quarta-feira, abril 12, 2006

Contratações do Benfica


Aquelas que seriam grandes contratações para o clube saem sempre goradas, falo por exemplo do guarda-redes Sueco Andreas Isaksson, de Salomon Kalou, Robinho(este ainda tem que mostrar mais)e outros mais. Na reabertura de mercado em Janeiro o Benfica reforçou-se em muita quantidade, mas com pouca qualidade. Grande parte dos reforços foram uma desilusão. Vou analisar as aquisições por sectores:

Guarda-redes:
Foi contratado Moretto e logo após dois ou três treinos relegou Quim para o banco. Na altura escrevi um post em que dizia que Quim e Moreira eram melhores que o Brasileiro e que este apenas jogava para justificar a palhaçada que foi a sua aquisição e ainda hoje mantenho a mesma opinião. É capaz de grandes defesas, mas também é capaz dos erros mais infantis. Penso que um guarda-redes que com estas características transmite muita intranquilidade à equipa.

Defesa:
Aqui as aquisições foram bastante acertadas. Nelson, Anderson e Léo não deixam duvidas quanto à sua qualidade. O Cabo Verdiano poi perdendo fulgor com o decorrer da época ao que parece devido a uma pubalgia.

Meio campo:
Neste sector as aquisições foram todas falhadas. Karagounis está a receber bastante para jogar 20 minutos. Robert marcou o golo ao Porto e nada mais de significativo fez. É um fantasma dentro do campo. Marco Ferreira foi comprado com que objectivo? Será que foi só para se dizer que se foi roubar um jogador ao FCP? Karyaka é um jogador que aprecio e como tal não percebo as poucas oportunidades que teve, ainda por cima comparando com Robert e Geovanni que andam completamente perdidos em campo e são sempre opção. Manduca não me está a surpreender, pois acho que é um bom jogador para equipa que lutam por outros objectivo, mas é um jogador mediano para uma equipa como o Benfica.

Ataque:
Miccoli foi uma pena estar tanto tempo lesionado, mas é um jogador de muita qualidade. O Benfica tem que exercer o direito de opção. Sobre Marcel não sei o que dizer. É um jogador que na minha opinião tinha tudo para se impor no Benfica, mas quase não teve oportunidades.

Equipa técnica:
A pior de todas as aquisições. Koeman apenas esteve a um nível aceitável em alguns jogos da Liga dos Campeões.

A próxima época:
A sair:

Moretto(aproveitar a exposição da Liga dos Campeões para ver se algum cego o quer).
Ricardo Rocha voltou a pedir para sair e acho que o clube o deveria fazer, pois apesar de estar insatisfeito é daqueles que sempre deu tudo o que tinha em campo.
Beto: A falta de qualidade é personificada em Beto, mas devo dizer que ainda assim dá o que tem, pena que os jogadores de qualidade que o SLB tem não façam o mesmo.
Karagounis: Jogador para 20 minutos? Apostem nas camadas jovens.
Geovanni: O Soneca pode ir embora, pois numa época faz 2 ou 3 jogos em condições. Nos restantes é tal como Robert um fantasma em campo.
Karyaka: Se é carta fora do baralho, mais vale vender
Manduca: Não é jogador para o Benfica.
Robert: Por alguma razão nem no Pompey era titular.
Mantorras: Não compreendo a admiração que os adeptos sentem por ele. Tinha um enorme potencial, lesionou-se e jamais estará a 100%, mas mesmo assim mantém a sua forma de jogar, ou seja individualmente, correndo com a bola e fintando, desde logo mais susceptível a sofrer faltas e daquelas durinhas.
Simão: Está na altura de o Benfica fazer dinheiro com ele, antes que seja tarde demais. É um excelente jogador, mas não é a estrela que pintam. Tem que se aproveitar a época que fez na Liga dos Campeões.

A manter: Moreira, Quim e Rui Nereu. Na defesa Nelson, Alcides, Luisão (será difícil), Anderson e Léo. No meio campo manter Petit, Manuel Fernandes(este não dever ser mesmo nada, nada fácil), Nuno Assis(jogador barato e que poderá ser útil quando o treinador resolver dar-lhe uma oportunidade). No ataque devemos manter Nuno Gomes(a menos que surja uma proposta boa), Miccoli e na minha opinião Marcel, que se for bem trabalhado ainda pode dar muitas alegrias ao Benfica.

Regressos e jovens das camadas jovens: João Pereira(para defesa direito), Carlitos, José Fonte, João Coimbra, Tiago Gomes e Manuel Curto

Possíveis aquisições: Svard (Guimarães), Benachour(Guimarães), Girberto(Al-Alhy), Saganovsky(Guimarães). Outras mais difíceis a nível financeiro: D’Alessandro(Wolfsburg – Pompey), Yaya Touré(Olimpiacos – este é perseguido por muitos gigantes), Ayla Yussuf(D. Kiev), Ricardo Vaz Tê(Bolton), Elmander(Brondby), Franco Cangele. Faltam-me jogadores para as alas, mas por mais que tente não me lembro assim de nenhum de qualidade e barato)

Sem comentários: