quinta-feira, setembro 28, 2006

UEFA CUP: CD Nacional vs Rapid Bucareste


Estádio: Estádio dos Barreiros
Árbitro: Zsolt Szabó (Hungria)
Assistência: 7000 espectadores (100 Romenos)

As Equipas:

CD Nacional

Diego Benaglio; José Vítor, Ricardo Fernandes, Ávalos e Alonso; Bruno Amaro, Rodrigo e Chainho; Adriano, Chilikov e Juliano.
Substituições: Entra Bruno Basto , sai Adriano aos 66min; Entra Cássio , sai Rodrigo aos 69min; Entra Cléber, sai Chainho aos 104min.

Rapid Bucareste

Coman; Rada, Ziko, M. Constantin e Badoi; Karamyan, Lazar, Grigoré e Maftei; Buga e Moldovan.
Substituições: Entra Griffiths , sai Ziko aos 57min; Entra Burjujan , sai Moldovan aos 70min; Entra Maldarasanu , sai Grigoré aos 97min.

Nacional da Madeira cai aos pés do Rapid Bucareste no prolongamento.
O Nacional da Madeira até começou bem o jogo conseguindo o golo aos 28min por intermédio de Juliano através da marcação de um livre, com o pé esquerdo. A bola sobrevoa a barreira romena e surpreende o guarda-redes Coman. Desta maneira o CD Nacional fica eliminado das competições europeias, salvando-se apenas o Sporting de Braga pois o Vitoria de Setubal também foi afastado da UEFA CUP.O Nacional começa o jogo da melhor maneira, pressionando bastante a equipa romena e aos 3 minutos de jogo Alonso faz o primeiro remate do jogo e leva perigo à baliza dos romenos. No minuto seguinte, o Rapid Bucareste contra ataca e faz a primeira jogada de perigo. Por volta dos 8 minutos de jogo, Chainha remata ao poste da baliza romena através de um canto batido por Bruno Amaro. Aos 18 minutos de jogo, remate de Ziko, com o guarda-redes Benaglio fora do alcance da bola, mas José Vítor, a evitar in extremis o golo dos romenos, para sorte da equipa alvinegra. Aos 28 minutos, surge o grande golo de Juliano de livre directo. Estes primeiros trinta minutos foram completamente dominados pela equipa do Nacional, conseguindo assim o justo empate na eliminatória. Aos 40 minutos, esteve à vista o golo do Rapid, na sequência de um canto, Benaglio não segura a bola, Buga cabeceia à barra, Moldovan tenta a recarga, mas valeu, novamente, a atenção e intervenção de José Vítor. Chega o intervalo e uma boa primeira parte do Nacional. Criou várias oportunidades, chegou ao golo e empatou a eliminatória. O Rapid reagiu e também poderia ter marcado.

A segunda parte começa novamente com um remate do Nacional da Madeira desta vez de Alonso. Aos 76 minutos, cruzamento atrasado de Alonso para Ricardo Fernandes e este falha o segundo golo do Nacional, ao rematar por cima da baliza romena. Uma perdida incrível. O Nacional a dominar a segunda parte embora o Rapid Bucareste também tivesse tido duas ou três oportunidades de empatar e jogadas de perigo.

Já no prolongamento, a turma da casa viu-se em desvantagem logo no primeiro minuto, após uma jogada confusa na grande área. Ricardo Fernandes efectuou um corte deficiente e Rada aproveitou para empatar a partida e colocar os homens de Bucareste em vantagem na eliminatória. O conjunto insular ficou de seguida reduzido a dez jogadores por expulsão de Bruno Basto, após lance perigoso sobre Griffiths. A tarefa para dar a volta aos acontecimentos revelava-se agora hercúlea para os madeirenses, que acabaram mesmo por ser eliminados da Taça UEFA. O Rapid ainda teve tempo para fazer o 2-1 aos 100 minutos com um golo de Burdujan.

O conjunto insular foi eliminado da Taça UEFA pelo Rapid de Bucareste, ao perder nos Barreiros por 2-1, já no prolongamento.

Melhor Jogador:
Juliano, pois foi ele o autor do golo e o único que deu alguma esperança à equipa do Nacional da Madeira.

Arbitragem: O árbitro poderia ter estado pior, embora tivesse errado em alguns lances do jogo, como por exemplo, na decisão de não expulsar do guarda redes da equipa romena.

Positivo do Jogo: O CD Nacional se ter mostrado, pela segunda vez, à Europa e ter honrado o seu páis e a sua ilha com uma boa exibição e sempre com esperanças de alcançar a vitória, já mesmo quando perdia no prolongamento.

Negativo do Jogo: O Nacional da Madeira, mais uma vez, ter sido eliminado das competições europeias, até tendo capacidade para ganhar e passar à fase seguinte.

Sem comentários: