domingo, abril 23, 2006

Nacional Vs. Benfica



Perante um estádio Eng. Rui Alves completamente lotado (também não é difícil...), o Benfica jogava uma cartada decisiva na luta pelo apuramento directo para a Liga dos Campeões.
A popular claque feminina dos Nacionalistas encarregou-se de criar um ambiente “acolhedor” à equipa encarnada, o que juntamente com um relvado em muito mau estado foram 2 factores importantes no desenrolar do jogo (a claque feminina, pelo menos a nós adeptos, irrita bastante... )
Nunca tive a oportunidade de visitar este estádio, apenas conheço o que a maioria de nós adeptos conhece pela TV e através de fotos na comunicação social, e apesar de correr o risco de estar a dizer alguma asneira, fica a ideia que este estádio não tem as mínimas condições para receber jogos da Superliga BetandWin, e ano após ano continua com as mesmas condições do ano anterior. Até quando vai ser isto permitido?


A equipa

O Benfica entrou com um 11 inicial sem grandes surpresas, Moretto, Ricardo Rocha, Luisão, Anderson, Léo, Manuel Fernandes, Beto, Geovanni, Manduca, Simão e Miccoli.
Com Petit e Nuno Gomes castigados nada de novo no 11 inicial.

Destaque maior para Fabrizio Miccoli, que marcou um golo e procurou muitos mais que por falta de apoio ou azar não surgiram...
Moretto procura a tranquilidade, e até deu para fintar...
Todos os outros com uma exibição descolorida, que acabou por resultar num empate justo para as 2 equipas.


O Jogo

O jogo começou com Simão a aparecer isolado pela esquerda e a rematar à malha lateral já de angulo difícil, Miccoli pouco depois desperdiça um livre que poderia ter sido perigoso, e com isto tudo pensei que o Benfica com maior ou menor dificuldade venceria o jogo...
Puro engano, e Miguelito veio confirmar isso mesmo quando aos 21 minutos atira contra os pés de Moretto completamente isolado à entrada da pequena área...
Durante a primeira parte destaque para a lesão do capitão Simão que deu o lugar a Robert, e para alguns lances de perigo na área do Benfica, essencialmente na sequência de lances de bola parada.

Na segunda parte o Benfica entrou com um grande golo de Fabrizio Miccoli, golo que tranquilizou a equipa e parecia lançar o Benfica para uma vitória importante.
Pouco depois Manduca falha à boca da baliza um golo que parecia certo, e com a entrada de Karagounis o Benfica parecia controlar o meio campo e assegurar uma vitória importantíssima.
No entanto o Nacional não desistia do jogo, e depois de alguns calafrios na área encarnada (pontapé de bicicleta de Alexandre Goulart e 2 lances em que Moretto segura apenas à segunda) o Nacional chega à igualdade a 1 minuto dos 90 na sequência de um canto em que Ricardo Fernandes se antecipa a Luisão e cabeceia sozinho para o fundo das redes encarnadas...
Estava feito o resultado final, Nacional 1 – Benfica 1, primeiro empate na história dos confrontos entre as 2 equipas na Madeira...

O Campeonato

Com o empate do Sporting o objectivo da Liga dos Campeões continua ao nosso alcance, restam os jogos com Vitória de Setúbal em casa e Paços de Ferreira fora na última jornada.
O Sporting desloca-se a Vila do Conde na próxima jornada e recebe o Braga na última jornada...
3 pontos separam o Benfica do apuramento directo para a Liga dos Campeões, vamos sonhar...

Nota Positiva

O empate do Sporting mantém o Benfica na luta pelo 2.º lugar. Algo que pode vir a ser bastante importante na próxima época, evitar jogar a pré eliminatória pode vir a ser importante...

Nota Negativa

O estádio do Nacional, é pena que estádios destes recebam jogos do escalão principal do futebol Português...

O Benfica jogou com apenas 3 Portugueses no 11 inicial, com a saída de Simão acabaram o jogo apenas 2 Portugueses...

Declarações Atacantes

Koeman

«Este é um campo complicado. Na segunda parte melhorámos, fomos a equipa que mais atacou e marcámos um golo. Depois não conseguimos sentenciar a partida quando o Manduca teve uma grande oportunidade. Nos últimos minutos, faltou-nos um pouco de tranquilidade e acabámos por sofrer um golo de canto. As hipóteses de chegarmos ao segundo lugar depende do resultado do Sporting. No entanto, vamos lutar até ao final do campeonato»

Sem comentários: