terça-feira, setembro 26, 2006

União Leiria Vs Marítimo


Estádio: Municipal Dr. Magalhães Pessoa (Leiria)
Assistência: 892 espectadores
Árbitro: Paulo Costa (AF Porto)

Adepta Unionista

De novo, à segunda-feira, a U. Leiria recebeu e venceu o Marítimo, pela margem mínima e se não fosse o tento isolado, marcado por Sougou aos 78 minutos, o jogo de ontem à noite seria igual a tantos outros, daqueles chatos e sem grandes emoções.
U. Leiria e segundas-feiras – uma parelha que já se começa a tornar um hábito.

O jogo, em si, até que nem foi tão espectacular quanto isso. Na primeira parte, apenas uma das equipas procurou marcar… uma pista: não foi o Marítimo. A U. Leiria era a equipa que, apesar de tudo, conseguiu chegar mais vezes à área adversária. Harison abriu as hostes, aos 9 minutos com um remate forte à baliza de Marcos, mas sem mais consequências. Aos 26 minutos, a U. Leiria, chegou ao golo pelo jovem N’Gal – golo este invalidado… porque com a mão não vale! Minutos depois, foi Paulo César que não conseguiu aproveitar com êxito um cruzamento de Sougou.

Apenas aos 36 minutos da partida é que Marcinho, do Marítimo, chegou a assustar a baliza defendida pelo guardião brasileiro, Fernando. Há a registar também, um golo marcado por Lipatin, que foi, prontamente, anulado por Paulo Costa, por suposto fora-de-jogo – Ulisses Morais tem razão para se queixar.

A abrir a segunda metade da partida, a U. Leiria vinha mais fresca e com uma disposição diferente. Até que aos 78 minutos, após diversas ameaças, o senegalês Sougou conseguiu marcar para os da casa. A passe do criativo Harison, Sougou bateu o defesa Gregory, em velocidade, esticou a perna e marcou, rasteirinho. Estava feito o resultado, até porque o Marítimo se estava mal, pior ficou.

Daqui para a frente até aos 94 minutos (que duraram a partida), só deu U. Leiria. Era ver Sougou e Paulo Machado a rematar… entretanto, terminou o jogo com a primeira vitória, em casa, da U. Leiria e a conquista de mais 3 preciosos pontos, que lhe valem a terceira posição na liga portuguesa.

Melhor Jogador:
Sougou, Sougou, Sougou… o jovem senegalês está em todas. É, sem dúvida, uma explosão de talento: ele tanto marca, como dá a marcar. Ele remata, ele cruza e está sempre – desde o início do campeonato – nos lances mais importantes (e decisivos) da equipa. Não gosto de me repetir na atribuição do “prémio” de Melhor Jogador, mas Sougou merece a excepção.

Arbitragem:
Estava a ser uma noite tranquila para o experiente Paulo Costa até cometer uns erros, algo grosseiros. Aos 53 minutos, Lipatin marca. O golo foi (mal) anulado, por fora-de-jogo… o jogo poderia ter tomado outro rumo, como disse Ulisses Morais, que apesar de tudo não desculpou a derrota com este facto.
Alguns minutos antes da marcação do golo, Sougou cometeu falta sobre Wenio – e recebeu o amarelo. “Deveria ter sido vermelho” – dirão muitos.

Pontos positivos do jogo:
Os pontos acumulados (são 7 em 12 possíveis) que põem a U. Leiria nos lugares cimeiros da tabela classificativa – Domingos Paciência iguala o melhor início de sempre da U. Leiria.

Pontos negativos do jogo:
Valerá a pena continuar a reclamar dos jogos à segunda-feira? Foram 892 espectadores num estádio novinho em folha.
Erros da equipa de arbitragem que, eventualmente, poderiam ter mudado o rumo do jogo.

[Cristina]


Adepto Verde-Rubro


O Marítimo deslocou-se ontem à bela cidade de Leiria para mais um encontro da Liga Cimeira do Futebol Português. Um jogo com pouco publico foi aquele que se assistiu aqui na Madeira via Sportv.

O Marítimo entrou em campo com Wenio como a grande surpresa no 11 dos verde-rubros, uma equipa que se apresentou para defender em bloco e tentar sair rapidamente no ataque, penso que essa era a intenção de Ulisses Morais, mas nunca acontece.

A formação de Leiria sufocou a linha mais recuada do Marítimo com jogadas de perigo que não deram em golo por culpa da falta de eficácia finalizadora do Porto B e também porque Marcos esteve bem em dois lances, proporcionando duas defesas incríveis.

O jogo lá foi decorrendo com algumas falhas de marcação do Marítimo, a meio campo a bola continua a voar muito alto, o que dificulta a transição defesa ataque.O jogo estava feio, muitas faltas de parte a parte.

Aos 26m, o Leiria Chegou mesmo a marcar um golo que foi prontamente anulado, sabe deus como, por um dos gajos de amarelo…o golo foi marcado com a mão por N´gal.

Valdomiro tem uma entrada matadora sobre Jardel, um lance para vermelho directo, que alem de ser sancionavel , é perigoso. O Arbitro que estava a cm do lance resolveu dar amarelo.

Marcinho e Kanu não ajudavam a defesa Maritimista mas desequilibravam no ataque, tanto que Kanu faz um remate poderoso que terminou com uma grande defesa do guardião do Leiria Fernando.
A timidez Maritimista complicava o jogo e a desastrada equipa Leiriense não concluía com eficácia.

Intervalo em Leiria 0-0

Veio a segunda parte, logo aos 10m Briguel sobe pela direita, faz um cruzamento cirúrgico, Kanu abre espaço na defesa leiriense e Lipatin marca um grande golo, que, escandalosamente foi anulado com prontidão pelo auxiliar, com Valdomiro (jogador Leiriense) a mais de um metro a deixar Lipatin em jogo. O árbitro fez fé e apitou no seu belo apitinho de platina confirmando a decisão do fiscal.

O Maritimo ganhou mais pendor ofensivo, Kanu trabalhava bem na área para os espaços e Lipatin quase marcava novamente de cabeça, num lance em tudo parecido com o primeiro, mas desta vez o jogador Maritimista estava fora de jogo mas a jogada foi validada.

Ulisses, assustado com o pendor ofensivo Maritimista e admirado com a eficácia de Kanu, resolve que está tudo mal e substitui Kanu por Zé Gomes e Neca por Jardel.

Adaptou Zé Gomes a extremo e deixou Neca ao lado de Wenio, vá-se lá saber o que deu na cabeça deste treinador para fazer uma coisa destas.

O resultado foi obvio, o Marítimo esmoreceu e as jogadas de perigo desapareceram.

André Barreto aos 74m, sofre uma falta por entrada nojenta de Sougou uma entrada para cartão vermelho, que o arbitro mais uma vez resolveu sancionar com amarelo.

4m depois foi este mesmo jogador, que deveria ter sido expulso que marca o golo do Leiria.

O jogo acabou com mais um ataque do Leiria, uma bola a trave por cabeçeamento do gajo que devia ter sido expulso.



Melhor jogador do Maritimo:
Vou votar no Kanu, fez um excelente remate que quase abriu o activo em Leiria, esteve bem nas movimentações atacantes a abrir espaços e a dar velocidade ao jogo. Destaco ainda a prestação de Milton do Ó que esteve em grande na defesa Maritimista.

Pior Jogador em Maritimo:

Jardel, é verdade, este jogador há 4 jogos que não produz nada nesta equipa, a única justificação para ainda estar em campo só o Ulisses é que pode dar.Dou ainda um destaque negativo a André Barreto, dá muita porrada e não constrói jogo.

Arbitragem:

Penso que as imagens falam por si, a minha nota, de 1 a 5, à equipa de arbitragem é de 5 pontos….negativos…….uma nojentice, agora compreendo o Beira-Mar, eu não vi esse jogo mas depois de ontem não preciso ver. “Enquanto não matarem um árbitro isto nunca mais vai acabar” by André Ladeira.

Pontos positivos:

- As duas grandes defesas, uma de Marcos e uma de Fernando

- Um grande remate de Kanu

- As movimentações ofensivas de N´Gal e Sougou, são dois jogadores que desequilibram bem a defesa

Pontos negativos:

- A arbitragem que prejudicou bastante a equipa visitante

- O meio campo Maritimista, muito fraco

- As opções técnicas de Ulisses Morais

- Pouco publico nas bancadas, motivado pelo lobby televisivo

- A falta de eficácia da equipa Leiriense, muito fracos na finalização

- O nojo crescente que afecta o futebol Português com situações pouco dignas nomeadamente no que respeita à arbitragem e falo de cenas que se tem visto nestas últimas 4 jornadas da liga, não é preciso enunciar pois não?

Conclusão:

O Maritimo foi prejudicado, disso não há duvidas, foi uma equipa que se apresentou em campo com muitas falhas, quase não conseguia chegar a baliza adversária um meio campo lamentável e ainda por cima mal orientada, por outro lado o Leiria era uma equipa aguerrida a meio campo e desiquilibradora no ataque mas muito ineficaz na finalização, tivemos um jogo feito e feio, o Leiria tem sido beneficiado nos últimos jogos, disso não há duvidas aliás é descarado.
O Maritimo tem de se transformar numa equipa mais agressiva, mais rápida e jogar com a bola no chão se quiser fazer um bom campeonato, alem de tudo isto tem também de começar a pensar em arranjar um substituto para Ulisses Morais, que não convence ninguém

Por ultimo, uma palavra de destaque para o Briguel, que ontem até esteve bem, apesar de ter alguma culpa no golo, porque aquela marcação era dele, esteve bem no jogo e até fez o passe para o golo, mas não deixa de revelar algumas falhas técnicas, falta-lhe velocidade, não acerta um lançamento de linha lateral, em 6 deles só um foi para um jogador Madeirense, mas tirando isso ele ontem esteve bem.

Vem ai o Estrela da Amadora, equipa excelente e irmã, que tem passado alguns maus bocados neste inicio de época mas que certamente será bem recebida nos Barreiros por toda nossa família Maritimista.

Nota pessoal do autor: Estou extremamente desiludido com o que se passa no futebol em Portugal, não só pelo que se passou ontem mas por tudo o que tenho assistido nestas ultimas quatro jornadas, somando a tudo o que se tem assistido nos últimos tempos, não sei de quem é a culpa, ou pelo menos não posso aferi-la a ninguém em concreto, mas uma coisa é certa, enquanto FDP como o Major, o Pinto da Costa e toda essa corja nojenta andar por ai isto nunca vai mudar, e não me venham com conversas da treta de que esses não têm nada com isto porque uma coisa é certa meus amigos, esta P….desta LIGA deveria chamar-se “Liga-me que eu favoreço-te”.

Força Marítimo……

Esta semana temos noites Europeias, desejo as maiores felicidades a todas as equipas Portuguesas nas competições vamos lá trazer umas vitórias para casa.

"O que torna o futebol magnifico é a incerteza do resultado" Por isso não admira que ontem não tivessem mais de 900 pessoas no estádio, eles já sabiam o resultado.

[Garras12]

Sem comentários: