terça-feira, abril 25, 2006

GOLEANDO: Futebol: Fenómeno social e socializante - Parte I

"Portugal de todos nós - Nacionalismo, Futebol e Media" é um olhar sobre a realidade do futebol, do seu mediatismo pelos meios de comunicação, da sua relaçao com a realidade social de um país. João Nuno Coelho, sociólogo é o seu autor.
Procurei extrair o essencial da obra, para que possam perceber como o futebol "mexe" com as pessoas e com tudo o que a rodeia.


No futebol a identidade pessoal traduz-se no fervor clubistico, factor unificador quando se apoia a equipa de que se é adepto e globalizante quando se apoia a selecção nacional. Actualmente, os indivíduos identificam-se e exaltam-se enquanto cidadãos de um país, mais pela participação dos seus concidadãos em eventos desportivos do que pelos feitos políticos ou económicos do estado desse mesmo país. O futebol enquanto fenómeno desportivo mais relevante sobreleva-se a qualquer outro e a qualquer outra realidade de uma nação. Por todo o lado respira-se futebol, vibra-se com o futebol e vive-se o futebol. Pode um país estar na ruína, mas se existir uma identidade futebolística impar, as pessoas refugiam-se nela. É a identidade nacional mais flagrante.
Passado, presente e futuro de mãos dadas e mercê de partilha do gosto pelo “esférico”. Numa nação como se explica a cultura de um povo se não através de um sentimento de “comunhão e pertença” que une os seus habitantes, território, língua, costumes, politica, economia e riqueza cultural. E o futebol, com tudo o que engloba e caracteriza não podia ser posto de lado.

Sem comentários: