quinta-feira, abril 20, 2006

Promessa Atacante da Semana: Fábio Paim


Esta semana vamos voltar às promessas oriundas do nosso país. O primeiro jogador português apresentado nesta rúbrica foi Daniel Carriço, defesa do Sporting. E é precisamente da academia dos leões que vem o segundo jovem luso promissor: Fábio Paim.

A rúbrica de hoje surge numa altura em que os media portugueses acabam de anunciar que Carriço e Paim farão a pré-época com o plantel principal, o que é um excelente sinal da evolução dos dois jovens. Com 18 anos acabados de fazer, Paim vê Moutinho e Nani como duas referências: "Desejo seguir as pisadas de João Moutinho e Nani, dois amigos e jogadores que muito admiro".

Bem há pouco tempo, Fábio viu o seu contrato renovado até 2010, prova da confiança que a direcção leonina deposita no jovem, que está no clube desde os 8 anos. Rui Meireles, Director Financeiro da SAD reiterou: "É um jogador que está no clube já há alguns anos e temos acompanhado o seu desenvolvimento como atleta e como pessoa. Como o Sporting aposta na sua formação, entendemos que era a altura de prolongar a ligação contratual". O seu currículo fala por si, pois já venceu títulos em quase todas as categorias: Campeão Distrital de Escolas; Campeão Distrital de Infantis;
Campeão Nacional de Iniciados; Campeão Nacional de Juvenis. Este ano pode juntar o título de Campeão de Juniores e quem sabe, num futuro próximo, o de Sénior. Para ele, o céu é o limite: "Assinar contrato profissional é o primeiro passo para o sonho seguinte: jogar na equipa principal do Sporting. Acredito que seja possível, mas sei também que só com muito trabalho e dedicação é que merecerei essa oportunidade. (...) Sou sportinguista e sempre defendi a camisola do Clube ao longo de todos estes anos em que represento o Sporting e, como tal, vou lutar pelo meu quarto titulo nacional consecutivo, neste meu primeiro ano de júnior, sem descurar a possibilidade de poder ser chamado, ainda esta época, ao plantel principal".

Fábio deu os primeiros passos no mundo futebolístico no Alcoitão, um pequeno clube que não teve dimensão para tamanho talento, mesmo em tenra idade. Um olheiro do Sporting (Porque é que os outros clubes não aprendem com o clube leonino??) reparou nas suas capacidades e depressa o "raptou" para as escolinhas, onde deu início a uma formação equilibrada e repleta de ambição. Jogador tecnicista, é um ás no um para um, e possui um excelente passe. O pé direito é a sua arma principal, sendo a posição de extremo direiro a sua preferida, podendo também actuar a avançado. Que grande escola de extremos que o Sporting tem!

Paim faz parte de mais uma "fornada" de jovens promissores do Sporting, e aguarda pacientemente pela sua oportunidade na equipa principal, que está prestes a acontecer. Veremos se é mesmo o talento que já fez com que o comparassem a Ronaldinho Gaúcho, e que está patente nos jogos de computador desde há vários anos.

Ficha técnica

Nome completo: Fábio Miguel Malheiro Paim
Data de nascimento: 15/02/88
Local de nascimento: Lisboa
Altura: 1,75 m
Peso: 65 kg
Clube anterior: Alcoitão
Títulos: Campeão Distrital de Escolas; Campeão Distrital de Infantis; Campeão Nacional de Iniciados; Campeão Nacional de Juvenis

Sem comentários: