sábado, setembro 30, 2006

Clubes Atacantes - Derry City Football Club

DERRY CITY

O clube desta semana é um clube com uma história semi-curiosa, no sentido em que pertence a um país e joga no campeonato de outro. O meu conhecimento deles vem do facto de terem calhado com o Benfica na Taça dos Campeões na época de 1989. É uma das minhas equipas preferidas da Rep. Irlanda, mas depois de saber um pouco da história e de como foram excluidos do próprio país comecei a gostar mais desta equipa.

A Irlanda do Norte faz parte do Reino Unido e não da Rep. Irlanda. Consideram-se britânicos e não irlandeses. Mas há muitos dissidentes que acham que as suas raizes não são inglesas e sim irlandesas e como tal há imensos conflitos internos, inclusivé recorrendo à luta armada. O IRA (Exército Repúblicano Irlandês) é um dos expoentes máximos desse conflito. A religião também tem um papel importante neste conflito uma vez que os pro-ingleses são Cristãos Protestantes e os pro-irlandeses são Cristãos Católicos.

Há uma quantidade inacreditável de conflitos publicos e insurreições civis, entre as duas facções que as pessoas em Portugal nem sequer notam pelo facto de ser escamoteado pela imprensa que esconde a maioria dos problemas que se vivem na Irlanda Norte a esse nivel.

Os anos 60 até finais de 90 foram um verdadeiro caos social com imensos atentados bombistas e mortes, tanto na Irlanda do Norte como na Inglaterra, todos ou quase todos prepertados pelo IRA. É muito parecido com o que achamos horrível no Medio Oriente, e o pior é que aqui é entre Cristãos e não entre Muçulmanos e Judeus, o que me parece ser pior mas com uma violencia identica, incluindo como já disse atentados bombistas.

Um acordo de paz foi realizado em 1998 e a situação tem andado mais pacifica mas não sei até que ponto isso persiste nem em que condições mas a verdade é que todos os dias viamos nos telejornais atentados do IRA e agora nunca mais se ouviu tal.

O futebol não fugiu à regra e o Derry City é um dos exemplos disso.

É o clube da cidade de Londonderry, na Irlanda do Norte e foi fundado em 1928.


Jogou no campeonato da Irlanda do Norte até 1973. Até essa altura ganhou um campeonato em 1965 e duas taças, uma em 1948 e outra em 1954.

Na época de 1972/73 a Federação da Irlanda do Norte expulsou o seu estádio das competições internas devido à violência dos seus adeptos.

O Estádio de Brandywell fica situado numa àrea fortemente Nacionalista (pro-irlandesa) e no inicio dos anos 70 foi um verdadeiro inferno na Terra principalmente nas areas circundantes do campo, com grandes conflitos civis.

O expoente maximo desses conflitos foi quando os adeptos do Derry City incendiaram e apedrejaram o autocarro de uma equipa adversária, tendo morrido vários jogadores e adeptos rivais ou Unionistas (pro-ingleses).


Nessa altura a Federação Norte-Irlandesa decidiu que não era possível haver qualquer jogo naquele estádio e o Derry City passou a jogar no estádio do Coleraine (Unionista), mas o publico começou a deixar de seguir a equipa até que o clube desistiu de jogar no campeonato em 1973.

Depois de alguns anos sem a prática do futebol, o clube pediu para jogar de novo no campeonato, o que lhe foi sendo sempre recusado, ano após ano. O problema é que clubes inferiores faziam o mesmo pedido e eram aceites.

1985 o Derry City cansado com tantas negas ano após ano, voltou-se para a Rep. Irlanda e pediu para ser incorporado no respectivo campeonato.

Depois de alguns jogos amigáveis com equipas republicanas, como o Shamrock Rovers, Dundalk e St. Patricks, o Derry foi aceite na federação da Rep. Irlanda, mas na condição de não haver objecções da parte da Federação da Irlanda Norte e da FIFA.

Para a Federação da Irlanda do Norte foi um alivio e disseram logo que não haveria problema algum e a FIFA tendo em conta o que se passava nos dois paises também não se opôs.


Na cidade a festa foi tremenda, porque a população local ansiava por ver a sua terra jogar de novo um campeonato de futebol, ao mais alto nivel. O efeito foi tremendo e o Estádio apresentou durante anos a lotação sempre esgotada.

Começou então na recém criada First Division – Segunda Divisão, em 1985, ganhou a promoção ao escalão principal em 1987 e desde então está entre as equipas do topo no futebol da Rep. Irlanda.

Aliado ao facto de ter uma falange enorme de adeptos, conseguiu até o feito histórico de vencer o Campeonato, a Taça da Liga e a Taça da Irlanda tudo em 1989, apenas com dois anos de Primeira Divisão.


Outro feito histórico foi o facto de ter jogado em dois campeonatos de paises distintos e nunca ter descido de divisão.

Desde então o clube ganhou o campeonato novamente em 1997, tendo ficado em segundo nos anos de 1995 e 2005, e ganhou duas Taças da Irlanda em 1995 e 2002, tendo sido finalista vencido em 1994 e 1997 respectivamente.

Em 2000 o clube esteve perto de ser excluido por questões financeiras, mas o politico, membro do parlamento ingles e do parlamento europeu, e vencedor do Premio Nobel da Paz, John Hume, nascido em Londonderry, e adepto do Derry City convenceu as equipas do Celtic, Manchester United, Barcelona e Real Madrid a deslocarem-se a Londonderry para efectuar em conjunto um torneio com o Derry City FC a fim de garantir fundos suficientes para a equipa poder pagar o que devia à federação.


Assim o clube pode continuar nas competições internas ao mais alto nivel.

Ganhou uma Taça da Liga em 2005 o que lhe permitiu já este ano jogar a Taça Setanta. Esta taça tem a particularidade de ser jogada por clubes da Rep. Irlanda e da Irl. Norte.

Começou oficialmente em 2005 e foi escalonada em dois grupos de 3 equipas. No grupo 1 jogavam 3 equipas da Irl. Norte e no grupo 2 jogavam 3 equipas da Rep. Irlanda, os vencedores de cada grupo encontravam-se na final.

Já este ano foi ligeiramente diferente. Os grupos eram de 4 equipas e mistos, em cada um deles jogavam duas equipas de cada um destes dois paises. Os dois primeiros jogavam as meias-finais e depois uma final com os vencedores destas meias-finais.


Desde o inicio dos anos 70 que o Derry city não jogava com equipas da Irl. Norte (Linfield e Glentoran foram os adversários este ano na Setanta Cup).

A nivel europeu, nenhum clube da Rep. Irlanda ou da Irlanda Norte tem uma grande expressão futebolistica, como tal o Derry City não foge à regra.

A primeira participação na UEFA surgiu em 1965 e na Taça dos Vencedores das Taças, uma vez que tinham ganho a Taça da Irlanda do Norte no ano anterior. O adversário foi o Steaua Bucareste na ronda preliminar e saldou-se por duas derrotas 0-2 e 0-3.

O ano seguinte com a conquista do titulo puderam jogar na Taça dos campeões Europeus. A pre-eliminatória foi muito interessante com um clube ao mesmo nível, o Lyn Oslo da Noruega. À derrota de 3-5 fora seguiu-se uma vitória caseira por 5-1 e assim jogou na primeira eliminatória com os belgas do RSC Anderlecht e perdeu 0-9, a segunda mão não se jogou por razões disciplinares e assim acabou a participação europeia como equipa da Irlanda Norte.


A participação seguinte só surgiu mais de 20 anos depois já como equipa representante da Rep. Irlanda e foi na Taça dos Campeões Europeus devido à vitória no campeonato do ano anterior. Calhou então com o Benfica que nesse ano foi à final perdendo com o AC Milan.

A primeira mão foi em casa e o Benfica ganhou 1-2, já na segunda mão na Luz nova derrota, desta feita por 0-4

Derry City - Benfica 1:2 (0:0) (Carlyle 73 - Thern 59, Ricardo Gomes 64).

Benfica - Derry City 4:0 (1:0) (M. Magnusson 32, Vata 61, Ricardo Gomes 69, Aldair 80).

No Benfica desse ano jogaram nos dois jogos:
Silvino, Aldair, Ricardo, José Carlos, Veloso, Samuel, Jonas Thern, Magnusson, Hernani, Vata, Valdo, Pacheco, Cesar Brito, Vitor Paneira Treinador: Erikson


So voltando à UEFA em 1996 na TVT perdendo para o Lokomotiv Sofia na pre-eliminatoria 1-0 e 0-2.

Em 1998 nova participação Na Taça dos Campeões com o Maribor Branik da Eslovénia 0–2 e 0-1.

Em 2004 pela primeira vez na Taça UEFA na ronda preliminar perderam com o Apoel 0-3 e 1-2

Este ano novamente na Taça UEFA tem sido um ano de gloria para uma equipa deste calibre.

Na primeira ronda calharam com os Suecos do IFK Gotemburg e venceram os dois jogos 1-0 e 1-0, continuaram o passeio na segunda pre-eliminatoria e foram à Escocia ganhar ao Gretna por 5-1 e 2-2 em casa. O sorteio ditou jogar com a equipa de Pedro Pauleta, e como esperado foram eliminados, 0-0 em casa e apenas 0-2 no Parque dos Principes, com um golo do português.


O Estádio de Brandywell é a casa do Derry City FC, com uma capacidade para 8.200 pessoas, onde apenas 2.900 lugares são sentados. Tem sofrido ao longo dos anos algumas remodelações, em 1991 foi construida uma nova bancada e em 2004 foi demolida a parte em que ficavam os piores adeptos do clube, uma zona chamada “Jungle”.

Já este ano em Agosto foram construidos mais 400 lugares para poderem receber o Gretna da Escócia na Segunda ronda de qualificação da Taça UEFA.

Este desenvolvimento do Estádio é para continuar. Os planos para o alargamento do complexo desportivo incluiem 6.000 lugares sentados, com possibilidade de expansão e um novo campo de treinos, com um pavilhão indoor e centro médico.
Estima-se que esteja tudo concluido em 2012 e o seu custo ronda os 15 milhões de Libras.


Palmarés:

1 vez Campeão da Irlanda Norte: 1965

2 vezes Campeão da República da Irlanda: 1989 e 1997

1 vez Campeão da Segunda Divisão da República da Irlanda: 1986

3 vezes Vencedor da Taça da Irlanda do Norte: 1949, 1954 e 1964

3 vezes Vencedor da Taça da República da Irlanda: 1989, 1995 e 2002

6 vezes Vencedor da Taça da Liga da República da Irlanda: 1989, 1991, 1992, 1994, 2000 e 2005.

1 vez Vencedor do FAI Shield: 1986

2 vezes Vencedor da Taça das Cidades: 1935 e 1937

1 vez Vencedor da Taça de Ouro: 1964

1 vez Vencedor do Torneio Top Four: 1966


Sem comentários: