terça-feira, abril 18, 2006

Análise Atacante - Liga BetandWin.com, jornada 31

A jornada 31, da Liga BetandWin, começou na sexta-feira, com a vitória do Belenenses, no Restelo, frente ao Vit. Setúbal, que tem a cabeça na Final da Taça de Portugal e tendo já garantido a permanência, anda a “passear” no campeonato. Apesar de tudo a vitória azul começou com mais um penalty que o não era, uma vez que o jogador sadino joga a bola com o tronco e nao com um dos membros superiores. Contudo resultado justo e fácil. De qualquer maneira a vida ainda não está fácil para os de Belém e uma derrota na próxima jornada em Paços de Ferreira, complica as contas novamente.

Ainda neste dia jogou-se um enfadonho FCPortoUnião Leiria, que com a quase entrega do titulo aos azuis, a jornada passada, jogaram pouco mas QB para vencer uma União pouco unida, sendo que alguns dos seus jogadores andaram à estalada, entre si, em campo. Adriano voltou aos golos e um golo só bastou para fazer a festa que ainda foi maior no dia seguinte com o empate leonino. Assim sendo se o FCPorto ganhar em Penafiel é automáticamente campeão.

No sábado havia jogos “grandes”, não pela grandiosidade das equipas mas pela devido à luta feroz pela permanência, onde estão envolvidas pelo menos 9 equipas.
Assim quem jogou em casa pouco beneficiou disso e nos três jogos que decorreram às 16 horas só uma equipa venceu em casa.

Venceu então o Vitória S.C, por 3-1, frente ao despromovidissimo Penafiel, que anda a fazer pouco mais que figura de corpo presente, durante toda a época. Os de Guimarães lá continuam a sua saga rumo à não descida, algo que só mesmo os vitorianos e as pessoas que acham que há equipas que são beneficiadas em prejuizo de outras, acreditam. De resto Portugal em peso já vê o Vitória S.C. na Liga Honra. Na sexta-feira pode ser o principio do fim dos Vimaranenses ou o continuar do sonho, sendo que com uma vitória deixam os lugares de despromoção pela primeira vez esta época.

Nos outros dois jogos resultados iguais, até na expressão, 1-4. A Académica que começou as duas últimas jornadas a ganhar e se deixou perder e empatar, desta vez mudou de táctica, e começou a perder para dar a volta ao resultado. Tendo com isso quase que condenado em definitivo os vilacondenses, que só tem um jogo mais em casa e com o Sporting e tendo em conta que os outros jogos são em Leiria e Barcelos quase me atrevo a avançar que o Rio Ave não pontua mais até ao fim da época, mas vamos ver.
A Briosa por seu lado, voltou a sonhar com a permanência e ganhou num campo tradicionalmente dificil, como o Estádio dos Arcos, onde FCPorto não ganhou e o Benfica ganhou nos instantes finais. A proxima jornada é em casa com o Sp. Braga que vem de uma derrota, e duas derrotas seguidas para os minhotos é quase improvável, por isso a Académica se não ganhar em casa aos encarnados vai depois a Belém e vai ser um jogo terrível para ambas as formações.

A Naval que tem vindo a surpreender, desde que entrou o treinador que lhes deu a subida, Rogério Gonçalves, voltou a surpreender mas pela negativa. Perder 1-4 em casa com o Gil Vicente é quase um resultado histórico e os de Barcelos depois de queixas várias nos últimos jogos, ganham novo alento complicando as contas a todos, uma vez que depois do empate caseiro da última jornada frente ao Estrela Amadora, práticamente já não contavam com os gilistas na luta.
Neste jogo um dos destaques é sem duvida a entrada assassina de Taborda, que está de acordo com o que o clube tem feito esta época, ou seja, “distribuir fruta” a tudo o que tenha duas pernas e corra com uma bola nos pés. Começou aí o declínio da equipa, que pessoalmente, pelo que vi na Reboleira, e em outros jogos, e da violencia com que abordam os lances são equipa “non grata” nesta liga. Para a semana jogam em Alvalade e uma derrota começa a enervar os figueirenses. Os de Barcelos recebem então os de Vila do Conde e pode ser o salto para fora da linha de água.

Ao fim da tarde, na Reboleira o Sporting que vinha de ver o sonho do titulo esfumar-se, “não apareceu” ao encontro com o Estrela Amadora e deixou-se dominar, por completo, por uma equipa que tem quase garantida a permanência faltando apenas o quase.
A primeira parte do jogo só deu Estrela que por manifesto azar não saiu para o intervalo a ganhar. Na segunda parte o raspanete de Paulo Bento e o refrescar do meio campo leonino trouxe o Sportig à partida, que equilibrou a contenda, mas que só teve um lance de real perigo quando Carlos Martins, de livre directo, obriga Bruno Vale à defesa da noite. No final e num remate de longe de Rui Borges, que Ricardo defende para a frente, quase dava a vitória aos tricolores que viram Bevacqua falhar um golo feito, sendo que fica no ar possivel penalty do defesa leonino, que incomoda o jogador estrelista na altura do remate fazendo-o cair. Assim o Estrela continua a somar pontos preciosos e o Sporting vê o lugar ameaçado, podendo cair de um possivel primeiro lugar para o terceiro, até ao fim da época.

O dia terminou com a vitória do Benfica num campo em que já não vencia a 10 anos e que, devido ao empate dos Leões, relança a luta pelo segundo lugar. Algo que se prevê muito renhido e interessante. O Boavista deu passo atrás, na luta pela Europa, mas tendo em conta, que os adversários directos também não pontuaram, não foi mau de todo mantendo a posição e as aspirações. O Benfica, foi quase que passear até ao Porto e marcou 3 golos dos quais um anulado e alguns lances inacreditávelmente falhados. Para a semana vai a casa de um adversário directo dos axadrezados e quer manter a pressão sobre os de Alvalade. Os de "Xadrez" vão ao dificil terreno do Vitória, e este Boavista já não ganha à 8 jogos, vamos ver o que dá este encontro.

No domingo, dia de Pascoa, houve apenas um só jogo, o derby regional madeirense, que deu vitória aos donos da casa, o Maritimo, que com mais ou menos esforço levaram de vencida um Nacional pouco apostado em fazer frente aos maritimistas. Assim sendo a luta pela UEFA pode ficar ao rubro uma vez que os próximos jogos do Nacional, exceptuando o Benfica, são com os adversários directos, Boavista e Vit. Setúbal.
O Marítimo ou beneficia do facto de não se descer com 39 pontos ou mesmo com esta vitória terá tarefa complicada e poderão salvar-se apenas com os resultados entre as outras equipas que lutam para não descer uma vez que ainda vão a Coimbra e Setúbal e recebem o Paços de Ferreira em busca de pontos.

Na segunda-feira, nova grande surpresa, o também “já despromovido” Paços Ferreira, deixou todos os outros de cabelos em pé, indo ganhar a um campo dificílimo, onde inclusivé esta época nenhum dos grandes ganhou e só o FCPorto pontuou. E passou a “batata quente” dando um salto na classificação deixando a linha de água a três pontos e pode já nesta jornada fazer os 40 pontos necessários à permanência, uma vez que recebe o Belenenses. Se não ganhar, este resultado em Braga pode não ter servido para nada, uma vez que vai ainda à Madeira e recebe o Benfica. Quanto ao Sp. Braga e se duvidas haviam, ficará em 4º lugar uma vez que está a nove pontos do 3º e a seis do 5º e tendo em conta os jogos que se avizinham entre várias equipas, só muito remotamente se alterará a classificação nesse ponto.

Sem comentários: