois, ainda a mais 1 coisa, supostamente ele tem feito a gestao do plantel, certo?pelo menos foi essa a ideia que toda a gente ficou quando no jogo com o sochaux o Custòdio ficou de fora, e quando resolve tirar o Douala, quando mete o Paito etc.... agora pergunto eu, sera que essa fatiga é assim tanta?como é possivel?senhor Peseiro, ainda nao chegamos nem a meio do campeonato!se ja andam assim tao cansados....quando chegar o fim o que vai diser?
Continuando a falar do treinador, o que sera que ele consegue ver no Danny?é que eu ainda nao entendi o que esta o danny a faser no sporting.sinceramente nao vejo nenhuma qualidade neste jogador.por mim pode ir po maritimo ou para onde quiser, mas que deixe o sporting em paz!Depois, também gostava que me explicassem porque que o Douala sai em todos os jogos.o Douala é o unico que consegue levar a bola a linha e tirar 1 centro, é o unico que consegue faser jogo pelas alas.quando ele nao esta o sporting deixa de ter 1 flaqueador.ora, ontem ele saio para a entrada do Paito, é verdade que o Paito também joga pela linha e também é rapido, nao digo o contrario, mas porque sair o douala?sera algum crime jogar com dois homens na linha?um de cada lado, com o Liedson o meio....serà mà ideia?ate, porque o rui jorge tambem ja nao é jogador para faser um jogo completo.a idade ja comessa a faser-se sentir.enfim, é o Peseiro....todos ja sabem com o que podem contar....
Queria destacar o defesa central nigeriano Enakarire(nao sei se é assim que se escreve...), que realmente é um grande jogador.tem lugar na equipa, mas de caras!tira o lugar o Polga.joga realmente muito bem este jogador, e tem a vantagem de ter 22 anos.o Liedson , la marcoumais dois golos, e isolou-se assim na frente dos melhores marcadores do campeonato.

sábado, Dezembro 04, 2004

Finalmente!!

Como se costuma dizer, onde há fumo há fogo. Eu acredito plenamente que o Pinto da Costa é culpado de todos os crimes que é acusado. Este homem é um mafioso do pior. Tem negócios escuros não só no futebol como tambem fora dele. Nesses negócios tem sempre a companhia do seu fiel amigo e não menos mafioso, Reinaldo Teles. Sinceramente estou admirado com a audácia da PJ em investigar esses senhores. Nunca esperei! Mas também ja começava a ser tempo não é? Há 20 anos que os resultados do nosso futebol tem sido falseados constantemente, por isso já era hora! Os adeptos do Porto não admitem que se diga isto. Mas é a pura das verdades! Este ano vai pelo mesmo caminho, tudo se encaminha para o fcp ganhar mais 1 campeonato a custa de arbitragens! Veja-se: estamos neste momento na 13ª jornada e o FCP já tem bastantes pontos ganhos não pela equipa de futebol mas pela equipa de arbitragem. Nos jogos contra o Nacional, Benfica e Belenenses. Três jogos em que foram claramente beneficiados! Se juntarmos aqueles em que o arbitro foi mais discreto teríamos mais 3 ou 4 jogos. Isto tudo são pontos!Depois temos ainda as manobras de arbitragem que indirectamente beneficiam e muito o fcp. O Benfica este ano em todos os jogos, ou quase, tem tido razão de queixa da arbitragem e devido a esses roubos que tem sido vitima perdeu o primeiro lugar! O Sporting a mesma coisa, em escala menor, tem sido roubado! O treinador nao é bom mas se nao fossem os arbitros o Sporting tinha mais 1s pontinhos! E já tava tudo feito para que no proximo jogo o clube de alvalade fosse impedido de ganhar pelo arbitro! Felizmente o gajo que se preparava para fazer o trabalhinho foi substituído!
Quando os portistas dizem coisas tipo "e a liga dos campeões?também foi o arbitro?" eu respondo que sim! Foi o arbitro sim senhor! Com ou sem intenção, o árbitro anulou um golo limpinho ao Manchester United, golo esse que ditaria a eliminação do FCP da prova.
Os jogadores do fcp fazem o que querem, insultam os arbitros, agridem os adversarios, fazem faltas durissimas, o guarda redes defende dentro da baliza e fora da area com as maos.... enfim é uma alegria! Alegria que os arbitros consentem, e é por sentirem que os arbitros consentem este tipo de coisas que elas continuam a acontecer. E ninguém me venha dizer que os árbitros consentem porque é o critério deles, porque não viram ou por outra qualquer desculpa esfarrapada! Os árbitros consentem estas coisas porque lhes convém, porque sabem que com este tipo de favores sao recompensados! Recompensa essa que obviamente é dada por homems como o Pinto da Costa e Reinaldo Teles! O problema é que os grandes mafiosos (como é o caso destes dois) não dão a cara! Não deixam provas! Tem capangas para fazer o trabalho sujo! E assim vai ser dificil encontrar provas!
Por mim esta investigaçao ao fcp so peca por tardia! Mas ainda assim parabéns à pj!