sexta-feira, janeiro 12, 2007

1.ª Divisão Associação Futebol de Coimbra - Serie A


1º Div/Distrital Série A da AF Coimbra
Estádio: Campo Municipal de Góis
Assistência: cerca de 140 espectadores
Arbitro: José Costa

GD Pampilhosense: Tiburcio; Ricardo Marques; Pedro Barata; Américo; Samuel (Nuno Deus 70m); Picasso; Marco Alegre; Filipe Brito (Alegre 80m); Alexandre; Ivo Alegre e Paulo Marques (Isidro 90m).
No banco: Braçal; Toni; Mota; Isidro; Cristiano; Nuno Deus e Alegre.
Treinador: Alegre

O GDP entrava no novo ano com uma deslocação complicada a Góis, equipa que a parida para esta jornada se encontrava na terceira posição a dois pontos do líder, um derbi tradicionalmente sempre emotivo. Depois de uma semana atribulada para a equipa Serrana com a alteração de treinador este jogo era aguardado com alguma expectativa. A partida começou logo com um lance que provocou muitos protestos por parte da equipa do GDP, Ivo Alegre cruza da direita e dentro da grande área a bola vai a mão do defesa da casa, o árbitro manda seguir… Pouco depois o árbitro assinala mesmo penalti, Paulo Marques na direita entra na área e quando se preparava para ultrapassar mais um defensor é rasteirado em falta, o mesmo Paulo Marques encarrega-se da marcação da grande penalidade e não perdoa, estava feito o primeiro. A equipa da casa não contava com este resultado tão cedo, então subiu ainda mais no terreno em busca da igualdade, mas o GDP não permitia muitos espaços na sua zona defensiva. Os da casa dominavam as operações no meio campo, mas não passavam disso e o GDP quando ganhava a bola partia sempre para perigosos contra ataques. Aos 20m mais um lance polémico, Alexandre cruza da esquerda e o defesa da casa ao tentar dominar com o peito domina com o braço, o arbitro mais uma vez faz vista grossa e manda seguir. Aos 27m surge a igualdade, livre na direita do ataque do Góis e quando todos esperavam o cruzamento o jogador da casa toca para a entrada da área, surge um colega que com uma grande pontapé iguala a partida. As oportunidades de golo escasseavam para ambos os lados, as que ouve foram concretizadas em golo e o jogo ia para intervalo com uma igualdade a uma bola.

A segunda metade começa como a primeira, com polémica, Ivo Alegre ganha a bola e quando se preparava para fugir a marcação é pontapeado por uma jogador do Góis que se encontrava no chão, agressão que o arbitro apenas castiga com cartolina amarela. A equipa da casa como lhe competia era a que mais procurava o golo e a passagem dos 65m consegue mesmo chegar a vantagem, o defesa do Pampilhosense falha o pontapé ao tentar tirar a bola da sua zona, o avançado da casa aproveita a oferta e com tempo para ultrapassar o guarda-redes encosta para a baliza deserta. O Góis chegava assim a vantagem, jogava com o relógio e parecia a equipa mais tranquila, mas o GDP não baixava os braços e a resposta ao golo surge pouco depois, Alexandre com pontapé de bicicleta quase marcava. Aos 70m surge o terceiro para os da casa, num lance em que a defensiva da casa alivia a bola para a frente num pontapé longo, o avançado ganha ao defesa Serrano e remata cruzado, o guarde redes ainda consegue a defesa mas na recarga surge o outro avançado do Góis que empurra para golo. Neste lance parece-nos ter havido uma falta por sancionar sobre o guardião Pampilhosense, este no chão é impedido de se levantar por um jogador do Góis… Tudo parecia estar resolvido, o Pampilhosense perdia por 3 – 1 a 20m do final da partida... Mas esta equipa mostrou durante todo o jogo que não merecia este resultado, não se deixou abater pelo terceiro golo e partiu em busca de reduzir a desvantagem. Aos 77m canto batido da esquerda e Filipe Brito aproveita o desvio ao primeiro poste para dentro da pequena área fazer o golo de cabeça. Faltava apenas um tento para a igualdade e o GDP carregava, praticava um futebol “alegre” e dispunha de lances perigosos junto da baliza do Góis. Aos 86m surge mesmo a tão desejada igualdade, lançamento lateral na direita, Alegre joga para trás para Marco e este com um monumental chapéu faz o golo da tarde, um grande golo que levou à festa dos muitos adeptos que se deslocaram de Pampilhosa da Serra a vila de Góis para apoiarem a sua equipa. Até final o Pampilhosense ainda tentou chegar a vantagem mas o placar não voltaria a sofrer alterações.
O empate é um resultado que se ajusta perfeitamente ao que se passou durante os noventa minutos, um resultado moralizador para o GDP, para a equipa do Góis são menos dois pontos na luta pelo título, uma partida com todos os ingredientes de um derbi: golos, polémicas e muito publico.

Nota Positiva:

Nota positiva para o treinador Alegre que se estreou com um resultado positivo num campo difícil e num derbi regional. Os jogadores Serranos merecem também grande destaque, mostraram que o lugar que ocupam na classificação não condiz com o seu real valor. Bom espectáculo de futebol, seis golos e muito publico

O Negativo do jogo:

O trio de arbitragem desempenhou uma actuação desastrosa, permitiu à equipa da casa abusar da agressividade em muitos lances merecedores de uma disciplina mais rigorosa. Duas grandes penalidades que ficaram por marcar, uma agressão castigada apenas com amarelo e no terceiro golo do Góis parece-nos haver falta sobre o guarda-redes. Tudo isto em prejuízo do GD Pampilhosense.

Nos restantes jogos destaque para a vitória da Académica em Poiares por 2-0, uma campo difícil que dita praticamente o afastamento do Poiares dos lugares de subida. A AA Arganil cumpriu em casa e venceu o Trav. Lagos por 7-1. A Mocidade venceu na Adémia por 4 a 1 e mantém a chama acesa, o Arrouce Praia venceu fora a Sanjoanense por 1 a 0 e o COJA venceu o ultimo classificado o Lamas por 2 a 1.

Sem comentários: