domingo, maio 21, 2006

Memória Atacante XXIX

Depois do Futebol Americano, a SpicedBlond falava-nos sobre a história do "nosso" futebol.
Foi o primeiro post da SpicedBlond ilustrado com fotos, que aqui são relembradas tal qual como foram colocadas no dia 7 de Abril de 2005.

Vale a pena relembrar mais um grande trabalho desta GRANDE SENHORA!

História do Futebol

Afinal, como começou o jogo que é a paixão de milhões? São muitos os países em que se acha que o Futebol possa ter nascido mas a sua origem ainda hoje é discutida. Aqui fica um pouco da história do início do futebol.
Alguns historiadores dizem que o futebol começou 2500 anos A. C. , inventado pelo imperador chinês Yang-Tsé. Diz-se que ele criou um jogo, chamado kemari, com o objectivo de treinar o corpo e o espírito dos seus soldados para as guerras.


Em Esparta na Grécia, algo parecido com o futebol apareceu, chamava-se epyskiros. Cada equipa tinha quinze jogadores, que jogavam com uma bexiga de animal, cheia de areia (ai que tentação de se ver um jogo assim).
Os franceses reclamam o início do Futebol mas o orgulho inglês é ferido quando alguém se mete a descobrir outras origens, que não sejam na velha e tradicionalista Inglaterra, pois os ingleses acreditam que o verdadeiro Futebol surgiu em terras de sua majestade.
Mas a referência mais importante sobre as origens do futebol está precisamente em Florença. Era o gioco del calcio, levado a Inglaterra, no século XVII, pelos partidários do rei Carlos que se refugiaram em Itália e voltaram a Inglaterra, quando o Rei recuperou o trono, levando entre os costumes assimilados no refúgio, à prática do calcio.Assim o futebol chegou a Inglaterra e de lá foi que saiu para o mundo. Nas aldeias britânicas faziam-se jogos.As crianças já tinham uma atracção pelo novo desporto pois as ruas de terra serviam de campo para eles jogarem futebol com rústicas bolas de couro.


No início não existiam penaltis, nem livres, e muito menos árbitros ( era uma alegria). Quando a bola saía para fora dos limites do campo quem ganhava a jogada era quem tivesse o jogador mais vivo e veloz , que tentava chegar primeiro à bola, reiniciava a partida (boa maneira ham). Os adeptos tinham de ter cuidado, pois muitas vezes os jogadores não eram simpáticos na sua desesperada busca de ganhar a posse da bola. Jogava-se com as mãos e os pés, a forma não importava muito pois o importante era jogar. Assim sendo muitas vezes lá saía um ou outro mais K.O.


Em 1830, o Dr. Arnold de Rugby recebeu uma importante missão: deveria mudar as estruturas das escolas públicas da Inglaterra.Assim criou um sistema de monitores, deu importância à religião e os jogos deveriam ser tão organizados como a rígida disciplina escolar.
Foi a partir daí que o futebol começou a ter organização e regras. As primeiras regras variavam de acordo com a escola e o tamanho do campo, as turmas escolares da época eram formadas por dez rapazes, que disputavam o jogo mas os professores de cada turma, nunca abriam mão de entrar em cada uma das suas equipas, assim os dez rapazes, mais um professor, formaram o número onze, que persiste até hoje.
A escola de Etton organizou pela primeira vez o jogo onde era permitido apenas o uso dos pés enquanto que a outra versão continuou no velho estilo, e que se transformaria no rugby.
Em 1846 ouve uma reunião para unificação das regras do Futebol em que se elaborou o “ Regulamento de Cambridge”.
Em 1855, o primeiro clube de futebol do mundo, o Sheffield nasceu para ficar, e foi também nesse ano que surgiu o profissionalismo com Mr. W. Mac Gregor que tornou o profissionalismo legal e organizado.
Assim, por exemplo, em 1853 o West Bromwich Albion foi expulso da Associação de Futebol da Inglaterra, por ter pago um jogador. Mas em 1888, o mesmo clube foi campeão, já dentro do novo regime profissional, e as despesas com sua equipa somaram a fabulosa fortuna de dez libras por semana.
Em 1863, na Great Queen Street, em Londres, numa reunião na Freemasons' Tavern, foram definidas as 17 regras actuais do futebol e, também foi criada, a The FA – The Football Association – a entidade que regulamenta o futebol na Inglaterra.
Em 1871, começou a disputa do Campeonato da Associação de Futebol e no ano seguinte, houve o primeiro jogo internacional, entre Inglaterra e Escócia.


O futebol começou a sair para o resto do mundo, assim chegou à América do Sul. Na Argentina, em 1864, um professor inglês, chamado Alexander Watson-Hutton, fundou a sua própria escola, e resolveu que o futebol seria bom para acalmar o espírito dos estudantes, e introduziu a modalidade no curriculum escolar.
O futebol começou a espalhar-se pelo mundo, e em 1904, em Paris, foi fundada a FIFA – Fédération Internationale de Football Association – entidade que, hoje, conta com um número de filiados maior que a ONU – Organização das Nações Unidas.
O Primeiro Campeonato do Mundo aconteceu em 1930, no Uruguai, e sua realização só foi interrompida durante o período da II Guerra Mundial. O Campeonato do Mundo é, hoje, o evento que possui a maior audiência em todo o mundo.

P.S. Pedimos desculpa pelo atraso na publicação do post desta semana, mas sucederam-se alguns problemas que só hoje foram resolvidos.

Sem comentários: