quinta-feira, abril 13, 2006

Memória Atacante XXIV

A SpicedBlond continuava o seu exclente trabalho sobre o mundo do Futebol Americano, continuem atentos, porque com este e com os próximos posts da SpicedBlond vão certamente conhecer melhor esta modalidade que deixa os Americanso loucos...
Este post foi publicado no dia 22 de Março de 2005.
Desfrutem...

Arbitragem e Regras

Depois de ontem ter dado início a esta jornada com o Campeonato e as suas regras, hoje irei falar sobre a arbitragem no Futebol Americano, as faltas cometidas e a pontuação.

Arbitragem
Em cada jogo há sempre uma equipa de sete árbitros no campo, cuja função é fazer cumprir as regras, indicar e avaliar faltas. A quebra das regras implica em penalidades a perda de jardas. Os árbitros marcam as faltas apitando ou lançando um lenço amarelo em campo.
Se um técnico discordar de uma marcação pode pedir para rever o lance em vídeo, ao lado do campo. Assim, são raros os erros da arbitragem.

Principais infracções:
Holding (quando alguém é segurado): Acontece quando um jogador segura outro jogador pelo braço ou pela camisola, a única coisa válida é bloquear.
Face masking: Acontece quando um jogador puxa a grade do capacete de outro.
False Start: Acontece quando um homem da linha de bloqueio se move à frente da linha da bola antes do passe desta.
Pass Interference: Acontece quando um defensor impede que um atacante tenha hipótese de receber o passe ou quando um atacante impede que um defensor tenha hipótese de bloquear ou interceptar um passe.
Delay of Game: Quando o relógio que controla as jogadas acaba os 40 segundos sem que a bola tenha sido lançada para o ataque.

Os Árbitros
REFEREE: Árbitro principal.
É o que comanda o jogo com sinais e anúncios oficiais, e ainda o que controla do tempo da partida.
UMPIRE: Árbitro auxiliar. Supervisiona os jogadores de linha, supervisiona a área de passes curtos, e controla os pedidos de tempo (3) pelas equipas.
HEAD LINESMAN: É o supervisor de linha. É ele que supervisiona a equipa de medidores, bolas fora da área do campo no seu lado, e receptores de bola ilegais.
FIELD JUDGE: Árbitro de campo. Este árbitro checa os chutos da linha de scrimmage, passes que cruzam a linha de golo da defesa, bolas soltas, substituições ilegais, sinais de bola morta, interferências e outras decisões.
BACK JUDGE: Árbitro de fundo. Assiste nas decisões sobre recepções e recuperações.
LINE JUDGE: Árbitro de linha. É responsável pela cronometragem, movimentos ilegais atrás da linha de scrimmage, trocas ilegais, e auxilia o árbitro principal detectando variadas faltas. SIDE JUDGE: Árbitro lateral. Este posiciona-se do mesmo lado que o supervisor de linha e observa o movimento dos wide receivers).


Pontuação
Touchdown: Vale 6 pontos. O Touchdown é a pontuação mais importante numa partida de futebol americano. Acontece quando um jogador penetra a endzone ou seja ultrapassa a linha de golo com o controle da bola. Pode ser através de uma corrida, passe, salto ou mergulho. Os Touchdowns são os pontos mais desejados por uma equipa e pelos adeptos.
Touchdown extra: vale 2 pontos. Após o Touchdown, a equipa pode optar por tentar levar novamente a bola para dentro da endzone. Se conseguir, será um touchdown extra.
Ponto Extra: vale 1 ponto: Após o touchdown, o time pode optar por tentar chutar a bola entre as traves em forma de Y. Se conseguir, será um ponto extra.
O ponto extra nada mais é do que um prémio para a equipa que consegue um touchdown.Quando isso acontece a equipa tem duas opções : Concretizar o ponto extra chutando da marca de 2 jardas ou mais como se fosse um field goal ou então tentando a conversão de mais 2 pontos.
Field Goal: Vale 3 pontos. O Field Goal é a segunda maior pontuação possível no futebol americano. É um chuto realizado por um especialista (Kicker) de qualquer parte do campo na teoria. Mas na marca de 30 jardas no campo do adversário é uma distância possível de ser atingida pelo Kicker. A bola deve ultrapassar as duas traves paralelas em forma de Y.
Safety: vale 2 pontos. Acontece quando o jogador com a posse de bola é derrubado dentro de sua própria endzone. O SAFETY é uma pontuação rara no futebol americano. Vale 2 PONTOS para a equipa que conseguir no jogo normalmente e 1 PONTO quando é conseguido num ponto extra.

Sem comentários: