terça-feira, janeiro 23, 2007

CF Estrela Amadora - 75 anos de vida/actividade

As bodas de diamante do Estrela Amadora foram comemoradas, ontem, com pompa e circunstância na sala de bingo do clube.



Muitas individualidades presentes e que eu tenha visto: Eusébio, José Veiga, Dias Ferreira, Gilberto Madail, Herminio Loureiro, Presidente da Câmara Amadora, Presidente da Corporação Bombeiros Amadora, Joaquim Evangelista, etc e vários jogadores e treinadores, com alguma ligação ao clube. Entre os jogadores destacam-se Abel Xavier, que se tornou numa das figuras mais emblemáticas do clube últimamente, até porque o próprio faz questão de relembrar as suas raizes futebolisticas, e não várias vezes encontra-se na Amadora, principalmente para rever amigos e ver jogos. Fala-se que pretende ter um papel activo no futuro do clube, quando deixar de ser jogador profissional...



Começou o convivio, pelas 20:00, com um cocktail a todos os presentes , na sala de espera ou de pré-entrada no Bingo. Depois e pelas 20:30 passou-se ao salão do bingo que foi modificado para receber o jantar de gala. Nas paredes e um pouco por todo o lado, podia observar-se o simbolo do clube referente aos 75 anos.



Não foi fácil sentar as 700 pessoas que compareceram ao jantar, embora o espaço seja propicio a esse número de pessoas, (o que faz com que o Bingo do Estrela seja desde a sua construção, um dos maiores do país e da Europa), e as mesas estivessem reservadas cada qual para os respectivos grupos de pessoas, atletas, direcção, tenis de mesa, antigos jogadores, etc...



O jantar foi intercalado com apresentações várias, principalmente pelo lider tricolor António Oliveira, que embora muito poucos saibam, ja foi jogador do Estrela. As apresentações passaram desde um pequeno historial do clube, aos presidentes do mesmo, em que foi dado maior destaque a um dos maiores simbolos do clube, o Presidente José Gomes, que pegou num clube sem presidente ( a revolução de 1974 fez com que João Pimenta, grande construtor civil da localidade e o primeiro presidente a ter nome no nosso estádio, saísse do país), sem dinheiro, e completamente à deriva, nunca tendo estado numa competição Nacional, só jogando a nivel distrital.



Assim José Gomes pegou no clube em 1976, deu-lhe condições de ser uma equipa com o que advém desse nome, e o clube entrou nos Nacionais subindo progressivamente, até chegar ao escalão mais alto do nosso futebol, já com campo relvado, com iluminação artificial e bancadas por toda a volta do terreno de jogo.



Foi então que para finalizar a homenagem a esse grande vulto do Estrela Amadora, Antonio Oliveira, afirmou que irá ser colocado um busto, do mesmo, na sala VIP do clube, em memória daquele que foi o responsável pelo maior clube que hoje tem a edilidade amadorense.



Seguiu-se então mais uma das surpresas da noite, com a divulgação dos novos simbolos do clube, o que passará a ser ostentado em tudo o que diga respeito ao Estrela, e o dos 75 anos de vida, que em principio estará presente nas camisolas do clube durante este ano.



Passados os agradecimentos e condecorações da praxe (aos presidentes da Liga, da FPF, da Câmara Amadora, etc, etc), e das suas loas de resposta, surgiu nova surpresa, quando no palco se viu a Taça de Portugal conquistada em 1990, e a ele foram chamados a maioria dos jogadores presentes na conquista de tão importante troféu.



Um a um foram chamados os que puderam estar presentes ontem: Rui Neves, Paulo Bento, Pedro Barny, Caetano, Melo, Valter, Pedro Xavier, Paulo Jorge, Basaula, Rebelo, Ricardo e o treinador João Alves. De referir que Melo conquistou a Taça pelo Estrela já com 40 anos, o que faz com que hoje em dia seja uma pessoa com 56 anos, contrastando com alguns dos antigos colegas de então. Curiosidade terem conseguido apresentar no jantar os dois marcadores da finalíssima, Paulo Bento e Ricardo.



Seguiu-se um minuto de silêncio em memória do falecido jogador Chico Oliveira, que também actuou nesse jogo.



Depois da actuação de alguns artistas convidados, como Toy (adepto confesso de uma equipa pequena) e Ruth Marlene, passou-se à entrega dos emblemas de 25, 50 e 75 anos aos sócios com essa data de associado.



A noite acabou cantando-se os parabéns ao clube e cortando o bolo destinado ao efeito.



Algumas pessoas falaram da noite, a nivel pessoal, recordo duas:



Eusébio: “Muita gente não sabe, mas sou sócio do Estrela da Amadora. Sou do Benfica, mas o Estrela está, também, no meu coração”.



Paulo Bento: “Estou grato pelas oportunidades que me deram. Foi um marco muito importante na minha carreira. O Estrela destaca-se pela formação de jogadores como Abel Xavier, Chainho e Jorge Andrade.”



No geral foi uma noite muito agradável, com varias boas surpresas, como a mudança do simbolo (para um mais feio, a meu ver) mas necessário para que o clube continue a evoluir.



Foi revelado publicamente, pelo presidente da autarquia, José Raposo, que a Câmara da Amadora está de braço dado com o clube, algo que já não sucedia à imenso tempo e que é bom sinal para o futuro, principalmente a nível de investimentos empresariais.




ESTE É O SIMBOLO DOS 75 ANOS - UM POUCO DESFOCADO




ESTE É TAMBEM O SIMBOLO DOS 75 ANOS NUM DOS MUITOS BOLOS DE ANIVERSÁRIO QUE ESTAVA EM CADA UMA DAS MESAS



PARABÉNS PELOS 75 ANOS DE VIDA/ACTIVIDADE, ESTRELA AMADORA


Sem comentários: