quinta-feira, abril 20, 2006

Memória Atacante XXV

Depois dos arbitros e das posições e numeração dos jogadores a SpicedBlond ensinava-nos todos os pormenores sobre o campo de jogo do Futebol Americano. Estavamos no dia 23 de Março de 2005 quando a saudosa Spicedblond continuava desta forma a sua aventura por terras do Tio Sam.
Quero apenas dizer que estes posts da SpicedBlond são recordados exactamente da forma como foram publicados na altura, e nesta altura o nosso Blog ainda não era ilustrado com fotos...

O Campo

Hoje irei abordar a composição de um campo de Futebol Americano.

COMPRIMENTO TOTAL DO CAMPO. O comprimento total do campo é de 120 jardas (109,7 metros). O comprimento total inclui as duas áreas de golo (endzone). A largura do campo é de 53.3 jardas (48.7 metros). Essa área esta compreendida entre as duas End Lines e as duas Side Lines.

ÁREA DE JOGO (PLAYING FIELD) :- A área de jogo, ou seja a região do campo onde acontece a maioria das jogadas, tem 100 jardas (91,44 metros) de distância. Essa área vai de uma Goal Line a outra e está entre as Side Lines.

COMPRIMENTO DA ENDZONE : - É a área compreendida entre a Goal Line e a End Line, limitadas nas laterais pelas side lines. A Goal Line faz parte da endzone, a End Line é considerada fora de campo. Na Endzone acontece o realização dos pontos mais importantes dos jogos, o TOUCHDOWN.

SIDELINES : - É o limite do campo nas laterais. Em cima da side line é considerado fora de jogo, portanto nas sidelines caso alguém esteja sobre elas, é considerado fora de campo.

END LINE : - É a linha final do campo, paralela as goal lines. A End Line é considerada área externa do campo. Se algum jogador estiver sobre a end line esta fora de jogo.

GOAL POST : - São as "traves" do futebol americano. Têm um formato em "Y" muito característico. O "Y" projecta-se no centro da endzone para trás das End Lines. São pintados sempre com a cor ouro claro.
Passando a bola por entre os postes perpendiculares, é possível a anotação de dois tipos de pontuação.Um field goal que valem 3 pontos e o ponto extra que vale 1 ponto,

GOAL LINE : - As Goal Lines estão incluídas na área das endzones, ou seja se a bola estiver num plano acima das goal lines é considerado dentro da endzone.

ENDZONE : - Área de anotação de pontos. Aqui acontecem os Touchdowns, safeties ou conversão de 2 pontos após Touchdowns. A Endzone engloba as goal lines e é limitada lateralmente pelas side lines e no final pela end line. É sem dúvida a região mais importante do campo e onde 99% das partidas são definidas.

HASHMARKS :- São pequenas linhas internas do campo. Quatro colunas de hashmarks são pintadas ao longo de todo o comprimento do campo. Estão localizadas a 21,3 metros das sidelines. São sempre em número de 4 marcas até á linha que demarca 5 jardas no campo .
As hashmarks são muito importantes na orientação para os árbitros de onde se encontra a bola após o término de uma jogada. Sem essas pequenas marcas seria muito difícil para os árbitros se orientarem e determinarem o local exacto ou bem próximo de onde a bola parou.

LINHAS DAS 5 JARDAS : A cada 4 "hashmarks" uma linha que atravessa o campo unindo as sidelines opostas é traçada marcando 5 jardas no campo.

Sem comentários: