terça-feira, setembro 26, 2006

Análise Atacante: Liga Bwin.com

A 4ª jornada, da Liga Bwin.com, começou na Sexta-feira, com dois jogos de dois candidatos ao titulo, isto em teoria, porque na prática só um deles parece ser candidato.

Assim o FC Porto recebia o Beira Mar que a imprensa fez o favor de agigantar, uma vez que nas suas fileiras se encontra o grande goleador Jardel, que fora em tempos jogador dos azuis e brancos.

Com o decorrer do jogo, depressa se percebeu que de gigantes tinham muito pouco e que não tardaria a ser arrumada a questão da vitória, 3-0 foi o “score” final, para o Super-FCPorto, desta época.

Pouco tempo depois deste jogo finalizar começaria o Paços FerreiraBenfica, em que a equipa da casa vinha de uma vitória em Alvalade. Um triunfo com contornos estranhos devido a um golo irregular e que muita polémica levantou durante a semana. Do outro lado um fraco Benfica, que disfarçava o mau futebol, com uma vitória minima sobre um Nacional da Madeira que ainda não tinha marcado golos na Liga.

Se o jogo começou bem para as “Águias”, acabou melhor para os “Castores”, com um golo para lá da hora e bastante consentido e talvez imerecido, perante os falhanços escandalosos dos encarnados. No fim empate a uma bola, e há uma equipa que em dois jogos teve a “estrelinha” da sorte com ela.

No Sábado continuaria a jornada, com o Estrela Amadora a jogar, novamente, em casa emprestada, e a receber o Sp. Braga que se diz por fora, ser candidato ao titulo, mas depois destes últimos dois jogos ou se põe à cautela ou nem à UEFA vai. O Estrela conseguiu, finalmente pontuar, mas continua sem marcar golos e a jogar assim, não me parece que alguma vez os consiga. Após um jogo sonolento o nulo castigou as duas equipas.

O público “da casa” chamou todos os nomes possíveis e imaginários ao treinador desde “Oh Faquirá, pega mas é num cajado e vai para a serra guardar ovelhas”, “Oh Faquirá, não percebes nada disso” ou mais prosaicamente, “Oh Faquirá, vai para o car...” , até indicações sobre quem colocar em campo, mas este no final em conferencia de imprensa, disse que tem todas as condições para continuar e só tinha ouvido o publico gritar “Faquirá, Faquirá”. Haja paciência...

No Restelo o Belenenses vinha de um empate moralizador em Coimbra e recebia a Naval, com uma derrota desmoralizadora, em casa contra o FCPorto, resultado disso foi o jogo de contenção, levada ao extremo, pelos figueirenses, a fim de não perder mais um jogo contra outra equipa de azul.
Do 0-0 final só há a realçar as palavras de José Pedro, que foi expulso, e que disse que foi justo uma vez que fez falta para tal. Coisa rara no futebol, principalmente vindo de quem não ganhou em casa. Esperava-se o habitual “Fui mal expulso... fomos roubados”. Palmas a José Pedro, bem merecidas.

À noite jogava o Sporting, ferido no orgulho, de ter perdido injustamente em casa, por causa de um golo irregular, contra a equipa dos “perseguidos pelos árbitros”, do Desportivo Aves. Segundo o seu presidente, foram roubados em todos os jogos até agora, portanto o Desp. Aves devia estar, juntamente com o FC Porto a liderar a classificação. E talvez no fim até ganhar o campeonato... isto é, se não fossem roubados em TODOS os jogos.

Assim os leões foram jogar contra o, “poderoso” Aves, e aos 15 minutos já ganhava, e aos 30 minutos só já não tinha uma goleada, porque Alecsandro resolveu atirar tudo para fora. A Segunda parte não foi diferente e o lider do campeonato, dos jogadores, que são horriveis de ver jogar, pelas fitas que fazem em campo, Liedson, esta época seguido de perto por Ronny, fartou-se de falhar golos feitos, até que teve de entrar um defesa-goleador para arrumar a questão, nos 40 segundos que esteve em campo, até ao golo.

A jornada continuou no Domingo, com um Nacional só com derrotas, contra um Vitória Setúbal, moralizado por uma vitória caseira e com novo treinador. Vitória previsivel dos madeirenses mas suada, com o único golo, da partida, a acontecer já na segunda parte.

À noite os axadrezados, do Boavista, que prometeram mais no inicio da época, do que o que estão a mostrar agora, recebiam a Académica, que teima em não ganhar, e perder só se for em casa, por isso não estranhou muito novo empate fora. Um bom jogo, que começou melhor para os da casa, que depois de começar a ganhar a certa altura viu-se a perder e conseguiu pelo menos empatar.

A jornada concluiu-se ontem com o União Leiria a receber o Marítimo. A União que vinha de uma vitória moralizadora em Braga e os madeirenses de um empate comprometedor em casa frente ao “todo poderoso D. Aves”. Foi um jogo com uma arbitragem "normal" quando se trata de jogos do União Leiria, ou seja, golos limpos anulados aos adversários e expulsões que não são sancionadas aos seus jogadores. O resultado foi mais um "score" falseado pela arbitragem, desta feita 1-0 para o Leiria.


Para a semana esperam-se melhores jogos e sobretudo melhores arbitragens, numa Liga que vale essencialmente pelo seu patrocinador, da qual herdou o nome, já que o que se tem passado dentro do campo tirando uma ou outra equipa, deixa muito a desejar.

Sem comentários: