sábado, setembro 16, 2006

Clubes Atacantes - Football Club Dinamo Tbilisi

DINAMO TBILISI

Na antiga União Soviética, muitos foram os países sobre o dominio dos governos sovietico-estalinistas e como tal não eram independentes. Várias eram as “capitais” desses paises que tinham um clube na Primeira Divisão da URSS, e vários eram os clubes que faziam boa figura nesse campeonato, como o Dinamo Kiev da Ucrânia, o Ararat Yerevan da Arménia, o Dinamo Minsk da Bielo-Russia ou o Dinamo Tbilisi da Geórgia.
O Clube que hoje lhes trago é o Dinamo Tbilisi, bi-campeão Soviético e Deca-campeão consecutivo da recém-independente Geórgia, um dos meus clubes preferidos da URSS entre outros, como o Torpedo Moscovo ou Lokomotiv Moscovo.


A sua fundação data do ano de 1925, pelas pessoas responsáveis do desporto em geral na cidade de Tbilisi. Como o futebol começava a criar raises firmes em todo o mundo, nesta república não foi diferente, e assim decidiram fundar o FC Dinamo Tbilisi.

Nos anos 20 não existia qualquer tipo de campeonato na Georgia ou mesmo na URSS e como tal os jogos eram todos particulares e amigáveis.
O primeiro jogo do Dinamo Tbilisi foi um amigável contra o Dinamo Baku do Azerbeijão em 26 de Janeiro de 1926, com a vitória a surgir para os Azeris, 0-1.

Passados 3 dias o D. Tbilisi jogou com outra equipa Azeri, o Progress e ganhou por 3-0.

O futebol foi apesar de tudo uma modalidade que pegou em força nesta região e o clube em 1927 criou uma equipa de juniores o Norchi Dinamoeli, da qual quando se tornavam séniores jogavam no FC Dinamo Tbilisi.

Numerosos jogadores de talento surgiram nesta época em Tbilisi, como por exemplo Boris Paichadze. Durante uma digressão do Dinamo na Roménia ganhou a alcunha de “Caruso do Futebol”, sendo que Caruso foi um dos maiores tenores de todos os tempos. Mais tarde foi dado o seu nome ao Estádio Nacional em Tbilisi.

Os jogadores Georgianos tinham uma qualidade acima da média e nos anos 30 varios foram os jogos particulares que jogaram antes de entrar no campeonato oficial da URSS.
Um desses jogos foi contra a poderosissima equipa do Dinamo Moscovo, o qual ganharam 9-5 em Tbilisi. Outra das grandes vitórias da altura foi em Leningrado contra o Dinamo local por 3-2.

Mas a verdade é que o Dinamo Tbilisi não era um dos favoritos do regime e como tal quando foram criados os campeonatos soviéticos foi colocado na Segunda Divisão.

Em 6 jogos ganharam 5 e empataram 1, o que foi suficiente para subir de divisão.

A sua estreia na primeira divisão deu-se então no ano de 1936. Ao todo o Dinamo Tbilisi jogou 1424 jogos no antigo campeonato da URSS. O primeiro jogo foi contra o Dinamo Kiev e acabou empatado 2-2.

A primeira vitória aconteceu ao terceiro jogo contra o Spartak Moscovo 1-0.

Nessa época o Dinamo Tbilisi acabou na terceira posição, e foi à final da Taça que perdeu com o Lokomotiv Moscovo 0-2, mas são resultados que dizem bem da capacidade dos jogadores e da equipa.

Os anos 30 revelaram um Dinamo muito forte nas competições internas, desde 1936, ano de estreia no campeonato até 1940, o clube ficou duas vezes em segundo lugar e uma em terceiro e foi a duas finais de Taça.

O primeiro jogo internacional ocorreu em 1937 contra a equipa espanhola do Baskonia, que se saldou por uma derrota 0-2.

A equipa das decadas de 30 e 40 eram de facto grandes equipas, de tal maneira que a sua alcunha era “Campeões sem Coroa”, porque realmente eram a melhor equipa a praticar futebol mas sem conseguir titulos.

Foi na decada de 50 que apareceu o magnifico avançado Avtandil Ghoghoberidze, que ainda hoje detem o record de jogos e golos pelo clube. Passou 14 no dinamo e jogou 341 jogos marcando 127 golos.

A primeira grande conquista do Dinamo foi em 1964 quando pela primeira vez ganharam o campeonato da URSS. Uma recta final de 15 jogos sem perder levou-os a empatar em pontos com o Torpedo Moscovo, com isso foi realizado um jogo de desmpate em Tashkent no Uzbequistão. Graças a uma excelente performance o Dinamo ganhou 4-1 e conquistou assim o seu primeiro titulo. Os adeptos chamavam à equipa “Rapazes de Ouro”.

A popular revista “France Football” escreveu: “A equipa do Dinamo Tbilisi tem excelentes executantes. A sua técnica, táctica e habilidade individual e colectiva, deixa-nos à vontade para dizer que são o representante das “tradições do futebol sul americano” de todos as equipas do Leste Europeu. Se o Dinamo pudesse participar na Taça dos Campeões, temos a certeza que se acabaria com a hegemonia das equipas de Espanha e Italia.”

Infelizmente naquela altura o regime sovietico não permitia que os seus clubes jogassem fora do seu país.

A primeira presença na UEFA deu-se a 13 Setembro de 1972, e o adversário foram os Holandeses do FC Twente, com a vitoria a sorrir por 3-2, mas na segunda volta caiu com 0-2.

Em 1973 o FC Dinamo Tbilisi ganhou o seu primeiro torneio internacional, em Espanha. Depois de ganhar ao Atletico Madrid e ao Benfica, o Dinamo ganhou o Trofeu Caravela de Colombo.

No ano seguinte e em nova participação, Na Taça UEFA, o clube ganhou ao Slavia Praga 5-1 + 0-2, OFK Belgrado 3-0 + 5-1, e perdeu com o finalista Tottenham 1-1 + 1-5, Tottenham que esse ano despachou equipas como o Grasshopers por 9-2, o Aberdeen 5-2, o Colonia 5-1, por exemplo.

De 1976 a 1982 a equipa foi apelidade de “A Grande Equipa”, com uma mentalidade ganhadora e voltada para as competições europeias, o Dinamo conseguiu estar entre as melhores do continente europeu, com o seu estilo rápido, e de tecnica apurada.

No ano de 1976 conseguiu ganhar o seu segundo troféu soviético, a Taça, na final contra o Ararat Yerevan, 3-0, e com isso voltou à UEFA, na Taça Vencedores das Taças. Vencedores do Cardiff 3-0 e 0-1 cairam aos pés do MTK Budapeste 1-4 e 0-1.

Em 1978 conseguiu o seu segundo campeonato da URSS, e foi então 1979 o ano de estreia na Taça Campeões Europeus.

Na primeira eliminatória nada como calhar logo com o possível vencedor da Taça, o Liverpool, a verdade é que, para espanto geral, eliminaram os ingleses, uma vez que o Liverpool era Bi-campeão Europeu e no ano seguinte a este foi vencedor. Na primeira mão perdeu em Inglaterra por 1-2 e em casa goleou os “Reds” 3-0. Mas caiu logo à segunda aos pés do Hamburgo 2-3 e 1-3.

Foi já em 1980 que ganhou, também pela segunda vez, a Taça da URSS, agora ao Dinamo Moscovo, em penalties. E sem saber seria a abertura da conquista da Europa, através da Taça dos Vencedores de Taças. Chegaram à final da competição e foram vencedores da mesma. Primeiro cairam os gregos do Kastoria 2-0 e 0-0, de seguida os irlandeses do Waterford 4-0 e 1-0, nos Quartos-Final os ingleses do West Ham 0-1 e 4-1, nas Meias-Finais o Feyenoord 3-0 e 0-2 e na final em Dusseldorf jogaram um duelo do Leste Europeu, contra o Carl Zeiss Jena, viória por 2-1, depois de terem começado a perder já na segunda parte.

Como vencedores tiveram presença directa no ano seguinte e por pouco não atingiram novamente a final. Perderam nas Meias-Finais, aos pés dos belgas do Standard Liege, 0-1 e 0-1, até lá eliminaram os austriacos do GAK 2-0 e 2-2, os franceses do Bastia 3-1 e 1-1, e os polacos do Légia Varsóvia 1-0 e 1-0.

A partir de 1983 o clube começou a ter uma quebra acentuada de valores e cada vez mais classificava-se na parte inferior do campeonato da URSS, na Taça raramente passava as primeiras eliminatórias.

Em 27 de Outubro de 1989 o Dinamo Tbilisi jogou o seu último jogo oficial no campeonato da URSS, contra o Dinamo Kiev. Curiosamente o jogo de estreia em 1936 e o último em 1989 foram contra o mesmo adversário, o Dinamo Kiev, mais curioso ainda foi que os dois jogos acabaram empatados 2-2.

Em 1990 a recém criada Federeração Georgiana de Futebol recusou participar no campeonato soviético e um novo capitulo se iniciou no desporto das novas e agora independentes republicas ex-soviéticas.

É então no ano de 1990 que começa o primeiro campeonato nacional da Geórgia independente. O Dinamo patrocinado pela grande empresa hoteleira Iberia, muda o nome para Iberia Tbilisi.

Em 30 Março de 1990 o primeiro jogo oficial foi contra o Kolkheti Poti, que surpreendentemente o Dinamo/Iberia perdeu 0-1. Apesar de tudo conseguiu ganhar o campeonato. Não só ganhou este como mais 9 campeonatos seguidos, detendo o recorde Georgiano de campeonatos ganhos consecutivamente, com 10.

A primeira Taça da Georgia contudo só aconteceu em 1992 quando ganharam na final ao Tskhumi Sokhumi, mas foi para prefazer novo recorde de vitórias consecutivas, com 6 Taças ganhas de seguida.

Em 1993 o Dinamo, já sem o patrocinio da Iberia, que entretanto abriu falência, voltaria a ser chamado apenas e só Dinamo, e pela primeira vez representou a Georgia nas competições europeias, o adversário foi o Linfield da Irlanda Norte 2-1 e 1-1, mas nunca mais voltou a ser o poderoso Dinamo Tbilisi da ex-URSS.

Em 1996, depois de eliminarem o Grevenmahcer (Luxemburgo) 4-0 e 2-2, Molde (Noruega) 2-1 e 0-0, Torpedo Moscovo (Russia) 1-0 e 1-1, cairam aos pés do Boavista 1-0 e 0-5.
Os melhores jogadores foram saindo para clubes da Europa Central e Ocidental, e cada vez mais o Dinamo perdeu o poder futebolistico internamente. Deixou de ganhar a Taça de 1997 a 2003 e o campeonato de 1999 a 2003. Entre os que sairam contam-se: Shota Arveladze, Archil Arveladze, Kakha Kaladze, Georgi Kinkladze e Aleksandr Chivadze.

No ano de 2003 foi o chamado regresso em pleno, com duas conquistas que à muito lhe fugiam, Campeonato e Taça.

Já em 2004 ganhou novo Troféu, o Torneio Internacional da CIS, que reune todos os campeões das 15 repúblicas que faziam parte da URSS. O torneio desse ano foi realizado em Moscovo, o Dinamo jogou 6 jogos com os seguintes adversários e resultados: 7-1 ao Zhastik-Akkaltin (Quirguizistão), 2-2 Skonto Riga (Letónia), 5-3 Irtysh Pavlodar (Cazaquistão), 4-1 Gommel (Bielo-Russia), 2-1 Sheriff Tiraspol (Moldávia), e novamente Skonto Riga, agora na final 3-1

Ainda neste ano na Taça UEFA mediu forças com o BATE Borisov (Bielo-Russia) 3-2 e 1-0, Slavia Praga (Rep. Checa) 2-0 e 1-3, Wisla Cracóvia 2-1 e 3-4, entrando nos grupos da UEFA, e aí o descalabro foi total. Contra equipas de “outro campeonato”, Newcastle United, Sporting CP, Sochaux e Panionios. Primeiro os franceses em casa 0-2, depois o Newcastle em Inglaterra 0-2, de seguida o Sporting em casa 0-4 e para finalizar o Panionios na Grecia 2-5, num total de 4 derrotas em 4 jogos com 2-13 em golos, péssimo.

Mas no ano de 2005 voltou a alegria de nova vitória no campeonato, aumentando para 12 o numero de titulos no mesmo.

Palmarés:

2 vezes Campeão Soviético: 1964 e 1978

2 vezes Vencedor da Taça da URSS: 1976 e 1979

12 vezes Campeão da Georgia: 1990, 1991, 1992, 1993, 1994, 1995, 1996, 1997, 1998,
1999, 2003 e 2005

8 vezes Vencedor da Taça da Georgia: 1992, 1993, 1994, 1995, 1996, 1997, 2003 e 2004

1 vez Vencedor da Taça dos Vencedores das Taças: 1981

Sem comentários: