domingo, setembro 24, 2006

FC Porto Vs Beira Mar

Local: Mui Nobre Cidade Invicta, PORTO
Estádio: Dragão
Assistência: 31.423 Espectadores
Árbitro: Olegário Benquerença

Visão do adepto Tripeiro Com Orgulho

Quatro vitórias em outros tantos jogos, é este o saldo do início da campanhã do FC Porto nesta Liga Bwin, após a vitória sobre o Beira-Mar.
Ontem, num fim de tarde/início de noite, os Portistas realizaram uma exibição muito cinzenta na 1ª parte do jogo, muito semelhante às condições climatéricas. No entanto, na 2ª parte, as coias mudaram definitivamente...



Jesualdo Ferreira continuou a apostar na fase de reabilitação de Helder Postiga, enquanto dava descanso a Anderson, preparando-o para o grande embate da próxima 3ª-Feira, no Emirates Stadium, frente ao Arsenal. No resto da formação não houve qualquer surpresa, fazendo justiça ao velho ditado que "em equipa que ganha, não se mexe".

Na 1ª metade do desafio, os Dragões jogaram muito lentos, o meio-campo nunca conseguiu criar uma mecânica de jogo ofensivo capaz de criar grandes desiquilíbrios na bem organizada defesa Aveirense, Lucho raramente conseguiu aparecer na área contrária, enquanto que Jorginho não conseguiu fazer esquecer Anderson. O brasileiro, ex-Setúbal, infelizmente insiste em pautar as suas exibições pela mediocridade, valendo-nos que de vez em quando se engana e oferece-nos campeonatos...! Ricardo Quaresma foi sempre o principal inconformado, mostrando que está cada vez mais preparado para fazer novamente uma grande época.
Nos primeiros 45', as oportunidades foram muito poucas, sendo que os Aveirenses foram a 1ª formação a criar grande perigo numa bela jogada de envolvimento, à qual Helton fez uma boa defesa. Os Dragões responderam num magnífico cruzamento do «Cigano» Quaresma que Adriano, sem confiança, concluiu de forma desastrada e, mais tarde foi o «Esforçado» Postiga que, em boa posição, cabeceou ao lado da baliza de Darnlei.

Na 2ª metade, face à «preguiça» instalada, Jesualdo Ferreira fez entrar Lisandro Lopez e o prodígio Brasileiro Anderson. Helder Postiga assumiu uma posição mais central no ataque e Anderson, com a sua enorme cappacidade de explosão e com a facilidade incrível de se livrar dos adversários, começou a «acordar» os seus companheiros e, juntamente com Quaresma, dinamizou todo o futebol dos Azuis e Brancos.
O golo inaugural não tardou muito. 54' e Postiga, num autêntico «passo» de Futsal ludibriou a defesa Aveirense, isolando-se e fazendo o seu 1º golo esta época e, já agora, voltando aos golos mais de uma ano após o seu último!
A partir daqui, o futebol Portista ainda se soltou mais, com Quaresma e Anderson a encantarem a plateia com cruzamentos, passes, «trivelas», «cuecas», enfim, tudo!
A desorientação Aveirense ficou evidente em 2' protagonizados por Alcaraz... Aos 73', o defesa Aveirense desentende-se com Darnlei e permite a antecipação do «oportuno» Lisandro Lopez, que finalmente na sua verdadeira posição de Ponta de Lança não perdoou a falha e, com um toque subtil, desviou a bola do GR do Beira-Mar, levando-a ao fundo da baliza! Aos 75' o calvário de Alcaraz intensificou-se ao derrubar Anderson, quando este seguia isolado para Darnlei. O defesa Aveirense foi obviamente expulso.
Para final de festa, ainda houve tempo para mais um golo, desta feita foi «Tareco» Sektioui que, com mestria e classe, tabelou com Lisandro e, frente a Darnlei, não teve dificuldades em fazer o resultado final.

Vitória indiscutível da melhor equipa em campo, que na próxima jornada terá a sua 1ª grande prova de fogo, dado que se vai deslocar a Braga, no reencontro de Jesulado Ferreira com a sua antiga equipa.

ÁRBITRO
Olegário Benquerença esteve muito bem, teve um jogo calmo e sereno. Quanto aos seus auxiliares, marcaram inúmeros foras de jogo e anularam dois golos aos Portistas. O de Lucho não me merece qualquer reparo, enquanto que o de Postiga já me deixou algumas dúvidas. terei de ver as imagens para o confirmar.

MELHOR EM CAMPO
3 jogadores poderiam vestir a pele e por diversas razões.
QUARESMA, durante todo o jogo esteve muito bem, foi o mais inconformado e o agitador do futebol ofensivo dos Dragões.
ANDERSON veio dar outra dimensão ao conjunto Azul e Branco e é um regalo para qualquer adepto de futebol ver este «puto» jogar. É fantástico e ninguém tem dúvidas que estamos perante um jogador, que no futuro, certamente será um dos melhores do mundo!
Por fim, POSTIGA! Adoro a sua raça de Dragão e acredito no trabalho de Jesualdo com ele. Está mais humilde, corre, esforça-se, não protesta e está a ganhar confiança. Teve a merecida recompensa ao apontar aquele belo golo, apesar da ingenuidade dos defesas contrários. Distingo-o com este prémio... (Bons Ataques...!!)

POSITIVO DO JOGO
* A consistência de jogo dos Portistas e a magnífica 2ª parte de «vendaval» ofensivo.
* Quaresma e Anderson, que dupla! Para quando um 3º elemento Mr Jesualdo, tipo Vieirinha?!
* O reconhecimento ao trabalho que Jardel fez no FC Porto.

NEGATIVO DO JOGO
* O pouco caudal de jogo ofensivo dos Visitantes.
* A Barriguinha de Jardel. Ao vivo nota-se mesmo muito bem...
* O desnorte de Alcaraz.

É certo que o FC Porto joga bem e vence, contudo recomenda-se alguma prudência, pois até ver e face ao calendário que tinhamos, limitamo-nos a cumprir a nossa obrigação.


Visão do adepto Auri-negro

O Beira-Mar abrevou ontem a sua primeira derrota na Liga Bwin época 2006/2007.
Um resultado que não sofre qualquer contestação, uma vez que o Porto dominou o jogo durante grande parte do tempo.
Mais uma vez, Augusto Inácio voltou a fazer das “suas”, ao meter no onze titular Vidigal no lado direito da defesa, com a intenção de fazer o flanco todo, mas é humanamente impossível que uma pessoa com quase 100 quilos o consiga fazer, e Inácio bem o devia saber.
Depois tal como tinha dito na semana passada, voltou a colocar Alcaraz e Jorge Silva como dupla de centrais , e uma vez mais, os resultados estão à vista.
Para acabar o extenso rol de asneiras, coloca Luciano Ratinho habitual numero 10 da equipa, a jogar a extremo esquerdo, e Rui Lima a numero 10, uma vez que Rui Lima é o jogador que mais facilidade tem a ganhar a linha de fundo e a cruzar decentemente, Jardel já antes de entrar em campo devia saber que poucas bolas lhe iam chegar em condições.
Por mim, este jogo foi a gota de agua com Inácio. Algo tem de ser mudado, e tem de haver coragem para isso.


Na 1ª parte, o jogo foi de fraco qualidade, com o Porto a ter um ligeiro ascendente sobre a equipa visitante.
O acerto nas marcações, e a má qualidade do futebol, fez com que fossem raras as oportunidades de golo, sendo que a 1ª grande oportunidade de golo, pertence-se ao Beira-Mar-
Após uma excelente jogada de Tininho pelo flanco esquerdo, a bola sobra para Luciano Ratinho, que já dentro da grande área, obriga Helton a uma boa defesa.
O Porto, bastante desinspirado devido a fraca prestação de Jorginho, só criou a sua 1ª oportunidade de golo a passagem da meia hora, quando Helder Postiga com um bom cabeçeamento leva a bola a passar perto do poste de Danrlei.
Até aqui grande parte dos titulares demonstravam-se serenos, e bastante empenhados, tirando Vidigal que fez uma exibição fraquissima, como é seu normal, e quem viu os gestos de Jorge Silva/Alcaraz, notava logo que alguma coisa não estava certo naquela dupla, os adeptos do Beira-Mar aperceberam-se, mas quem tem responsabilidade.. não !


Na 2ª parte, após a entrada de Andersson, o Porto fez uma exibição fantástica, dominando os últimos 45º minutos por completo.
E não demorou muito até que a equipa Portista se adianta-se no marcador, Alcaraz estende o tapete vermelho a Postiga, e este na cara de Danrlei, fez o 1-0.
Se na 1ª parte o Beira-Mar ainda atacou por algumas vezes, na 2ª parte apenas o fez por uma vez, minutos após ter sofrido o golo, mas sem qualquer tipo de perigo.
Num dominio sufocante, o Porto volta a marcar, desta vez por intermédio de Lisandro Lopes, após novo brinde de Alcaraz.
Como não há 2 erros, sem o 3º, depois minutos após o segundo golo Azul e Branco, Alcaraz trava Andersson quando este ia isolado, vendo correctamente o cartão vermelho directo.
Já quase no fim do jogo, Tarik aparece na cara de Danrlei, marcando o terceiro golo.

ÁRBITRO
Olegário Benquerença: No estádio pareceu-me ter uma exibição bastante positiva, fiquei com duvidas num ou noutro fora-de-jogo tirado ao Porto, mas sem qualquer tipo de interferência no resultado.

MELHOR EM CAMPO
Andersson: Um jogador fantástico, é um prazer vê-lo a jogar, e ainda bem que se o pode ver em Portugal.

POSITIVO DO JOGO:
Para mim como adepto do Beira-Mar, não vi nada de positivo.

Negativo:

Augusto Inácio.
Alcaraz, que normalmente custuma ser o menos mau, neste jogo foi um desastre.


Foi lindo o momento na substituição de Mário Jardel, parabéns a este Homem que merece tudo de bom.
Troquei breves palavras com ele após o fim do jogo, e vi um Homem radiante, empolgado, moralizado, e acima de tudo com a certeza que as pessoas o começam a respeitar.Para mim, que sempre acreditei nele, foi um momento especial.

Sem comentários: