sexta-feira, setembro 29, 2006

Notícia Atacante do Dia: Carlos Daniel afastado dos jogos da Selecção Nacional por pressões da FPF

Apesar desta notícia não ser absolutamente nova (veio a público no decorrer da semana passada), pensamos ser da maior pertinência colocar estas discussão à consideração dos nossos leitores.
O jornalista Carlos Daniel, apresentador do programa Trio de Ataque e que fez a cobertura dos jogos da Selecção Nacional até Agosto de 2006, demitiu-se das funções de direcção que tinha na RTP1, nomeadamente na delegação do Porto.

Ao que se sabe, tal decisão do jornalista prendeu-se com o seu afastamento por parte da Direcção do canal dos jogos da Selecção Nacional. Pelo que veio também na Comunicação Social, tal afastamento foi decorrente de pressões da Federação Portuguesa de Futebol que não queria ver o jornalista do Trio de Ataque a "relatar" os seus jogos, tendo sido inclusivé uma das condições para assinatura do contrato que a FPF fez com a RTP para a transmissão dos jogos de apuramento para o Euro2008.

Isto é um claro atropelo das liberdades de expressão de cada um e de um jornalista em particular. A agravar a situação, as critícas efectuadas contra a FPF ou contra o Seleccionador Nacional partiram sempre do painel de comentadores do programa e não do seu apresentador/jornalista.

Sendo hoje Carlos Daniel considerado por muitos o jornalista mais isento/competente da televisão portuguesa, o que pensam os nossos leitores atacantes de toda esta situação?

Acham que Carlos Daniel além de apresentar a demissão do cargo de director, deveria sair também da própria RTP?

O que pensam sobre a atitude da FPF pressionando um orgão de comunicação social?

Sem comentários: