quarta-feira, abril 26, 2006

Lenda Atacante da Semana: Enzo Francescoli

O Futebol de Ataque tem o prazer, de falar-vos de um dos meus jogadores favoritos. Um Uruguaio “mágico”, que perfumou os campos Franceses e Italianos.
Este grande senhor do Futebol chama-se Enzo Francescoli!

Os jogadores Sul Americano costumam dividir-se em 2 estereotipos. Os defesas duros e implacáveis nas marcações individuais, ou então os avançados talentosos, capazes de fazer qualquer coisa com a bola, “as primma donnas”.

Enzo é um destas “primma donnas”, um avançado temível, com um killer instinct assinalável, conhecido como o Gary Lineker do Uruguai.
É considerado um pouco por todo o Mundo um dos mais talentosos avançados dos últimos 30 anos. Endeuzado em Buenos Aires, o River assistiu a uma das mais emocionadas despedidas de sempre em relação a um jogador estrangeiro, quando em 1987 Enzo partiu para Marselha.
Depois de uma liga vencida em França, Francescoli liderou a “menos popular” formação do Cagliari e mais tarde Torino durante 4 anos, Enzo deixava assim a sua marca em Itália com exibições de puro luxo.
Durante a sua carreira Francescoli conseguiu uma percentagem notável: marcou golos em 40% dos jogos que efectuou, mesmo tendo em conta, que o uruguaio actuou em algumas das mais difíceis ligas do Mundo, especialmente a italiana, conhecida pelo seu futebol defensivo.
Hoje em dia espalha simpatia pelo Mundo tendo-se tornado embaixador uruguaio da UNICEF.


Curiosidades:

- Enzo jogou pelo clube de formação Real Cadys Júnior desde os 6 anos de idade, e assinou o seu primeiro contrato de formação aos 14 pela equipa uruguaia dos Wanderers
- Foi três vezes o melhor jogador do campeonato argentino do ano, e o melhor jogador sul americano em 1985.
- Nos campeonatos do Mundo teve prestações desapontantes. 8 jogos repartidos entre 1986 e 90, coroadas apenas com 1 golo.
-Em França, Enzo ganhou uma grande popularidade, sendo coroado com o prémio de melhor estrangeiro do campeonato em 1987.
-Zidane tinha ,em pequeno, Francescoli como ídolo. Zizou acabou até por dar o nome de Enzo a um dos seus filhos, como tributo ao astro uruguaio.

Dados e Estatísticas:

Local de Nascimento: Montevideo, Uruguai
Data de Nascimento: 12 de Novembro de 1961
Internacionalizações: 122 / Golos pela selecção: 20
Clubes: Wanderers, River Plate, Matra Racing, Marselha, Cagliari, Torino
Número de jogos realizados: 197 / Golos: 115
Troféus: Campeonato Francês em 1990


Notas de uma Lenda:

Sucesso: 7.0
Qualidade técnica: 8.0
Trabalho de equipa: 8.0
Paixão: 8.0
Personalidade: 7.0

Total: 38.0

Sem comentários: