quinta-feira, setembro 21, 2006

Memória Atacante XXXIV

Recordamos hoje mais um excelente post da nossa querida SpicedBlond, colocado neste blog no dia 2 de Maio de 2005. O post intitula-se "David Beckham - Um homem de milhões" e é um historial até à data de então sobre esse fenómeno futebolístico de Inglaterra.
Queríamos aproveitar para transmitir a todos que é já no próximo dia 9 de Outubro que se assinala 1 ano após a morte da Daniela e naturalmente o Futebol de Ataque homenageará a nossa querida fundadora.



David Beckham. Amado por uns, detestado por outros. Eis o homem que suscita inúmeras sensações aos adeptos de futebol. Para uns poderá ser um excelente jogador de futebol, com uma técnica apuradissima, para outros um “fashion victim” e resultado de milhões que giram á sua volta, o que é certo é que Beckham é sem dúvida uma grande estrela da constelação futebolistica mundial.

Os Primeiros passos no futebol


David Robert Joseph Beckham, nasceu a 02 de maio de 1975 em Leytonstone, Londres. Beckham veio de uma familia humilde em que o pai foi um ajudante de manufactura de gás e Sandra West a mãe éra cabeleireira e teve mais duas irmãs Lynne e Joanne.
A Familia sempre foi devota do Manchester United e isso passou para David, que desde cedo manifestou o seu desejo de ser jogador de futebol do Manchester.
Aos 8 anos, Beckham começou a jogar nos Ridgeway Rovers da Liga de Distrito de Enfield, e logo se destacou de todas as outras crianças quando em 3 temporadas fez um total de 100 golos. Aos onze anos David, viu uma reportagem sobre o Torneio de Habilidades de Futebol “ Bobby Charlton” e decidiu participar conseguindo ganhar com a maior pontuação já feita.
Os seus talentos excepcionais saltaram logo á vista e Beckham foi desde cedo observado pelo Manchester, e foi no dia em que completava 14 anos que um caça-talentos do Manchester United lhe bateu á porta para assinar um contrato entre o clube e Beckham. Tinha-se realizado o sonho.

Um começo díficil


Apenas com 16 anos, Beckham começou a traçar o seu caminho para o Estrelato, pois apesar da fama e da fortuna ainda estarem longe da realidade as medalhas estavam no entanto mais perto.Beckham ajudou a equipa Junior do United a vencer a Taça Jovem F.A. em Maio de 1992. A maioria dos membros da equipa vencedora foram considerados como crianças promissoras e com um futuro brilhante, como Scholes, Butt e os irmãos Neville, mas Beckham foi apontado por Alex Ferguson como possivelmente o mais talentoso entre todos eles. Depois de ter sido campeão Junior pelo Charlton, David ganhou um prémio que consistia numa apresentação em Old Trafford e 2 semanas para treinar ao lado de Terry Venables. A cada jogo era escolhido um rapaz para ser a mascote da equipa durante o jogo e David foi escolhido para ser o mascote do ano seguinte.
Mas apesar de todo o sucesso Beckham não se saiu bem como jogador profissional de inicio, e uma das coisas que mais lhe apontaram foi a falta de força e que resultou em mais dois anos na equipa dos reservas antes da sua primeira estreia oficial.
Na temporada 1994-95 David jogou por duas equipas em duas divisões diferentes. Para dar-lhe mais experiência Alex Ferguson emprestou-o a um clube da terceira divisão. Jogou somente cinco partidas e marcou dois golos, então voltou ao Manchester United para a disputa da Premiership contra o Leeds United,a 2 de Abril de 1995, ocupando o lugar deixado vago temporariamente pelo jogador russo Andrei Kanchelskis que teve várias contusões durante a temporada de 1994/95.Apesar disso Beckham não estava pronto para entrar na equipa oficial do Manchester definitivamente e muito menos teria lugar enquanto Andrei não saisse, e foi na época 1995/96, quando o russo deixou a equipa, que a grande oportunidade para Beckham apareceu.

O Começo da Fama


A fama começou a surgir logo de inicio, quando David se assumiu definitivamente nos Red Devils, e o seu primeiro golo na Premiership foi no jogo contra o Aston Villa na temporada 1995/96. Nessa temporada muitos comentaristas diziam que o Manchester United não tinha capacidade de ganhar o jogo não só pela desorganização em campo como pelo mau ambiente que se vivia no balneário, mas a equipa uniu-se para provar que todos estavam errados e nessa temporada David marcou oito golos, o Manchester United ganhou a Premiership e a Taça de Inglaterra. A partir desse momento David Beckham assumiu-se plenamente na equipa na posição direita do meio-campo. A época de 1996/1997 é onde Beckham fez o seu nome e o começo da sua carreira como celebridade. Bastaram dois golos contra o Charity e Newcastle em que marcou um golo espectacular num jogo em Wimbledon, no seu primeiro jogo, para que o seu nome fosse conhecido por todo o lado, apesar de que mesmo assim o seu curriculo continuava a não ser convincente para ser chamado á Selecção Inglesa.
Na temporada de 1998/99 o Manchester ganhou o título da Premiership e da Liga dos Campeões que foi considerada uma das melhores finais de sempre.


A temporada seguinte foi misturada. O Manchester ganhou o título da Premiership de 99/2000 mas perdeu para o Real Madrid a Taça Européia. Beckham apartir desse momento estava rapidamente transformado numa celebridade do futebol na imprensa e no mundo e chegou mesmo a ser o segundo melhor jogador europeu numa votação do mundo, ficando atrás de Rivaldo. Beckham éra definitivamente uma estrela mundial e estava feito tudo para que o seu nome a partir desse momento nunca mais fosse deixado de parte.

Na Selecção Inglesa


Beckham estreou-se na Selecção Inglesa em Setembro de 1997 frente á Moldávia e conseguiu encantar todos os Ingleses com a sua arte futebolistica e um dom fantástico de mudar a direcção da bola num instante ficando sempre com o controlo da bola e com uma velocidade incrível.
Mas apesar de toda a espectacularidade do seu futebol, Beckham também ficou conheçido na Selecção pelo seu temperamento facilmente erritável, tornando-se assim a sua maior fraqueza.
Assim em 1998 no Campeonato do Mundo, David foi extremamente criticado pela maneira agressiva com que atingiu Diego Simeone num jogo da Argentina, em que foi expulso e a Inglaterra perdeu o jogo, fazendo com que Beckham se tornasse o inimigo número um da opinião Pública.


A partir daí muito se falou que o seu relacionamento com Vitória poderia estar a afectar a sua carreira futebolistica, mas Beckham provou o contrário mostrando uma nova maturidade frente ao adversário, á equipa e ao público, valendo-lhe assim a braçadeira de capitão da Selecção Inglesa no decorrer do apuradamento para o Campeonato do Mundo de 2002 em que marcou um grande golo já em tempo de descontos frente á Grécia, garantindo dessa maneira a presença da Ingletarra no Mundial na Coreia do Sul e Japão.
A partir dai, Beckham têm feito uma carreira Brilhante na Selecção, sendo presença assidua na Equipa.

O Casamento com Victoria e a Familia


O Mediatismo rapidamente surgiu e a fama de menino bonito também.David enchia os sonhos das mulheres de todo o mundo mas o seu coração á muito pertencia a Vitória Adams membro do extinto grupo SpiceGirls.
Assim em 1999 depois de ter sido Pai do seu primeiro Filho Brooklyn, David e Vitória casaram-se em Julho do mesmo ano consumando um namoro de longa data, num casamento que custou cerca de 800 mil euros.


Desde essa altura que o casal tornou-se uma obcecação para os média, e tudo o que é noticia sobre o casal vêm á tona, colocando-os por vezes em notícias escandalosas.
Não se pode dizer que para uma estrela como David, a sua vida pessoal seja pacata, pois inumeros escandalos têm vindo a publico, como traições com a sua assitente pessoal, e ainda que David e Vitória poderão mesmo já estar separados á muito mas não o querem admitir perante o mundo. Mesmo assim o casal procura mostrar sempre o contrário tentando sempre aparecer em grande estilo e esbanjando felicidade ao lado de Brooklyn, Romeu e Cruz que nasceu este ano.

Real Madrid do Sonho ao Pesadelo


Manchester e Beckham ganharam o Campeonato de 2003 e os Ingleses queriam-no em Inglaterra, mas a pressão dos repórteres e as várias especulações da sua possível transferência cresceram imenso, depois de em Junho enquanto David estava numa tour promocional pelos Estados Unidos, o candidato à presidência do Barcelona, Joan Laporta, anunciou que compraria Beckham se fosse eleito, muitos acharam uma utopia o Manchester por á venda David, mas para surpresa de todos o Manchester United aceitou as negociações de vender Beckham. Pouco depois Beckham anunciava o contrato milionário por quarto anos com o Real Madrid pela importância de 30 milhões de euros.
Beckham tornou-se rapidamente o idolo de todos os madrilenos, juntando-se á equipa maravilha de Figo, Zidane e Raul.

Muitos perguntaram onde o encaixar no meio de tantas estrelas do Futebol, mas Beckham vende e muito, por isso, foi fácil conciliar o seu estatuto de estrela do marketing com a sua arte de bom futebol.
Mas nem tudo têm sido rosas em Madrid , nos ultimos tempos Beckham não têm jogado, ficando no banco,as lesões têm-no perseguido, e a sua continuidade em Espanha têm sido posta em causa.Muitos apontam uma das razões como sendo a pressão de Victória para voltar a Inglaterra, pois não gosta de viver em Madrid, mas os ultimos escandalos envolvendo a sua vida privada e o facto de a imprensa expor demasiado a sua privacidade e os seus filhos, podem ser outras das razões. Beckham continua a dizer que quer continuar em Madrid a jogar, mas o que é certo é que já teve melhores dias em Espanha.

Marcas e Publicidade


Beckham é mais que um jogador de futebol, a sua fama alcançou o patamar de uma estrela mundial ao nivel dos popstar, ele move milhões á sua volta sendo mesmo uma verdadeira máquina de fazer dinheiro.
Adidas, Vodafone ou Pepsi, são apenas algumas das muitas marcas a que o nome de Beckam está associado.


A camisa 23 que ele usa no Real Madrid bateu um recorde: vendeu mais de 8 mil unidades em apenas 7 horas, facturando aproximadamente 624 mil euros!
Muitos dizem que a sua forma exuberante de ser, com muitas mudanças de visual e excentricidades de milhões lhe valem mais fama de coqueluche da publicidade do que propriamente no futebol, mas o que é certo é que Beckham usa a sua aparência e o seu estatuto, para continuar a ser um dos homens mais desejados do mundo para fazer dinheiro, pois tudo em que Beckham apareçe tornasse um verdadeiro sucesso.

O Idolo
Beckham é um idolo em todo o mundo. Quer gostem ou não o mundo está rendido ao homem-camaleão, que usa e abusa do seu visual para ser falado e vender muito.
Desde os mais pequenos aos mais velhos todos querem imitar Beckham no seu estilo, e por vezes chega a ser esqueçido como futebolista em prole dum mediatismo publicitário gigantesco.


A popularidade do craque em países asiáticos é um fenómeno, ele tem uma estátua sua no templo budista mais importante da cidade, e seus cortes de cabelo fazem literalmente parte da moda dos miudos nipônicos. A imagem vistosa de David Beckham marca a diferença em qualquer parte do mundo, e o seu nome vai continuar a ser um dos mais desejados, nem que seja pela facilidade com que ganha e dá a ganhar dinheiro.
[SpicedBlond]

Sem comentários: