quinta-feira, setembro 21, 2006

Promessa Atacante da Semana - Tiago Valente




Numa altura em que os jovens portugueses estão a dar cartas um pouco por todo o mundo, o destaque desta semana vai para o central Tiago Valente. Como muitos jovens jogadores, iniciou a carreira numa posição totalmente diferente da que hoje ocupa: avançado. Fez toda a sua formação no Paços de Ferreira, onde ingressou com apenas 8 anos de idade. Sempre acreditou nas suas capacidades, e um lugar no 11 pacense era o objectivo pelo qual lutava desde miúdo.

Na época 2004/2005, Tiago foi chamado à titularidade, dada a quantidade de lesões que fustigava a equipa. Foi num jogo da Liga de Honra, com o Desportivo das Aves como adversário. Apresentando nervos de aço, o "Valente" jovem rubricou uma boa exibição, que lhe valeu um lugar na equipa principal até findar a temporada. "Se há um ano atrás me perguntassem se esta época estaria a passar por esta situação diria, claramente, que não. Acreditava que poderia escalar até à titularidade, mas nunca tão rapidamente", afirmava na altura o benjamim do Paços.

Com o objectivo da equipa atingido, a subida à Liga principal portuguesa (n.d.r. Liga Bet and Win), Tiago viu a concorrência outrora indisponível a postos para a nova temporada que se avizinhava. Contudo, a boa prestação na meia época que jogou não passou em claro a outros emblemas, e o defesa encarou com bons olhos um empréstimo, de modo a actuar regularmente e a adquirir preciosa experiência. O Gondomar foi o seu destino, e foi nessas paragens que continuou a melhorar o seu futebol.

José Mota teve sempre Tiago debaixo de olho e esta época chamou-o de novo à equipa principal, desta vez para ficar. Já representou as selecções jovens e sonha um dia ser como o seu ídolo: Ricardo Carvalho.


Ficha Técnica



Nome: Tiago Carlos Morais Valente
Data de nascimento: 1985-04-24 (21 anos)
Local de nascimento: Macedo de Cavaleiros
Nacionalidade: Portuguesa
Peso: 82 kg
Altura: 1,86 m
Posição: Defesa
Clubes: Paços de Ferreira e Gondomar (uma época por empréstimo)

Sem comentários: