segunda-feira, abril 17, 2006

Chega de Roubo! Queremos Futebol!

Depois dos escandalos ocorridos durante o campeonato brasileiro de 2005, onde o ex-arbitro Edilson Pereira de Carvalho foi impedido, para todo o sempre, de atuar como arbitro de futebol profissional devido a denuncia que teria manipulado todos os 11 jogos os quais atuou, os quais foram anulados e posteriormente re-jogados, com está alteração o maior beneficiado foi a equipe do Corinthians que acabou lucrando mais pontos em relação aos outros resultados. E além do que ficou conhecido como "escandalo do apito" houve também um péssimo nivel de arbitragem que acabou prejudicando a equipe do Internacional e ajudando o Corinthians no jogo entre as equipes a poucoas rodadas do final.
Outra denuncia foi o "conselho" dado apela CBF aos arbitros de apitar com mais "carinho" em favor dos times cariocas (os quais apresentaram um futebol digno de terceira dvisão, exceto o Fluminense), o que gerou revolta por parte dos times dito "pequenos" que lutam para permanecer na 1ª divisão mas vez por outra são claramente prejudicados nas arbitragens, esté fato é observados desde os tempos mais remotos do futebol, mas nunca foi debatido no mais alto nivel de representação nacional, e ainda não está sendo, visto que o caso foi "abafado" pelas autoridades maximas do futebol nacional, que com certeza não querem ver uma primeira divisão sem times como Flamengo (que a anos, ou até mesmo decadas nãio briga pelo titulo), Vasco ou Fluminense.
Destes, vale enfatizar o Flamengo, que sempre é ajudado nas retas finais de campeonato. Isto não é especulação ... é fato! Depois de permanecer um campeonato inteiro na zona de rebaixamento sempre o Flamengo cria forças sobrehumanas nos fins de campeonato e consegue vençer equipes como São Paulo, Palmeiras e Corinthians nas ultimas rodadas do torneio. Esta é a famosa campanha "salve o Flamengo" que já dura muitos anos.
A pergunta seria por quê a CBF não gostaria de ver o Flamengo na segunda divisão?
Tradição?
Não! Palmeiras e Botafogo são times de tradição no cenário nacional e já estivem vitando a segundona.
A resposta é o bom e velho dinheiro!
O Flamengo é mundialmente conhecido como o time de maior torcida do mundo, são cerca de 30 milhões de torcedores, muito maior que a população de muitos paises do mundo.
Para quem não sabe, para um jogo de futebol ir ao ar se faz um calculo do tipo: quantos torcedores de cada time existem nos locais onde seram transmitos os jogos, depois disso é escolhido qual será o jogo que trará mais renda para a rede redentora dos direitos de transmissão.
Seria economicamente ruim ter um time com 30 milhões de telespectadores na segunda divisão, onde o foco do publico é extremamente reduzido, e além de "por" 30 milhões de torcedores na segunda divisão haveria menos 30 milhões na primeira ... o que seria um desastre total!
Hoje o Flamengo já sofreu a primeira derrota do ano, vamos acompanhar o desenvolvimento deste campeonato para por a prova a moralização do futebol brasileiro, tais fato NÃO podem acontecer em nenhuma parte do mundo.

Sem comentários: