sexta-feira, abril 28, 2006

Apresentação do Euro sub17 no Luxemburgo

Está á porta mais uma grande competição!
Não, não vos falo do Mundial da Alemanha nem tão pouco do Euro sub 21, mas sim do Euro sub 17, que se vai iniciar dia 3 de Maio no Luxemburgo

O Euro sub 17 é uma espécie de cartão de visita, de algumas das mais cintilantes estrelas do futebol de formação Europeu.
Os olheiros serão ás centenas, os primeiros contratos milionários serão assinados e os primeiros grandes nomes do futuro serão falados e idolatrados.
É sem dúvida alguma uma competição imperdível.


Aqui ficam os primeiros dados sobre a competição


História

O Euro sub17 é o herdeiro do extinto Europeu de sub 16, propriedade quase exclusiva das selecções Portuguesa e Espanhola.
Assim, em termos oficiais o Euro sub17 existe desde a temporada 01/02, onde a Suíça saiu vencedora. Selecção essa, que foi crescendo e que recentemente se bateu com Portugal para a qualificação para o Euro sub21, onde Chiumento entre outros mostraram pormenores, muito embora, de nada tenha valido, pois Portugal foi superior.

Apesar da vitória helvética, o ceptro de campeões de nada valeu aos suíços em 2003, pois foram eliminados ainda na qualificação, o que demonstra a grande competitividade existente entre as selecções europeias neste escalão.
Portugal sagrou-se campeão, numa excelente final frente á Espanha. Na altura actuavam nomes como Moutinho (suplente), Vieirinha, Miguel Veloso, Bruno Gama, entre muitos outros, e acabou por ser Maradona com o seu fantástico pé esquerdo a decidir.
Portugal vencia o troféu em casa, na cidade de Viseu.

Em 2004 seguiu-se a vitória da selecção Francesa, e no ano seguinte foi a Turquia numa conquista surpreendente frente á toda poderosa Itália.


Ranking

Em termos de conquistas de troféus deste escalão existe um claro domínio dos países Ibéricos, muito devido ao sucesso no recentemente substituído Euro sub16.
Assim a Espanha lidera a tabela com 6 títulos, Portugal com 5 e em terceiro surge a Alemanha com 2 triunfos. Seguem-se depois algumas selecções com 1 triunfo apenas.


Estrelas Cintilantes

Dos atletas que já passaram por esta competição criada em 2002, salientam-se os nomes de Cristiano Ronaldo, Rooney, Senderos, entre outros, e se tivermos em conta o já substituiído Euro sub16 (que se disputou desde 82) podemos referir 2 nomes de peso no Futebol Mundial: Henry e Figo.


Formato da Competição

O torneio final é composto por 8 equipas dividido por 2 grupos.
Para se chegarem aos 8 finalistas, são efectuadas 2 fases de eliminação
.

Numa primeira fase de eliminação são criados grupos de 4 equipas, onde se disputam os 2 lugares cimeiros, que dão acesso á fase seguinte. São também apurados alguns dos melhores terceiros classificados.
Esta fase realiza-se entre os meses de Dezembro e Agosto.
Nota: Nesta fase de qualificação as 3 selecções com melhor coeficiente encontram-se imediatamente apuradas para a fase seguinte, não actuando nesta fase eliminatória.

Na 2ª fase eliminatória, a “Elite Round”, são compostos 7 grupos de 4 equipas, apurando-se o vencedor de cada grupo, vencedores estes que se juntam á selecção da “casa” para se disputar a fase final do Europeu.
Esta fase eliminatória é disputada no mês de Março.

Finalmente na Fase final, temos os 7 vencedores dos grupos mais a selecção da casa, que são divididas em 2 grupos, apurando-se os primeiros 2 de cada grupo para a semifinal, e posteriormente final.



Nota: O Futebol de ataque seguirá atentamente a par e passo o Euro sub 17. Para melhor compreensão da prova, num próximo post divulgaremos o sorteio dos grupos e calendário dos jogos. E por fim, num terceiro post serão apresentadas as equipas e suas principais estrelas.
A partir de dia 3, acompanharemos os jogos e incidências da prova.

Sem comentários: