sexta-feira, abril 28, 2006

Antevisão da 33ª Jornada

Vamos entrar nas duas últimas jornadas do nosso campeonato. Com a questão do título decidida para os lados do Dragão, estas rondas vão clarificar o que falta por definir, tanto em termos de Liga dos Campeões, como a última vaga a preencher para a Taça UEFA e quem acompanha o Penafiel na descida à II Liga.
O lugar que falta preencher para a Taça UEFA pode ficar decidido amanha quando terminar o Nacional-Boavista. Em caso de vitória do conjunto de Carlos Brito conquista encima da linha o lugar europeu, que parecia fácil, depois do excelente início de 2ª volta. Caso vença, o Boavista passaria a dispôr de 4pts de vantagem sobre o Nacional, o suficiente para entrar na última jornada descançados. Caso não vença, a decisão adia-se para a última ronda, mas ai o caso muda de figura, pois o Boavista recebe o Campeão Nacional, FC Porto, enquanto que o Nacional desloca-se ao terreno do Vit. de Setúbal, que já garantiu um lugar na UEFA via Taça de Portugal. Irá certamente ser um jogo empolgante, pois o Nacional vem subindo de forma, e os últimos resultados comprovam-no: nos últimos três jogos alcançou uma vitória gorda frente ao Belenenses por 4-0, e um empate, também em casa, frente ao Benfica, já ao cair do pano. Pelo meio uma derrota nos Barreiros, no derby madeirense.

Quem também joga muito da temporada nesta jornada e parece condenado ao insucesso, é o Vit. de Guimarães. Os vimaranenses têm uma difícil deslocação ao Dragão e embora o FC Porto já seja campeão, não se esperam facilidades, uma vez que este é o jogo da consagração para os portistas. Do lado do Vitória, a esperança é a última a morrer e espera-se grande apoio dos sócios vitórianos, a julgar pela rápida venda de bilhetes efectuada. O Vitória em caso de derrota pode dizer adeus à I Liga, facto que iria empobrecer a competição na proxima época, já para não falar no rombo monetário que a náu vitoriana iria sofrer.

O Benfica também tem muito a perder nesta jornada. Os encarnados, que na jornada passada, não conseguiram manter a vitória frente ao Nacional, recebem o Vit. de Setúbal. Petit já recuperou e deverá jogar de início, o que dará ao meio campo aquilo que faltou na jornada passada: garra e consistência. Os encarnados podem jogar com o facto de todos os jogos se realizarem a mesma hora, não sendo assim pressionados pelo resultado do Sporting. O Benfica para ainda sonhar com o apuramento directo para a Liga dos Campeões tem que vencer estes dois últimos jogos e esperar que o Sporting não ganhe nenhum.

E a tarefa para os leões não se afigura nada fácil. O Sporting desloca-se ao terreno do aflito Rio Ave. Depois do empate da passada jornada em casa e sem golos, os leões vêm aumentar para três os jogos sem marcar um golo. Ainda por cima Sá Pinto não vai poder jogar devido a castigo, o que vai enfraquecer a equipa. A motivação leonina pode ser baseada no facto de apenas dependerem deles próprios para garantirem o 2º lugar. Por seu turno, o Rio Ave, vem de três derrotas consequtivas e sempre com adversários directos na luta pela manutenção, o que fez com que a equipa cai-se na penultima posição com apenas 34pts. A situação é a mesma do Vitória: em caso de derrota, os vilacondenses podem-se despedir da I Liga. Agostinho já deu o mote, afirmando que vão vencer o jogo.

O Marítimo, que na jornada passada garantiu a permanência, recebe o Paços de Ferreira. Os pacenses estão a um passo de garantirem a permanência, mas o empate pode ainda não chegar. Por isso têm que ir aos Barreiros tentarem vencer o Marítimo, pois assim poderiam abordar a última ronda com alguma serenidade, pois recebem o Benfica. Em caso de derrota, nada está perdido, mas iria proporcionar um final electrizante para a equipa de José Mota. Os madeirenses já respiram tranquilamente, pois qualquer que seja o resultado, em nada afecta a permanência.

O Belenenses recebe a Académica, e a história é a mesma do Paços de Ferreira. Estas são duas equipas que estão quase com a permanência garantida, mas ainda nenhuma o conseguiu. Aquela equipa que vencer garante a permanência, se empatarem, o Belenenses pode garantir na mesma, caso o a Naval o Rio Ave e o Vitória percam, caso alguma destas equipas ganhe, a incerteza manter-se-a até ao fim. A Académica é que só a vitória interessa, pois um empate adiaria tudo para a última jornada.

O Sp. de Braga recebe o Gil Vicente de alma renovada. As duas últimas vitórias tiraram a equipa do incómodo penúltimo lugar que ocupavam, e posicionaram-se acima da linha de agua. Os 36pts não dão muita margem de manobra, por isso o único resultado que interssa é a vitória. Para isso, já foram disponibilizados autocarros e bilhetes para os sócios se deslocarem a Braga para apoiarem a equipa. Uma vitória não garante nada, mas permite encarar a recepção ao Belenenses, na última ronda com mais optimismo. Uma derrota deixaria a incerteza e o desespero de ter que vencer de qualquer forma no último jogo. Alheio a tudo isso e com a posição já definida, está o Sp. de Braga. Apesar disso, não quererá dar o jogo ao adversário, portanto espera-se um bom jogo de futebol.

A Naval recebe a União de Leiria, em mais um jogo importantissimo para os figueirenses. A ocuparem a primeira posição de descida em igualdade pontual com o Gil Vicente, a Naval perde no confronto directo. Por isso a vitória é o único resultado que interessa, até porque na última ronda a deslocação a Penafiel, não oferece grandes dificuldades. Os leirienses, com a permanência já garantida, não quererão descer mais lugares na tabela, por isso também querem vencer o jogo.

Por último, o Estrela da Amadora recebe o Penafiel. Está é uma boa oportunidade para os estrelistas garantirem a permanência já nesta ronda, pois em caso de vitória alcançariam os 42pts, ou seja, a meta segura. O empate também serve, desde que Naval, Rio Ave e Vit. de Guimarães não vençam. Caso o Estrela não consiga vencer, o que me parece muito diíicil, sem menosprezo ao Penafiel, adiam tudo para a última ronda, na visita ao Vit. de Guimarães.

Está jornada é realizada toda a mesma hora, ou seja, os jogos começam todos as 18:30 de Domingo, menos o Nacional-Boavista que é as19h de amanha. A Sport Tv irá transmitir este jogo, assim como o Rio Ave-Sporting e o FC Porto-Vit. de Guimarães, em simultaneo, no Domingo. Também no domingo a TVI transmitirá o Benfica-Vit. de Setúbal. Esta situação irá proporcionar o zapping pelos dois canais. Quem possuir a powerbox, sistema digital da Tv Cabo, poderá ver em simultaneo os dois jogos que serão transmitidos pelo canal, graças à função multijogos do aparelho.

Sem comentários: