sábado, janeiro 27, 2007

Liga Bwin: Leiria 1-0 Porto

Desolado, Triste e Indignado. São estes os sentimentos que um Portista pode trazer de Leiria, após lá ter ido assistir «In Loco» ao jogo de abertura desta jornada da Liga Bwin.



Estádio: Municipal Dr. Magalhães Pessoa (Leiria)

Assistência: 3.385 espectadores

Árbitro: Elmano Santos (AF Funchal



Com a novidade da inclusão de Lucas Mareque na Lateral Esquerda Tripeira, o FC Porto iniciou o jogo a dominar claramente uma União de Leiria pouco ambiciosa, que em algum momento nos primeiros 45' conseguiu assustar o último reduto Azul e Branco. Ao invés, os Dragões cedo começaram a criar inúmeras chances para se adiantarem no «Placard», nomeadamente num remate de Raul Meireles a testar os reflexos de Fernando, sem sombra de dúvida o Melhor Jogador em Campo.

Minutos mais tarde, uma fantástica iniciativa individual de Ricardo Quaresma acabou com um potente remate do mesmo ao poste da baliza Leiriense! Postiga, Lisandro e, ainda Pepe tiveram ao seu alcance o merecido golo Portista mas Fernando e a barra impediram a justiça no «Marcador» ao intervalo.

Antes disso dá-se o lance que determina muito do que haveria de passar na 2ª parte, a expulsão de Ricardo Quaresma, por alegada agressão a Tixier.

Com uma unidade a menos, a 2ª parte começou como terminou a 1ª, com o FC Porto a atacar e a criar perigo, num remate muito perigoso de Paulo Assunção.
Contudo, o fulgor dos Azuis e Brancos foi claramente menor e, apesar do claro domínio Portista, a União de Leiria conseguiu defender mais à frente do que o fizera até então.

Quando a tarefa do FC Porto se apresentava já complicada, eis que definitivamente se complicou com o golo dos Leirienses, por Tixier.

Até final, a «Alma» Tripeira jamais esmoreceu, bem personalizada pelo apoio incansável dos Adeptos Portistas presentes no Lis e ainda houve tempo para vermos mais uma bola no ferro da baliza Leiriense, nun Cruzamento/Remate de Bruno Alves e uma outra salva em cima da linha de golo por Tixier, após cabeceamento de Lucho Gonzalez.

Demasiado azar para o FC Porto, que claramente merecia outro desfecho neste jogo.



MELHOR EM CAMPO

Fernando teve uma actuação a roçar a perfeição. Não me recordo de uma única falha do GR Leiriense, sendo assim o principal obstáculo à máquina Portista e, permitindo à sua Equipa aspirar à Vitória completamente imerecida.



ÁRBITRO

«El Mano», que de Santo nada tem, voltou, pela 3ª vez esta época, a apitar um jogo do FC Porto. Isto ao seu 6º jogo na Liga Bwin esta Temporada, Notável...

A sua passividade perante o Anti-Jogo dos jogadores da União de Leiria, foi igual ao que já havia feito este ano num dos jogos que arbitrou da Equipa Portista este ano, frente ao Boavista.

O seu Critério Disciplinar foi claramente assimétrico, fazendo de tudo para enervar os jogadores Azuis e Brancos e, já agora os próprios Adeptos!

Nos lances mais polémicos, o seu julgamento foi parcialmente ímpar!

* Quando Marcos António tenta jogar a bola e acerta em Postiga, porque motivo não se assinala a devida falta?

* Quando Renato joga o esférico com as mãos dentro da área Leiriense, porque motivo não se assinala a respectiva falta?

* Quando Quaresma intempestivamente tenta ganhar o lance a Tixier e lhe acerta na cara é expulso, certo? E quando o mesmo opositor, no Dragão, faz o mesmo, porque motivo não o é, com a agravante de ter partido o maxilar ao jogador Portista??

* E que dizer do que Renato segundos antes fez ao Quaresma no chão, nas barbas do mesmo Juiz Auxiliar, Sérgio Lacroix??

Desculpem, mas se realmente há arbitragens que todos nós Adeptos sentimos claramente que as intensões dos Juízes são outras, que não as de promover a isenção e imparcialidade das análises aos lances, este foi claramente um deles!
Afinal, o «choradinho» de Domingos durante estes dias surtiram o seu efeito. Paciência...



POSITIVO DO JOGO

* A grande Exibição de Fernando pelos Leirienses.

* A estreia relativamente boa de Lucas Mareque pelo FC Porto.

* A derrota do Líder da Liga Bwin poderá trazer mais competitividade à competição.

* A carreira Leiriense nesta Liga Bwin.

* Grande apoio dos Adeptos Portistas.



NEGATIVO DO JOGO

* O temperamento intempestivo de Ricardo Quaresma, tirando beleza ao jogo.

* A falta de eficácia dos jogadores Portistas.

* O jogo demasiado retraído da União de Leiria.

* A ausência de Bosingwa.
* As declarações de Jesualdo Ferreira no final da Partida, pois esse é trabalho para os Dirigentes...

* O Público Leiriense... Que Público???








No início da segunda volta da Liga Bwin, a UDL recebeu e venceu o FCP, numa noite gelada, num jogo em que os visitantes foram, na maior parte do tempo, superiores. Mas o futebol é isto.



O FCP entrou no jogo como um verdadeiro patrão: autoritário, mais pressionante, mais controlador… podia ter infligido uma verdadeira goleada, não fosse o azar bater-lhe à porta e Fernando estar em noite “sim”. A UDL limitava-se a defender e poucas (raras) vezes incomodou Helton. A defesa da UDL estava distraída e o flanco direito estava desprotegido… Domingos notou isso e enviou Paulo César para auxiliar Laranjeiro.



Tudo apontava para que o número 7 portista desfizesse, rapidamente, o nulo, mas eis que Ricardo Quaresma, ao cair da primeira parte, foi mesmo o protagonista do momento: numa cotovelada, meteu ao chão, o francês Tixier. Elmano Santos consultou o seu assistente, Sérgio Lacroix, e mostra a cartolina encarnada ao mágico portista. O FCP vê assim o seu criativo ficar castigado.



A segunda parte veio, e o FCP regressou mais cauteloso. Nem o próprio Jesualdo imaginaria a falta que Quaresma iria fazer. Chegou-se à conclusão que “uma coisa é jogar com menos um, outra é jogar sem Quaresma” como disse (e bem) um jornalista d’ A Bola.







Valia ao FCP a perseverança de Pepe, Lisandro, Postiga e mais tarde de Bruno Alves. A UDL continuava a fazer o seu jogo e na primeira oportunidade que teve fez o golo. Antecedido de falta ou não… agora ficará à consideração de cada um. Os portistas dirão que não houve falta, e os outros dirão que o golo é limpo. O certo é que Tixier, bem colocado, salta mais alto e de cabeça faz o 1-0 que permanecerá até ao fim do jogo.



Jesualdo não se poderá queixar da falta de entrega dos seus atletas, ao contrário de Domingos Paciência. Sorriu na noite passada, mas ainda há muitas coisas a rever na sua equipa. Terça-feira há jogo-treino com o Dínamo de Bucareste (próximo adversário do SLB na Taça UEFA), há que aproveitar para limar arestas e experimentar ser mais ousado.



Melhor Jogador:

Fernando foi inigualável. Foi um dos grandes responsáveis pelo facto da UDL não ter sofrido qualquer golo. O guardião brasileiro defendeu muito e bem; às vezes, com uma ajuda da barra da baliza… mérito também para Tixier pelo golo marcado, naquele que, provavelmente, foi o último jogo com a camisola da UDL.



Arbitragem:

Elmano Santos esteve, no geral, bem. Apesar de existir alguma polémica sobre alguns lances, nomeadamente uma suposta falta que terá dado origem ao golo leiriense, o árbitro madeirense e a sua equipa estiveram bem entrosados. Recurso mais do que frequente aos cartões.



Pontos positivos do jogo:

* A vitória sobre um dos “grandes” em casa. Duplamente satisfatório. Com mais estes três pontos, a UDL ascende, provisoriamente, ao 4.º lugar da tabela classificativa.



* Gostei particularmente da exibição de alguns atletas leirienses, que no seio de tanto nervosismo, souberam desempenhar o seu papel. Falo dos “caçulas” em campo: Ivanildo, Paulo Machado e Hugo Faria – sendo os dois primeiros atletas emprestados pelo FCP. Sem desmérito, obviamente, pelos capitães da equipa Renato e Paulo Gomes.



Pontos negativos do jogo:

* Em todos os jogos, falo do mesmo: falta de assistência. Ontem, estiveram pouco mais de 3.000 pessoas a assistir à partida. Estava muito frio, é certo, mas será que nem o Campeão Nacional enche o Estádio?



* A passividade da UDL. Já não é a primeira vez que a UDL vê jogar. Ontem valeu a inspiração (e a estrelinha) de Fernando. Há falhas a nível dos sectores mais recuados que têm de ser revistas… nomeadamente, a nível da transição. Recado para Domingos Paciência: o Laranjeiro está melhor que o Éder, correcto, mas não pode estar desprotegido. Ele precisa SEMPRE de um colega a apoiá-lo, senão acontece o que se viu ontem… Quaresma passava por ele com mais facilidade que um coador roto.



* A expulsão de Quaresma. Um jogador como o “Harry Potter” não pode ser expulso por uma falta daquelas. Admiro a forma de Ricardo jogar, a maneira como ele trata a bola, mas a agressão a Tixier foi feia. O FCP perdeu o seu criativo e voltou do intervalo mais cauteloso.



Sem comentários: