sábado, setembro 23, 2006

Clubes Atacantes - Clube de Deportes Cobreloa

COBRELOA


Quando se fala no Chile, em termos futebolisticos e de equipas, toda a gente pensa logo no Colo Colo, na Universidade do Chile ou na Universidade Católica mas uma das equipas mais surpreendentes do mundo são os chilenos do Cobreloa.
Surpreendentes porquê? Em quatro anos fundaram o clube, subiram das divisões inferiores, ganharam o Campeonato da Primeira Divisão e foram à final da Taça Libertadores da América, dois anos seguidos. Não deve haver nenhum clube no mundo que tenha tido uma ascenção nacional e internacional tão rápida, ao ponto de ganhar titulos e ir à final da competição mais importante do seu continente.


O Club de Deportes Cobreloa, foi fundado em 7 de Janeiro de 1977, por mineiros da cidade de Calama, Provincia de El Loa – Antofagasta, proveniente da equipa amadora, Deportes Loa.

Durante todo o ano de 1976, a Provincia de El Loa, as cidades de Calama e Chuquicamata, mobilizaram-se sob o lema “Agora ou Nunca” com a intenção de ingressar no futebol profissional.


Gentes importantes locais como Nuñes, Tschischow, Gorrini e outros dirigentes tomaram a iniciativa.

Nestes tempos era muito dificil uma equipa da provincia ser aceite como profissional e se não tem sido o apoio conjunto das populações de Calama e Chuquicamata dificilmente o clube teria entrado nas Ligas Profissionais.

Foi então a 7 de Janeiro que através da rádio se soube que com 38 votos a favor o Deportes de Loa tinha sido admitido. Nesse momento todas as actividades em Calama e Chuquimata, duas cidades mineiras, cessaram momentaneamente e se deu aso a uma festa nunca vista, várias caravanas automóveis percorreram as duas cidades em festa.

Foi então que se decidiu fundar desde logo um novo clube com um novo nome. O Coronel Nuñez, pessoa importante na localidade, disse alto: “Cobre – Loa”. Cobre por ser uma região toda ela dedicada à extracção desse minério e Loa pelo nome do rio que corre em Calama e ao mesmo tempo ser da Provincia de El Loa. O nome soou bem a todos e assim se fundou o Cobreloa. Instantanêamente fizeram-se sócios do novo clube 16.000 pessoas.


Foi pedido ao famoso treinador chileno Fernando Riera, que já tinha andado por Portugal como treinador do Belenenses, Benfica e FC Porto, que escolhesse os melhores jogadores da região para se formar uma equipa e assim foram escolhidos os primeiros jogadores do Cobreloa.

O primeiro jogo foi contra o CD Antofagasta fora de casa, num duelo regional. Não podia ter corrido melhor para estreia e obtiveram uma concludente vitória por 2-0. Foi no dia 7 de Fevereiro e as pessoas que se deslocaram até Antofagasta percorrendo um caminho de 3 horas sobre sol escaldante, vieram com um sorriso nos labios.

Como os equipamentos não tinham ainda chegado de Santiago do Chile, a equipa vestiu de branco nesse primeiro jogo, mas foi a primeira e a última vez que isso aconteceu, a cor não era do agrado de ninguém porque não representava nada. Só o laranja das areias, do cobre e do sol poderia ser a cor representativa do clube e da região.


O clube debutou então na Segunda Divisão nesse mesmo ano de 1977 e classificou-se no 4º lugar, ganhou acesso à Liguilha, juntamente com Malleco, Coquimbo e O’Higgins e subiu de divisão, derrotando todos os outros adversários. A garra patenteada em todos os jogos garantiu-lhes a alcunha de: “Zorros do Deserto”.

Em 1978 no ano de estreia na Primeira Divisão classificaram-se num brilhante segundo lugar, apenas atrás do tricolor Palestino.

No ano seguinte, 1979, novo segundo lugar apenas atrás do grande campeão Colo Colo.

Mas em 1980 e com a chegada do treinador Vicente Cantatore, que já andou pelo Sporting CP, surgiu o tão esperado titulo que tinha fugido por tão pouco nos dois anos anteriores. Uma luta renhida até final com a Universidade Chile mas que sorriu aos “mineiros”.


A duas jornadas do fim as equipas encontravam-se empatadas enquanto o Cobreloa ganhou em Iquique por 2-0 o Universidade empatou com o Lota Schwager 1-1 e na última jornada bastava uma vitória caseira para os “Laranjas” ganharem o titulo.

Na última jornada foi então a festa com um concludente 3-0 ao Lota Schwager que acabou por descer de divisão.

O ano de 1981 traria a experiencia na Taça Libertadores, uma experiencia gratificante pois chegaria à final apenas perdendo para o Flamengo de Zico, Junior e Carpegiani e num terceiro jogo em campo e país neutro. Na caminhada até à final derrotaria nas meias finais o detentor do troféu, Nacional de Montevideo, e tornou-se a primeira equipa do Chile a vencer uma equipa uruguaia em pleno Uruguay.


O primeiro jogo da final foi realizado no Maracanã e quedou-se por derrota 1-2, a segunda volta no Chile teve de ser jogada no Estadio Nacional de Santiago do Chile porque a Conmebol só permitia que a final se realizasse em estádios com capacidade minima de 30.000 espectadores. O Estadio do Cobreloa, o Municipal de Calama, só tinha capacidade para 10.000 pessoas. O Cobreloa ganhou 1-0 e teve que se recorrer a terceiro jogo, que foi disputado no Uruguay, aí a vitória foi para os brasileiros por 0-2.

O campeonato foi perdido por dois pontos apenas, novamente para o Colo Colo e mais um brilhante segundo lugar foi conquistado.

1982 foi mais um ano brilhante, a nivel interno e externo. Novamente chegou à final da Taça dos Libertadores e ao titulo, mas foi um dia dificil aquele em que perderam a final da Libertadores.

Apostaram tudo para ganhar a Taça nesse ano e na final não calharam com os invenciveis do Flamengo de Zico como foi no ano anterior e sim com o Peñarol que tambem era dificil mas mais acessivel. Tudo corria bem e na primeira mão empataram a 0-0 no Uruguay. A segunda volta mais uma vez teve de ser jogada no Estadio Nacional de Santiago Chile. Até ao último minuto da partida as equipas se encontravam empatadas a 0-0 e já se pensava em terceiro jogo quando numa jogada de insistência, o Peñarol marcou o golo que daria o 0-1 final.

No final do jogo todos se reuniram em casa de um jogador e estavam todos a chorar quando entra o tecnico Vicente Cantatore. O capitão de equipa levanta-se e diz-lhe para os deixar a sós e não lhes dizer nada, e que lhe prometiam o titulo nacional. A 11 jornadas do fim o Cobreloa encontrava-se em terceiro lugar a poucos pontos de Colo Colo e Universidade Chile.


As ganas com que entraram nas partidas seguintes diz tudo sobre o que se passava na cabeça dos jogadores frustrados pela final. Seis jogos seguidos só com vitorias, uma delas com a Universidade Chile, com 20-5 em golos, e depois dois empates a 0-0 um deles com o Colo Colo, deixava-os com possibilidade de fazer a festa a tres jornadas do fim. A vitima foi o La Serena que levou 5-0 e foi novamente a festa do titulo para a equipa de Calama.

Os anos seguintes são também anos bons a nivel interno, mas na Libertadores nunca mais haverá idas à final.

O titulo é de novo conquistado nos anos de 1985 e 1988, pelo meio uma Taça do Chile em 1986.

Em 1988 estreia a nova camisola de patrocinio Adidas e que é uma réplica da camisola oficial da selecção holandesa que ganhou o Euro 88.


Na decada de 90 o clube que perde os melhores jogadores e já não tem a situação financeira desafogada que tinha e entra numa fase em que os titulos pura e simplesmente passam a ser uma miragem.

O único ano em que foi campeão foi em 1992. Em 1993 ainda consegue um segundo lugar mas nos anos seguintes começa a ficar pela quinta posição.

Só no ano 2000 volta a ter destaque e uma boa campanha levam-os ao segundo lugar, que há muito era uma miragem. Mas 2000 foi um ponto de viragem, o clube com novos financiamentos, arranca para boas participações e volta a ganhar o titulo em 2003 e 2004. Neste momento encontra-se na quarta posição a dois pontos do primeiro classificado, o O’Higgins.


Ainda este ano avançaram com uma equipa B igual em tudo às equipas B portuguesas, com jogadores jovens e outros menos jovens que estão à espera de lugar na equipa principal. Jogam na Terceira Divisão Nacional.

O Estádio Municipal de Calama é a casa do Cobreloa, foi fundado em 1952 para albergar jogos amadores, por isso no inicio não passou de um rectângulo pelado sem bancadas.

Em 1977 e com a aparição do Cobreloa, o estádio sofreu as alterações necessárias para receber futebol de alta competição, como bancadas e o recinto passou a ser fechado ou vedado ao publico em geral. Com uma capacidade inicial de 10.000 pessoas neste momento e tendo sofrido inclusivé várias remodelações, tem capacidade para 20.000 espectadores.

As dificuldades climatéricas na região a mais de 2500 metros de altura e no deserto mais seco do mundo o Atacama, tornaram este estádio conhecido em toda a América do Sul como “El Infierno”.


Palmares:

8 vezes Campeão do Chile: 1980, 1982, 1985. 1988, 1992, 2003 A, 2003 C e 2004 C
1 vez Vencedor da Taça do Chile: 1986

2 vezes Finalista Vencido Taça Libertadores: 1981 e 1982


Sem comentários: