segunda-feira, setembro 25, 2006

Liga Honra: Varzim Vs Olhanense

Estádio: Varzim SC, na Póvoa de Varzim
Espectadores: 1500
Árbitro: Augusto Duarte (Braga)

Entrou a meia hora do fim e... resolveu

Minuto 70: um centro de Emanuel da direita e um encosto de cabeça certeiro de Marco Cláudio.
Entrou a meia hora do fim para o lugar de Pedro Santos e resolveu a partida. Foi simples e eficaz a forma como o Varzim assinou o terceiro triunfo consecutivo em quatro jornadas da Liga de Honra.

Olhando o que para trás se jogou nesta partida, a turma poveira deu provas de motivação (pela sequência de vitórias) e um entrosamento (que só numa ou outra situação é que falhou), mesmo com as ausências forçadas do titular central Nuno Gomes e de Tito.

É claro que o ritmo varzinista não foi o mesmo de outros encontros mas perante o Olhanense que se apresentou esta tarde na Póvoa, Horácio bem pode concluir que o plantel tem qualidade para suprir eventuais falhas dos jogadores mais utilizados.

Prova disso tem sido o desempenho do experiente Alexandre que esta tarde mostrou uma vez mais que está em boa forma. E bem que ela será necessária, porque a entorse no joelho que Nuno Gomes sofreu em Gondomar poderá obrigá-lo a parar até ao fim deste ano... a intervenção cirúrgica está marcada para esta semana... só depois se saberá qual o tempo de recuperação.

Já quanto à ausência de Tito, Pedro Santos assumiu o lugar do #6 e cumpriu suficientemente a tarefa de ajudar os colegas da defesa. Quanto a nós ficou tempo demais em campo.
Relvado ou banheira de lama... a mesma coisa

Disso ninguém tem culpa: choveu toda a última noite e manhã pelo que já se sabia as condições em que estaria o relvado... ou a banheira de lama. Principalmente na primeira parte: nas extremidades, tanto à esquerda como à direita, o terreno alagado impediu um futebol em toada mais rápida e boa parte das incursões até à linha de fundo foram-se literalmente afogando nas poças.

Ainda assim, superioridade alvi-negra que na etapa primeira almejou alcançar o golo em três ocasiões... uma delas, a que mais perigo levou às redes algarvias, saiu do pé esquerdo de Mendonça assistido por um cruzamento da esquerda... mas pouco se viu disso na primeira parte.

Do lado do Olhanense, menos ainda... a equipa de Manuel Balela aguentou-se o quanto pode e respondia em contra-ataque: apenas uma oportunidade de perigo na primeira parte.

0-0 ao intervalo e o Varzim entrou na etapa complementar com vontade de resolver.

Mas foi preciso esperar até 20 minutos do fim para ver a partida resolvida a nosso favor: o golo varzinista foi apontado por Marco Cláudio, um médio organizador de jogo que entrou para o lugar do defensivo Pedro Santos. Uma vez mais o nº30 voltou a ser decisivo no triunfo alvi-negro, ainda que tendo jogado pouco mais do que meia hora de jogo.

Na resposta, o Olhanense fez 10 minutos de jogo tentando contrariar tudo o que tinha feito ao longo da partida: depois de casa roubada, trancas à porta e os algavios deram mais rapidez ao jogo e foram-se abeirando do último reduto varzinista.

Chegaram mesmo a reclamar golo num lance em que a bola ultrapassou a linha de golo, mas que acabou anulado por fora de jogo, na opinião do fiscal de linha do lado da Superior.

Melhor em campo: Mendonça (Varzim) - Todo o jogo varzinista passou por ele, correu por todo o campo e pôs a defensiva do Olhanense em sentido. Faltou-lhe o golo mas andou lá perto. Saiu a dois minutos do fim para a grande ovação.

Arbitragem: sem polémicas, embora os algarvios se queixem de um golo válido não sancionado por Augusto Duarte por pretenso fora de jogo. Pareceu-me acertada a decisão do trio de arbitragem.

+ Pontos positivos +
- Maré cheia para o Varzim: com um dos orçamentos mais baixos desta Liga de Honra, os poveiros somam o terceiro triunfo consecutivo em quatro jogos e ainda não conheceram o sabor da derrota. Estão no grupo dos primeiros com 10 pontos.

Bonita a atitude do grupo de trabalho: no fim do encontro, o capitão varzinista Alexandre foi à sala de imprensa dedicar a vitória deste domingo ao central Nuno Gomes que contraiu uma entorse no joelho e vai ficar parado durante boa parte da época. Sinal de união e de solidariedade no seio da equipa.

O guarda-redes Ricardo ganha cada vez mais confiança e manifestou excelentes reflexos ao longo da partida.
(...)

- Pontos negativos -
- Péssimo o estado do terreno. A chuva que caiu na Póvoa de Varzim na madrugada e manhã de domingo estragaram o relvado poveiro. O espectáculo ressentiu-se.

Olhanense: quem os viu e quem os vê. De equipa perfilada à subida de divisão na época passada, desceu à vulgaridade e fez um jogo muito pobre.

Horácio Gonçalves não foi à sala de imprensa do estádio no fim do jogo. Seria para fugir às perguntas dos jornalistas sobre o tema 'subida de divisão'?

Sem comentários: