quinta-feira, abril 13, 2006

Copa do Mundo - Analise dos Grupos

Grupo A - Os Donos da Casa


Uruguai campeão em 1930; Itália, em 1938; Brasil vice em 1950; Suécia vice em 1958; Chile terceiro em 1962; Inglaterra campeã em 196; Alemanha, em 1974; Argentina; em 1978; França campeã em 1998; Coréia do Sul na semifinal em 2002. É claro para todos a vantagens dos anfitriões em uma copa do mundo.
A atual vice-campeã do mundo não evolui muito, mas conta com novidades. O goleiro Oliver Khan está com 36 anos e disputa a posição com seu desafeto Lehman, do Arsenal. Na linha, Michael Ballack, capitão do Bayern e da seleção, ainda é o único que pode ser considerado um craque. O ataque segue na cabeça de Klose (polonês naturalizado autor de 5 gols na ultima copa). Seus colegas na frente nasceram todos fora da Alemanha: Gerald Asamoah vem de Gana, Kuranyi é brasileiro naturalizado e a (talvez a única) revelação do time, Lukas Podolski, de 20 anos, também veio ao mundo em solo polonês. O zagueiro Per Mertesacker, de 21 anos e de 1,98m, é a grande aposta na defesa.
A Polônia, que já chegou em terceiro em 1974 e 82, bateu Áustria e Irlanda do Norte em seu grupo e se classificou sem referencia. Seu destaque é o atacante Emmanuel Olisadebe, nigeriano naturalizado. Está em 23º no ranking da FIFA, atrás da Costa Rica (21º) e á frente do Equador (37º), que das quatro equipes é a única que nunca passou da primeira fase.


ALEMANHA

Craque: Michael Ballack (Bayern de Munique - ALE)
Fique de olho: Per Mertesacker (Hannover 96 – ALE)
Site: http://www.dfb.de/



COSTA RICA
Craque: Paul Wanchope (Al – Garafah – QUA)
Fique de olho: Randall Brenes (Bodo Glimt FK – NOR)
Site: http://www.fif.ci/

POLONIA
Craque: Maciej Zurawski (Celtic – ESC)
Fique de olho: Ebi Smolarek (Borussia Dortmund – ALE)
Site: http://www.pzpn.pl/

EQUADOR
Craque: Agustín Delgado (Barcelona – EQU)
Fique de olho: Christian Lara (El Nacional – EQU)
Site: http://www.ecuafutbolonline.org/

Sem comentários: