sábado, abril 30, 2005

F.C.P Vs C.S.M e a história repete-se




Olá a todos

Pois bem, mais um jogo da Superliga mais uma derrota do Maritimo, desta vez contra o campeão nacional.

O jogo até começou bem, o Maritimo aguentou a pressão do Porto tendo o Marcos como pilar da defesa Maritimista. Fez 4 grandes defesas e tirou um penalty ao Diego, que na visão do comentador da TVI foi o DIEGO que falhou...lol... Como sempre os guarda-redes não têm mérito.

O Porto fez o que lhe competia mas falhou muitos passes, revelou mais uma vez que é uma equipa desesperada e muito muito mal orientada, tem jogadores que não fazem nada dentro de campo, literalmente nada.



A história repetiu-se, e lá o Porto marcou mais um golo contra o Maritimo em posição irregular, um golo tirado a papel quimico daquele que o Luis Fabiano marcou cá na Madeira, aliás o último que ele marcou na Superliga.

O Maritimo apresentou uma equipa mediana, sem Pena e Alan, um Bibiskov muito mal e um Chainho que mais valia ter ficado em casa, a defesa esteve impecável. O Luis Filipe desapareceu na segunda parte e o Manduca era como se não estivesse lá.

Boa entrada do Marcinho que quase fazia um belo golo.

O golo anulado ao Porto é mal anulado, há que reconhecer mas é o reflexo de uma arbitragem de muito má qualidade. Foras de jogo mal assinalados, leis da vantagem mal dadas, aliás nunca foram dadas...lol...



Melhor do jogo: O golo anulado ao Porto(por ser um grande golo) a grande defesa do Baia, por instinto mas la foi...lol... A expulsão do Briguel, é da forma que ele não joga os dois proximos jogos felizmente.

Pior momento do jogo: O golo do Porto ter sido validado (por estar fora de jogo), a falta de Ibson sobre o Chainho, dava cartão vermelho directo e a entrada do Ronaldo, mais um jogador que devia ter-se dedicado à pesca desportiva.

Melhores jogadores: Marcos e Diego

Arbitragem - Nem é preciso dizer mais nada.




Piores Jogadores: Briguel, Raul Meireles - dois zeros à esquerda do futebol nacional

Força Maritimo

Lágrimas do Baixinho



Muitas lágrimas, emoções, saudades durante a despedida de um dos maiores idolos do futebol brasileiro, foi ele, Romário.
Depois de tantas conquistas pela selecção brasileira, chega ao fim uma carreira marcada por muitas emoções dentro e fora dos campos.
Na despedida, nesta ultima quarta-feira, num amistoso contra a Guatemala, numa selecção composta por apenas jogadores que actuam no Brasil, a seleção venceu por 3 x 0,com golos de Anderson, Grafite e também do craque: Romário.


Muitas lágrimas durante a excecução do hino nacional, Romário ouvirá pela ultima vez o hino nacional antes de disputar uma partida pela selecção brasileira.


Mas, ainda não é o fim da carreira, ainda vai disputar o campeonato brasileiro pelo Vasco da Gama.


Durante a semana, o baixinho soltou mais uma declaração "a la Romário",quando foi perguntado sobre o que esperava de Robinho no futuro : "...na minha carreira fiz 90% fora dos campos e 10% dentro. Se Robinho chegar a jogar 60% do que eu joguei, com certeza será um grande craque mundial."
Esse é o Romário,e estou torcendo para chegar aos 1000 golos, e acho que ainda dá!

sexta-feira, abril 29, 2005

Antevisão Vs Retrospectiva



Olá a todos

Infelizmente esta semana foi um bocado complicada e não tive tempo para falar sobre o Maritimo Vs V.F.C (Setubal) mas penso que ainda vou a tempo.

Foi o pior Vitória da época aquele que visitou o caldeirão domingo passado. Uma equipa lenta muito fragilizada fisicamente e pouco ambiciosa, tudo isto um pouco resultado do jogo da taça de Portugal contra o Boavista.

O Maritimo por outro lado apresentou um 11 que já vem sendo o habitual apenas com o Luis Filipe a fazer a vez do Alan que estava castigado.

Um Silas em excelente forma inserido numa equipa que até podia ter goleado não fosse a pouca motivação perante um adversário literalmente abatido.



3 golos para o Maritimo 1 para o Setubal de Gp ditaram o resultado final de um jogo medio com uma arbitragem boa.

Melhor jogador em Campo - Silas

Pior jogador - o 11 do Setubal, tiveram muito mal ao ponto de o BRIGUEL ter jogado bem e de estarem a perder 2-0 e estarem constantemente a fazer tempo.....(coisa que nunca tinha visto na minha vida a perder e a fazer tempo).

Feita a retroespectiva vamos a Antevisão do jogo no DRAGÃO......:)


Já lá vão os tempos em que ir ao DRAGÃO era tenebroso.

Nos tempos que correm ir enfrentar o FCP em casa é quase como visitar o ESTRELA DA AMADORA (lol, esta é para arranhar o estrela tou a brincar, lol) mas arrisco a dizer que ir ao Dragão é quase como ir a uma equipa da Distrital só falta mesmo é os jogadores se juntarem depois do jogo para comer umas entremeadas e beber umas minis porque de resto é igual.


Um Porto mal orientado com um plantel doloroso e um público altamente desmotivado é aquele que vai defrontar o Maritimo no Sábado. Em vez de se ouvir AHHHHHHH FORÇA PORTO ALLEZ FORÇA PORTO ALLEZ o que mais se ouve é F... CUM C... QUE ESTES FILHOS DE UMA P.... NÃO VALEREM A PONTA DUM C... ou coisas do género.

Quanto a mim o Porto vai ter de suar muito para no mínimo arrancar um empate contra o Maritimo.

O Pena não joga e o nosso treinador anda com umas polémicas sobre a ida ou não ao Dragão, vamos lá ver o que sai dali....

FORÇA MARITIMO

Paixão por Futebol, Motivos e Razões

Já se perguntaram porque motivo gostam de Futebol e o fascínio que 22 pessoas atrás de uma bola provocam?

Já se questionaram, porque rivalidades futebolísticas, estravazam para questões pessoais, culturais e étnicas?

Mas ainda assim, o que me faz ser apaixonado por este desporto é a sua beleza, as multidões, o colorido e o espectáculo proporcionado.

A minha paixão começou cedo como em qualquer normal miúdo do sexo masculino, o fascínio pela bola e os primeiros chutos, nos primeiros anos de vida, a ida ao estádio desde os meus 5 anos, as multidões, o jogar pelas camadas jovens do VSC, o crescer, as experiências por outras vertentes, Futebol de 5, Salão e Futsal e nos últimos 14 anos o regresso ao futebol de 11, pela vertente futebol amador e os últimos 8 como dirigente e presidente de uma colectividade, agora dedico-me a passar o testemunho ao meu filho de 10 anos.

Como foi a vossa iniciação ao Futebol, eis uma oportunidade para trocarem experiências.

Leão assustado...



Visto que por razões de força maior, e peolos piores motivos, os protagonistas leoninos do nosso blog estão impedidos de escrever sobre o jogo de ontem, venho dar eu a minha opinião sobre esse jogo das meias finais frente ao AZ Alkmaar.

Penso que foi um jogo típico de uma meia final europeia, com as duas equipas a recearem-se mutuamente, a arriscarem muito pouco no início da partida, embora como seria de esperar o domínio territorial tenha pertencido ao Sporting.


Os holandeses pareceram-me uma equipa muito traiçoeira e que sem grandes vedetas mostram um bom colectivo. São muito rápidos na frente, mas também me pareceu que os defesas laterais não são muito rápidos (situação a aproveitar na 2ª mão).
Penso que no geral a exibição do Sporting não foi muito boa, de qualquer forma venceu o jogo, o que foi o mais importante.

Teve alguma felicidade em ter conseguido empatar no minuto seguinte ao golo sofrido, situação que fez com que a equipa não se perturbasse em demasia.
Destaque para o fantástico golo do Pinilla, que passados uns 5 ou 6 minutos voltou ao normal a falhar um golo muito mais fácil. Este homem realmente só marca golos complicados... Coisas fáceis não é com ele.


Realce apenas para mais dois pontos:
Nota-se claramente que os jogadores do Sporting estão a começar a ficar em défice físico. Este facto faz com que o Sporting não vá estar no seu melhor nas 4 jornadas que faltam na Superliga, pelo menos ao nível físico. Afinal de contas, aquele que chamam por vezes de tolo nas suas afirmações (Trapattoni) tinha alguma razão quando disse que era importante o Sporting ter mais jogos para se desgastar...
Outro ponto que não posso deixar passar em claro, até porque foi o que transpareceu nas imagens televisivas, foi a falta de "ambiente" criado pelo público. O Estádio do Dragão no ano passado foi claramente um inferno para quem por lá passava nestes jogos importantes. O Benfica onde quer que vá cria uma onda de motivação que vem do exterior para o interior. O que se via ontem eram os adeptos do Sporting calados, resignados, perplexos, sem apoiar a equipa do 1º ao último minuto como deveria ser.

Essa foi a ideia com que se ficou para quem viu o jogo na televisão. Ou eles cortaram o som ou havia muito pouco barulho no estádio... Caros lagartos, vocês estão na meia final da Taça Uefa! Querem mais motivos pra berrar???...

Termino desejando as maiores felicidades para a 2ª mão e esperando sinceramente que o Sporting atinja a final da Taça Uefa. Até para que aqui no blog esse feito possa ser dedicado à nossa fantástica SpicedBlond que bem o merece.

E eu por mim correndo o risco de plagiar o PRM, apenas digo que nós temos a certeza que vais ficar!!

ABRANTES FUTEBOL CLUBE: Seis anos de Sucesso!


Em 1998 é fundado o Abrantes Futebol Clube, ou simplesmente “AFC”. A sua história é curta, porém os feitos alcançados ao longo dos seus seis anos de existência traduzem-se em sucessos que elevam e engrandecem o nome da cidade de Abrantes, ao mesmo tempo que apaixonam, entusiasmam e arrebatam os adeptos do desporto-rei.
E tudo começa na época 99/00. O clube sagra-se campeão distrital da 2ª divisão, pela Associação de Futebol de Santarém, carimbando a passagem ao principal escalão de futebol distrital. Em 2002/03, conquista o campeonato distrital da 1ª divisão e ascende ao campeonato da 3ª divisão nacional, Série D. A somar ao título de campeão distrital, adiciona a conquista da Taça do Ribatejo e a Supertaça “Dr. Alves Vieira”. Nesse mesmo ano, naquela que foi a sua primeira ida ao estrangeiro, acaba por conquistar o Torneio das Comunidades, na luxemburguesa cidade de Mertzig. Na temporada 03/04, termina o campeonato na segunda posição e actualmente disputa o campeonato nacional da 2ª Divisão B, Zona Centro, encontrando-se na 7ª posição e atingindo o objectivo estabelecido na pré-época: A manutenção.

Como afirmou o presidente do Clube, Alberto Lopes numa das últimas declarações prestadas a um semanário regional, “foram seis anos de êxitos sucessivos, que levaram a uma ascensão meteórica, da segunda divisão distrital ao nacional da segunda divisão B, um feito de que não há memória em Portugal”. O presidente chegou mesmo a afirmar que um dos objectivos do clube é ascender á Divisão de Honra, até 2010.
Edgar Martins, defesa centro da formação sénior abrantina, garante que enquanto jogador do AFC, sente-se “muito bem porque é um clube com ambições e com boas condições desportivas”. No seu entender, o sucesso reside no bom relacionamento que existe entre todos os jogadores, equipa técnica e direcção. Na hora de apontar aspectos positivos e negativos, realça o facto de o clube proporcionar “boas instalações desportivas para podermos crescer como jogadores” e de se encontrar rodeado de “boas pessoas q nos ajudam a sentirmo-nos bem e acima de tudo óptimos companheiros”. Já as lesões, as derrotas e desentendimentos que possam surgir entre os membros da formação estão no rol dos aspectos negativos apontados pelo atleta. Partilhando do entusiasmo geral, Edgar afirma que, de facto, conseguir atingir o principal objectivo (o da manutenção) só os faz acreditar no valor da equipa e por conseguinte, ambicionar sempre mais.

Nos escalões de formação mais jovens, desde 2000/01 que a equipa se encontra a disputar os campeonatos distritais de juniores, tendo-se nesse mesmo ano sagrado campeão distrital da 2ª Divisão. Na época 03/04 sagra-se campeão distrital e ascende ao campeonato nacional da 2ª Divisão. Neste momento encontra-se a escassos pontos de ascender ao campeonato da primeira divisão de juniores.

Em suma, trata-se de um clube que “se fez” á custa de muito suor e lágrimas, mas sobretudo de ambição e vontade de triunfar.
E a escalada rumo ao êxito… ainda agora começou!

quinta-feira, abril 28, 2005

I Torneio internacional infantil da Malveira



Pela primeira vez, o Atlético Clube da Malveira organiza o Torneio internacional futebol infantil e a equipa Sub-13 do ManchesterUnited, liderada pelo técnico norte-irlandês Tommy O'Neill, foi a equipa estrangeira convidada. O torneio realizar-se-á nos dias 29, 30 de Abril e 1 de Maio na Malveira, mais concretamente no Estádio das Seixas, propriedade do clube organizador. Para além do Manchester United, estão ainda confirmadas as presenças do Sporting Clube de Portugal, do Futebol Clube do Porto e da equipa da casa: o Atlético Clube da Malveira. A grande estrela da equipa de Sub-13 do Manchester United e também do próprio evento será John Rooney, irmão mais novo de Wayne Rooney.

Para mais informações : manutd@manutdportugal.com ou Ricardo Valente, através dos telefones 219943102 ou966650744.

Programa Torneio Malveira:

Dia 29-04-2005 Sexta-Feira
Atlético Malveira x Manchester United, 20:30h
Sporting CP x FC Porto, 21:30h


Dia 30-04-2005 Sábado
Manchester United x FC Porto, 17:30h
Atlético Malveira x Sporting CP, 18:30h


Dia 01-05-2005 Domingo
FC Porto x Atlético Malveira, 10:00h
Sporting CP x Manchester United, 11:00h

Sondagem ala/extremo esquerdo terminada


Como seria de esperar, o vencedor da sondagem semanal que acaba de terminar que pretendia decidir qual o melhor médio ala/extremo exquerdo da Superliga foi o capitão do Benfica, Simão Sabrosa, com 59% dos votos
O segundo jogador mais votado foi o bracarense Wender com 14% dos votos.

Entretanto, iniciamos hoje a votação para o melhor nº 10 da Superliga. Vota já na nossa Sondagem Atacante

quarta-feira, abril 27, 2005

Modelos Competitivos

Hoje vou divagar um pouco sobre um assunto que me parece de capital importância para o desenvolvimento do espectáculo desportivo que é o futebol. O modelo competitivo a adoptar em Portugal.

Para começar, parece-me que o actual modelo competitivo está completamente ultrapassado, e só mesmo nós, os Europeus, é que não entendemos isso.
Um campeonato que corre o risco de 1 mês antes do fim já estar completamente resolvido, é na minha opinião um erro de organização.

Os play offs seriam uma alternativa, apesar de esta medida deixar um pouco a desejar quanto à justiça do vencedor, pois uma época bastante boa pode ser colocada em causa por um azar num jogo de um play off. Eu não estou muito de acordo, o vencedor do titulo mais importante de clubes em todo o mundo, é encontrado após uma fase de eliminatórias directas, e ninguém se queixa... É claro que no futebol não é possível realizar um play off à melhor de 7 jogos (em 7 jogos muito dificilmente não é a melhor equipa que se apura para a fase seguinte) e dificilmente seria possível algo mais que um play off à melhor de 3 jogos. Perdia o campeonato em justiça desportiva, mas ganhava em emoção. E afinal o que é que cativa as pessoas para ir ao estádios, e para seguirem uma competição com atenção? É a justiça ou é a emoção? Se o campeão for encontrado a 1 mês do fim, será que os clubes ganham alguma coisa com isso?? Mesmo o clube campeão nacional, se o interesse das pessoas pela competição começar a descer, que vai ganhar o campeão nacional com isso numa perspectiva de longo prazo? Por mais títulos que um clube ganhe, se as pessoas não se interessarem pela competição, de que vale a esse clube os títulos conquistados?? Vejam o exemplo da formula 1, que com a falta de competitividade dos últimos anos está a perder cada vez mais fans, e obrigou os responsáveis a tomar medidas algo ridículas para garantir alguma competitividade...

Haveria outras hipóteses, na Escócia já se chegou a experimentar um modelo que consistia no seguinte, os clubes jogavam entre si a 4 voltas, e na 5.ª e última volta jogava em casa o clube que levasse vantagem no confronto directo nas 4 primeiras voltas, isto com 10 clubes. É uma ideia, mas de qualquer forma não vai garantir o equilíbrio do campeonato até ao fim, apenas garante que todos os jogos sejam encarados como decisivos, pois todos eles decidem qualquer coisa...

Outra hipótese, era os 4 ou 6 primeiros jogarem entre si a 2 voltas no fim, para decidir o titulo, esta hipótese iria garantir a toda a gente um conjunto de derbys decisivos no fim do campeonato, seria uma hipótese a pensar...

Para termos uma pequena noção do que seriam estes cenários na actual temporada da superliga (caso a época regular terminasse agora), vejam os seguintes quadros:


Hipótese do Play Off:



Hipótese da liguilha para decidir campeão:



Hipótese de uma 3.ª volta em que jogaria em casa a equipa com vantagem no confronto directo (considerei apenas os 8 primeiros da superliga nos confrontos directos com os actuais candidatos ao titulo):



* falta o jogo da 2.ª volta

Mas, para nós Portugueses, a principal medida, seria a redução do número de clubes no principal escalão, e porquê?
Porque somos um país com 10 milhões de habitantes, e o nosso futebol tem um mercado que deve andar na ordem das 10/15 milhões de pessoas (contando com os emigrantes e com todas as pessoas que assistem aos jogos da superliga em todo o mundo)
Ou seja, comparando com países como a França, Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra, as receitas de TV e de publicidade dos clubes Portugueses são bem mais reduzidas.
A única forma de as aumentar, seria reduzir o número de clubes que comem do mesmo bolo, uma vez que não se pode aumentar o bolo, temos de diminuir aqueles que se alimentam do bolo...

Outra questão que para nós Europeus é bem mais complicado, é a questão das descidas de divisão, um dos motivos que garante alguma segurança de investimento a uma empresa que invista num clube de uma liga profissional Norte Americana, é que esse clube no ano seguinte, aconteça o que acontecer, vai continuar a competir na Liga, porque não existem descidas de divisão. É claro que isto na Europa é quase impossível de existir, criou-se uma mentalidade em que toda a terrinha tem de ter um clube, e esses clubes é que são os responsáveis pela formação dos desportistas (e não as escolas e universidades como deveria ser), logo dificilmente desaparecem, e é natural que esses clubes necessitem de competição, e exigam justiça desportiva no que diz respeito aos seus resultados e às subidas de divisão. Mas desta forma, perde o estado, que tem de gastar rios de dinheiro em subsídios a clubes de bairro que muitas vezes nem sequer têm técnicos especializados a treinar os miudos, em vez de canalizar essas verbas nas escolas públicas e no desenvolvimento das instalações desportivas proporcionadas ao desporto escolar...
Por isso eu não estou muito de acordo com a existência de tanto clube em Portugal, querem existir, muito bem, que sobrevivam sozinhos, e que não sejam uma despesa para nós contribuintes!

Já me alonguei por outros assuntos que não os inicialmente propostos, mas espero que contribuam para esta discussão com as vossas opiniões, e contra ataquem a minha opinião com as vossas...
Logicamente que não sou o dono da verdade, é apenas a minha forma de ver as coisas.

Grande Abraço e Bons Ataques

* Só de pensar na possibilidade de nos deixares, vêm-me as lagrimas aos olhos, mas tu vais ficar, eu sei, nós sabemos, tu vais ficar!!!!!!

Ramaldense Futebol Clube



Sou adepto e director de um histórico clube que milita na 2ª Divisão Distrital da A.F.Porto, clube este que foi fundado em 5 de Abril de 1922, dá pelo nome de RAMALDENSE F.C., além de futebol temos ainda uma modalidade onde somos campeões nacionais (HOQUEI EM CAMPO) a nível de futebol encontramo-nos em 4º lugar na referida competição da 2ª divisão A.F.Porto, e um dos maiores orgulhos que temos é que deste pequeno e modesto clube, já sairam para os grandes palcos nacionais, jogadores como Humberto Coelho,

Julio, Vitor Pedro, Augusto
entre outros, actualmente temos um grande obstaculo que pretendemos eluminar, ou seja em 3 de Junho de 2004, por ordem da tribunal da relação do porto, foi-nos encerrado o campo, problema este que ainda se encontra em recurso naquele tribunal, e que sonhamos que fique resolvido dentro em breve, caso contrario será o fim deste histórico Clube da Cidade do Porto, bem como os cerca de 200 jovens que praticam as diversas mudalidades que o clube tem.

A todos um abraço,


José Luis Teixeira

[José Luis Teixeira]

Sondagem Ala/Extremo Esquerdo

Termina esta 4ª feira à meia noite a votação para o melhor médio ala esquerdo/extremo esquerdo da Superliga. Podes exercer o teu direito de voto até às 24h. Não deixes de participar na nossa sondagem clicando em Sondagem Atacante

A Despedida de Romario

Amanhã a selecção joga contra a Guatemala,num amistoso de despedida de Romario da selecção.
Um grande craque que com certeza vai ser lembrado para sempre na história do futebol.

Ele o melhor jogador, dentro da pequena área, que vi jogar, principal estrela na conquista do tetra em 1994, com mais de 900 golos na carreira,e pretende chegar aos 1000 antes do fim, chega ao fim de uma bela e longa caminhada pela seleção brasileira. Parabéns Romario! e tenho certeza que vai chegar aos 1000 golos.


Neste amistoso então escalados para o ataque Robinho e Romario, o passado e, quem sabe, o futuro de muitas conquistas pelo Brasil e pelo mundo.

Como tudo começou…



No final da época de 1918/1919, o grande Artur José Pereira deixou o Sporting Clube de Portugal para levar a avante a fundação de um clube de futebol (também com outras modalidades) na sua terra, que era Belém. Esta ideia foi bem recebida pelos jogadores, de outros clubes, sobretudo os que estavam castigados pelo Benfica, que moravam na zona de Belém. Com esta motivação de formar um clube de “bairro”, cedo se percebeu que a ideia tinha bases para se transformar em realidade, e assim aconteceu…

Numa noite em finais de Agosto de 1919, num banco de jardim da Praça Afonso Albuquerque, um grupo de amigos, onde estava incluído Artur José Pereira, o seu irmão Francisco Pereira, Henrique Costa, Carlos Sobral, Joaquim Dias, Júlio Teixeira Gomes, Manuel Veloso e Romualdo Bogalho iniciaram as primeiras conversas para a formação do Belenenses. Depois destas conversas foram consultadas duas figuras importantes na altura (Virgílio Paula e Reis Gonçalves) que ficaram bastante agradados com tal ideia. Com o “aval” destas duas figuras seguiram-se reuniões para concretizar a fundação do Belenenses.

Daí que a 23 de Setembro de 1919 surge o dia “azul”, tendo como padrinho Afonso de Albuquerque é fundado o Clube de Futebol “Os Belenenses” que albergava o futebol e outras modalidades. Foi um orgulho enorme para os rapazes do bairro de Belém ver fundado um clube que, ainda hoje, está entre os 4 grandes… Força Belenenses!

terça-feira, abril 26, 2005

A Simbiose Vitória Sport Club/Guimarães

Que significa o Vitória Sport Club aos seus sócios, adeptos e simpatizantes?

Porque são os mesmos tão bairristas e acérrimos defensores do seu clube, tradição e valores?

A resposta a tudo isto é fácil e só uma, GUIMARÃES, a cidade é o elo de ligação a ambos, não só porque VSC e Guimarães, se confundem, porque a história de conquistas é comum, mas acima de tudo pelo símbolo a eles associado, o Rei D.Afonso Henriques.


Ainda hoje venerado, O Conquistador é um forte apelo e um forte incentivo ao apoio massivo que os adeptos Vimaranenses e não só, dão ao Vitória Sport Club.

Mas existem outras razões, o cariz bairrista do Povo Nortenho, o gosto e a paixão pelo Desporto, que faz com que um Concelho de quase 180000 habitantes e 70 freguesias tenha mais de 200 colectividades em constante actividade diariamente e a Tradição Familiar de passagem de valores, culturas e histórias do VSC.

Actualmente e através da lufada de ar fresco que foi esta enorme remodelação nos Corpos Sociais do VSC, assistiu-se em apenas um ano a um enorme incremento quer nos associados (mais de 5200 novos sócios, ou retorno de antigos), mais espectadores no estádio em relação à época anterior (mais 38.988 espectadores nos 14 jogos esta época disputados na condição de visitado), mais de 12500 Lugares anuais vendidos e este mês atingimos os 25000 associados.

Ora estes números após um ano desastroso, após uma auditoria que ditou prejuízos na ordem de 12 milhões de Euros, após médias de assistências em casa de 15000 adeptos, após autênticas invasões fora de portas, pergunta-se o que faz correr toda esta gente?


Eu costumo dizer que a paixão ao VSC Sente-se e Não Se Escreve, mas no nosso caso manifesta-se, em explosões de alegria, de apoteose, de cânticos, de saltos, de raiva, de frustração, de regozijo, mas acima de tudo de apoio ao VSC, onde quer que se encontre, onde quer que se realize e qualquer que seja a modalidade.

Nestes últimos anos, assisti a situações estranhas e em certos pontos comuns a outros clubes, que vitimas do isolamento e ostracismo a que foram votados, fizeram desses ódios e inimizades, Forças para subirem passo a passo os degraus que lhes permitiram serem grandes no Futebol Português, este tem sido paulatinamente o lento caminho a percorrer pelo VSC e seus adeptos, ao qual só lhe faltam mesmo os títulos pois temos as infra-estruturas e os melhores adeptos do Mundo, que mais nos falta?

A animação continua

Agora sim, finalizada que está mais uma jornada desta superliga que não nos trouxe nada a que já não estivéssemos todos habituados no topo da tabela, ou seja, perda de pontos por parte de umas equipas favoritas e vitórias suadas das outras, aguardam-se novos desenvolvimentos até ao final do campeonato, que em termos pontuais e classificativos está de facto ao rubro.


Começando pelo jogo do Sporting, do qual só soube o resultado no dia seguinte e após resumo, creio que foi um jogo em que a equipa da casa fez o suficiente para vencer criando inúmeras ocasiões de golo, e que por manifesta falta de pontaria e mérito do guarda-redes adversário, não foram concretizadas em golo. Relativamente à arbitragem deste jogo, fala-se em dois lances principais. O primeiro é um alegado penalti sobre Liedson na primeira metade do jogo. Sinceramente não fiquei com a ideia que fosse, nem vi repetições elucidativas para tal.

O segundo é o lance em que Polga corta a bola com a mão, sendo-lhe mostrado o amarelo. Ontem, ouvi e li comentários e interpretações da lei que rege o futebol, dizendo que o lance de facto é para amarelo simplesmente, mas não consegui perceber porquê ainda, pois ainda ninguém foi clarividente a esse ponto. Para mim é lance para vermelho pois o jogador ficaria isolado, e o argumento de ainda estar longe da baliza parece-me bastante desadequado, para não ser mais duro. Em suma, o resultado favorece a Académica, e penso que foi isso que Nelo Vingada opinou no final do encontro.


Sigo com o jogo do Benfica do qual tenho para dizer o que disse do anterior, somente com algumas alterações. Como já aqui li, na equipa do Benfica notou-se a ausência de Manuel Fernandes, mas principalmente de Miguel, apreciação que eu concordo especialmente neste último caso. Miguel é provavelmente o melhor defesa direito a actuar em Portugal neste momento. Manuel Fernandes é uma jovem promessa, talentoso, com uma margem de progressão grande, mas não faz a diferença e o Benfica adapta-se bem sem ele. Como já aqui tenho escrito, apesar de a equipa do Benfica ter muito pulmão, muita alma e coração, falta-lhes muita razão na hora de jogar futebol. É nitidamente uma equipa motivada e unida, mas que ao mesmo tempo é nervosa e ansiosa, fruto de estar quase obrigada a não falhar uma oportunidade tão flagrante quanto boa para conquistar o título nacional de futebol. Penso que a vitória é justa pelo que fizeram uma e outra equipa, mas não posso deixar passar em claro que, no aspecto simplesmente conjectural, a vitória seria muito difícil a jogar com igual número de jogadores contra a equipa do Estoril.

Não quero com isto dizer que as expulsões são exageradas, incorrectas ou desmerecidas, porque penso que não o são. Ao mesmo tempo que digo isto, constatei que durante este jogo, e principalmente nos minutos iniciais, a razão pela qual eu me insurgi sobre a decisão do Estoril aceitar ir jogar num campo maior e ao qual não estava habituado, verificou-se na totalidade. Passo a explicar: os jogadores do Estoril, que estão a lutar pela permanência e que defrontavam um adversário mais poderoso em todos os aspectos, teve de fechar mais e mais vezes os espaços e recorrer mais vezes à falta para parar os adversários. Penso que isto é óbvio para todos aqueles que jogam, jogaram e sabem ver futebol. Num campo maior, há mais espaço para a técnica e para a velocidade, e aí o Estoril “entregou o ouro ao bandido por meia dúzia de cobres”. Muita gente fala do árbitro, mas apesar de ser a segunda vez que esse senhor põe o Benfica a jogar contra 9, penso que não influenciou o resultado. Relativamente ao jogo, deixo só uma nota muito baixa para o número 9 do Benfica,

que pela atitude que teve perante os adversários, não merece a sorte que tem tido ao resolver os últimos jogos. Atitude muito feia, equiparável a uma agressão, na minha opinião.
Relativamente ao jogo do FCP, penso que no cômputo dos 90 minutos a vitória assenta bem à equipa que mais oportunidades criou.

As ocasiões flagrantes e iminentes de golo foram repartidas e em termos de entrega as duas equipas equivaleram-se. Em suma, penso que foi um bom espectáculo de futebol, entusiasmante e com o resultado incerto durante todo o jogo, embora a pender mais para o lado do FCP. A equipa do Beira-Mar não deve ficar na primeira divisão, embora desde a entrada de Augusto Inácio a equipa tenha mostrado bem o seu valor e o que é capaz de fazer: derrota com o Sporting depois de ter sido visto um golo limpo ser anulado e ter sofrido um golo de ressalto, vitória sobre o Boavista mesmo tendo falhado um penaltie e agora o excelente jogo que fez contra o FCP. Culpados? Provavelmente o presidente do clube e Manuel Cajuda, e com certeza Luís Campos e alguns dos seus jogadores. Estou a pensar adoptar o nome do ex-treinador do Beira-Mar para o utilizar em conotações negativas a dar às frases, do tipo, “é o síndroma Luís Campos”ou “é o efeito Luís Campos”. Sinceramente, estou para ver que clube é que este indivíduo irá enganar a seguir, ou melhor, qual é o presidente de clube que irá ser enganado. Relativamente à arbitragem, penso que de uma forma geral esteve bem, mas com um erro clamoroso que foi não ter assinalado o penaltie sobre o Diego, que a sê-lo e se fosse transformado, tiraria algum do nervosismo aos jogadores.

Eu sei que ao não assinalar a infracção, o árbitro tem de mostrar amarelo ao jogador, ou será assim na maioria dos casos, mas vou só lançar uma apreciação que tem única e exclusivamente a ver com a quantidade de amarelos mostrados neste campeonato, e que é a seguinte: Diego viu pela oitava vez o cartão amarelo durante este último jogo, Petit viu o seu sétimo da temporada, Tiago do Boavista tem outros tantos e Beto do Sporting, quantos tem? Para mim não é muito importante ter este rigor no número de amarelos, até porque nem tenho a certeza dos números, mas acho estranho que um jogador criativo, disciplinado e com funções de ataque, tenha mais amarelos e seja mais castigado do que jogadores que têm unicamente a função de defender. Enfim, tudo está bem quando acaba bem, a ver vamos.

Uma coisa é certa, o FCP está ainda nos lugares cimeiros por mérito dos últimos jogos e porque os adversários não conseguem ser suficientemente convincentes para se destacarem.
Por último o jogo do Braga, em que esta foi a melhor equipa em campo, e só saiu derrotada por manifesta falta de sorte dos seus jogadores.

O Penafiel também não jogou mal, mas limitou-se a esperar por um lance de sorte, como o foi o lance do seu golo na sequência de um canto. Diria que a classificação está ao rubro, as exibições também, e sabendo que o Sporting defronta Benfica e Braga e que daí existirá perda de pontos, resta ao FCP ganhar os seus jogos para assim poder aproveitar o que os outros não conseguirem fazer, já que o campeonato estava perdido e só foi relançado para os azuis e brancos pela ineficácia dos outros.
Gostaria de não deixar passar em claro duas situações que me causam repulsa.

A primeira prende-se com o facto de que António Figueiredo, ex-dirigente do Benfica e actual presidente da SAD do Estoril, disse publicamente que esperava ajudar o Benfica a ser campeão. A segunda prende-se com o facto das declarações de Luís Filipe Vieira insultarem Carlos Xavier e das de José Veiga insultarem o treinador do Estoril.

Se no primeiro caso eu até posso entender a posição pessoal e unicamente pessoal do benfiquista presidente daquela SAD, a segunda é reveladora da estirpe dos dirigentes benfiquistas, que terão mais a perder se o Benfica não for campeão do que a ganhar se o for, e tentam pressionar aqueles que não controlam para atingir os seus objectivos. As declarações destas duas personagens, a postura ao longo do jogo no banco de suplentes, a sua forma de estar que deixa muito a desejar, são de evitar, denunciar, criticar e afastar do futebol. Quem aponta o dedo aos outros deve retratar-se, pois verifica-se que são totalmente falsos os moralismos destas pessoas. Há quem queira fazer-se notar, destacar e vencer, mas desta maneira só se for pela negativa. É esta a grandeza do Benfica, dos seus dirigentes, jogadores e simpatizantes? Para quem critica Pinto da Costa e Reinaldo Teles não estão mal, nada mal aliás!

Chegou o Vitoriano Vimaranense

Antes de mais, agradecer o convite que me fizeram para escrever neste Blog.

Segundo umas pequenas palavras sobre mim, tenho 35 anos, sou Vitoriano desde que me lembro, sócio, portador de Lugar Anual e Presidente de um clube de Futebol Amador, estas são as minhas linhas de introdução e no futuro serão as minhas linhas de escrita.

O VSC, o Futebol Amador (Atlético Clube de Guimarães) e a minha Cidade.



Novamente um muito obrigado a todos e brevemente uma pequena introdução da minha vida ao Futebol.

Mais um bom espectáculo



Um ambiente contagiante, um jogo intenso, muita entrega e uma vitória do Penafiel!... :-D
Resume-se a isto o jogo de ontem entre o Penafiel e o Braga. Posso garantir que esta equipa do Braga foi até ao momento, a par de Guimarães e Sporting, as equipas que melhor futebol jogaram este ano no 25 de Abril.

O Sporting de Braga começou por "encostar" o Penafiel atrás, no entanto, através de Wesley e de N'doye, o Penafiel soube sempre reagir. Aos poucos foi-se vendo que a sorte do jogo não estava com o Braga. Duas perdidas escandalosas de João Tomás, uma delas com a baliza completamente aberta, depois da bola ter tabelado nos dois postes provam precisamente isso. Falta de sorte ou azelhice?... :-)


Quero no entanto falar também do ambiente que se viu em Penafiel. Estádio com mais de 3/4 da lotação cheia, os adeptos das duas equipas a puxarem pelos jogadores, posso mesmo dizer que não houve momentos de silêncio. Excelente!... Nota apenas para no final do jogo uns desacatos criados pela claque do Braga (o habitual mau perder)...


Por fim, uma palavra para a época do Penafiel. É muito bonito uma equipa com o orçamento mais reduzido da Superliga chegar a 4 jornadas do fim e ter a manutenção assegurada. Muito deste sucesso deve-se, para mim, ao treinador Luís Castro, um treinador da nova geração, com um discurso positivo, que colocou a equipa a jogar futebol e a bater-se com algumas das boas equipas deste campeonato. Obrigado Luís!...
Ah, e já me ia esquecendo... O Penafiel este ano ganhou os dois jogos que fez com o Braga, uma das equipas que melhor joga na Superliga... Significativo, não é?...