segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Meridian SuperLiga (Sérvia) 18ª Jornada


Estádio: Marakana, em Belgrado

Assistência: perto dos 30.000



Crvena zvezda – Partizan 2:4 (0:1)

Castillo 53', Burzanovi 90' – Mihajlov 39', Bajić 58', Marinković 65'Lazetić 87



Crvena zvezda

Randjelović; Andjelković (Purović 68) ; Djordjević ; Koroman (Tadeu 68) ; Djokić ; Burzanović ; Georgiev (Trišović 46) ; Gaye ; Milovanović ; Basta ; Castillo

Treinador: Dušan Bajević



Partizan

Kralj ; Rukavina ; Bajić ; Lazetić ; Mihajlov ; Lomić ; Lazić ; Marinković (Jovetić 77) ; Tomić (Zajić 56) ; Smiljanić ; Maletić (Rnić 87)

Treinador: Miroslav Djukić





Resumo do encontro:



Miroslav Djukić dá uma lição de futebol de ataque em pleno Marakana



Os primeiros minutos do jogo já denotavam uma dificuldade por parte do Estrela Vermelha em fazer a transição defesa-ataque. Era evidente uma maior iniciativa por parte do Partizan.



O primeiro lance de perigo surgiu ao minuto 8 através de uma jogada pela esquerda com cruzamento raso para o centro da área onde caiu Tomić queixando-se de falta de Djordjević. Vários jogadores do Partizan reclamaram ostencivamente grande penalidade mas o árbitro não concedeu. Tomić foi advertido com cartão amarelo por protestos excessivos.



Novo cartão amarelo, desta feita para Djordjević à passagem do minuto 13 por falta dura no centro do terreno.



Aos 17 minutos o primeiro remate á baliza de Kralj por intermédio de Milovanović na conversão de um livre directo a uns bons 35 metros da baliza e com a bola a sair um pouco por cima da barra.



Minuto 24, boa jogada de Lazić pela esquerda que entra na área, passa atrasado para Tomić que remata e é Basta quem corta oferecendo o corpo á bola evitando assim o que seria o 1º golo do jogo.



Aos 28 minutos de jogo falta de Bajić sobre Burzanović à entrada de área, livre muito perigoso a 27 metros da baliza de Kralj descaído para a esquerda mas Milovanović a rematar novamente por cima da barra.



Na 1ª meia hora de jogo foi o Partizan quem esteve melhor organizado e controlou ligeiramente o jogo, chegando mais vezes à baliza contrária em lances estruturados.



O Estrela Vermelha apenas chegou 2 vezes através de 2 livres directos e por várias vezes os seus jogadores foram apanhados em fora-de-jogo.



A salientar as muitas faltas de parte a parte.



Cartão amarelo para Castillo aos 31 minutos por falta dura sobre Tomić.



Ao minuto 39 surge o golo inaugural na conversão de um canto pela direita marcado de forma exemplar por Lomić para o coração da área onde surgiu Mihajlov de cabeça a finalizar brilhantemente não dando qualquer hipótese ao guarda-redes Randjelović.



Após o golo há que lamentar o comportamento dos Grobari e demais adeptos do Partizan que lançaram massivamente dezenas de tochas e também algumas cadeiras para a zona detrás da baliza de Randjelović interrompendo o jogo por alguns instantes.



43 minutos de jogo, primeiro remate á baliza de Kralj após um canto da direita marcado por Burzanović onde surgiu Georgiev na área a cabecear mas à figura do guarda-redes adversário.



Na primeira parte jogaram-se 3 minutos de compensação sem nada a registrar.



Ao intervalo saiu o bulgaro Georgiev para dar lugar a Trišović.



Inicia a 2ª parte e logo na 1ª jogada golo anulado a Lazetić por fora de jogo. Lançamento do lateral esquerdo em profundidade para o extremo Lazetić que se interna na área contrária e finaliza com um remate cruzado a meia altura sem dar qualquer chance a Randjelović. O golo por instantes foi festejado e chegou mesmo a subir ao marcador porque o árbitro não reparou no seu auxiliar que tinha a bandeirola levantada há muito tempo. Apesar disso os jogadores do Partizan aceitaram normalmente a decisão não tendo havido demasiados protestos.

Cartão amarelo aos 52 minutos para Maletić por falta sobre Trišović.



Golo do Estrela Vermelha na sequência da falta acima mencionada.



Djokić no coração da área consegue o espaço para finalizar mas fá-lo à figura de Kralj que lhe tinha feito bem a mancha, o esférico sobra para o equatoriano Castillo que finaliza sem marcação e de forma fácil, estabelecendo assim o empate no marcador.



3 minutos após o empate, substituição no Partizan, sai Tomić e entra Zajić e não poderia ter melhores resultados já que na jogada seguinte e através de um falta apontada na zona lateral direita do terreno de jogo a uns 40 metros da baliza de Randjelović, Ibrahim Gaye não consegue cortar e deixa a bola “morta” mesmo a geito para Bajić que apenas teve de finalizar livre de marcação e fazendo assim o 2º golo da sua equipa.



Minuto 60, centro da direita de Koroman para a zona do ponto penalty onde Burzanović não chega de cabeça e perde assim um lance que poderia ser perigoso.



O Partizan não muda a sua forma de jogar e ao minuto 66 novo golo, desta vez por intermédio de Marinković. Atacava o Estrela Vermelha pela esquerda e perto do bico da área sofre falta .... mas o árbitro nada assinala. O Partizan elabora um excelente contra-ataque que termina de forma perfeita com um remate à entrada da área por parte de Lazetić, defende como pode Randjelović e a bola sobra para a direita onde está Marinković sózinho dentro da área e bate o desamparado Randjelović.



Minuto 67 dupla substituição no Estrela Vermelha. Purović entrou para o lugar de Andjelković e Tadeu para o lugar de Koroman.



Aos 69 minutos passe longo para Djokić que de cabeça na frontal da área ganha o esférico e toca para Purović. Este ligeiramente descaído para a direita remata forte mas demasiado alto e a bola passa por cima da baliza numa jogada de claro golo.



Curiosa situação para a equipa de arbitragem pois aos 70 minutos o árbitro teve de interromper o jogo. Após o 3º golo do Partizan uma das tochas inacreditavelmente pegou fogo à bandeirola de canto do lado direito do topo sul. O árbitro apesar de ter visto deixa que o jogo continue e foi o quarto árbitro mais o auxiliar do seu lado que o chamaram e em geito de bronca disseram-lhe que sem as bandeirolas de canto o jogo não podería continuar. Esteve interrompido um par de minutos.



Nova substituição no Partizan, ao minuto 76 sai Marinković e entra Jovetić.



Falta de Trišović aos 81 minutos, agarrando Maletić que se escapava com muito perigo pela direita. O árbitro mostra-lhe o cartão amarelo e por ser o 2º no encontro, vê assim o correspondente vermelho deixando a sua equipa reduzida a 10 homens e acabando de vez com qualquer possibilidade de resposta por parte da sua equipa ao resultado adverso.



Incrivel o apoio dos Delije que hoje encheram completamente o topo norte, a menos de 10 minutos do final grande coreografia pirotécnica (a 3ª do jogo). Enorme o apoio vocal apesar do resultado adverso e a derrota praticamente certa.



A apenas 4 minutos do fim novo golo do Partizan com Lazetić a fazer sofrer ainda mais os adeptos do Estrela Vermelha marcando o 4º golo da sua equipa. Andjelković falha e passa mal para Castillo, este no centro do terreno não controla e perde a bola que na posse dos jogadores do Partizan e de forma muito rápida a colocam em Lazetić que se isola pelo centro do terreno, entra na área e remata raso chegando facilmente ao golo.



Última substituição no Partizan, saiu Maletić e entrou Rnić.



Minuto 88 e Lazetić novamente a criar muito perigo, desta vez escapando sem oposição pela esquerda e após entrar na área remata mas a saír por cima. Esteve eminente o 5º golo para o Partizan.



O quarto árbitro levanta a placa dos descontos, vão-se jogar mais 5 minutos.



Quando estão jogados minuto e meio dos 5 extra, o Estrela Vermelha reduz por intermédio de Burzanović que dentro da área contrária finalizou com um remate forte e sem oposição após uma perda de bola dos defesas do Partizan quando tentavam saír a construír jogo. Provavelmente a larga ventagem no marcador fez com que a defesa dos visitantes tenha facilitado.



A salientar o tremendo apoio vocal que se fez sentir neste momento do jogo por parte dos Delije, até parece que era o Estrela Vermelha que vencía por 4-2 e não ao contrário.



A 2 minutos do final do tempo extra, Zajić isola-se pela direita, penetra na área, finta o guarda-redes Randjelović mas perde ligeiramente o ângulo e remata ás malhas laterais.



Final do jogo, vitória histórica do Partizan por 2-4 (há 10 anos que não venciam no estádio Marakana) num jogo que valeu muito pela sua 2ª parte, foi emotivo, teve 6 golos e isso num derby vale ouro.







O Partizan praticamente foi sempre superior aos locais, mereceu inteiramente os 3 pontos e veio assim dar mais interesse ao campeonato reduzindo a larga vantagem que tinha o Estrela Vermelha pois nas 2 últimas jornadas recuperaram 5 pontos.



No final todos os jogadores foram junto do topo sul festejar efusivamente a vitória, oferecendo os seus equipamentos aos Grobari e agradecendo o apoio (finalmente) dado à equipa.



Melhor em campo: Marinković (Partizan)



Outros resultados desta 18ª jornada:



Mladost Apatin – Banat 1:1 (0:0)

Kopunovi 83' (p) – Baljak 1'( p)

Assistência: 700 espectadores



OFK Beograd – Vojvodina 1:0 (0:0)

Despotović 68'

Assistência: 1000 espectadores



Smederevo – Bežanija 2:0 (0:0)

Vanić 44'(p.b.), Ceran 78'

Assistência: 1000 espectadores



Voždovac - Hajduk Kula 1:2 (0:0)

Kalajdzić 55' – Mandić 7', Davidov 68'

Assistência: 200 espectadores



Zemun – Borac Čačak - 0:2 (0:0)

Petrović 40', Markovski 52'

Assistência: 300 espectadores



Comentário:

Jornada já com mais golos do que anterior, para além dos 6 marcados no derby foram marcados 10 nos restantes 5 jogos. O que não aumentou e bem pelo contrário foi o numero de espectadores que este fim de semana foi dos mais baixos de sempre.



A salientar 2 resultados, primeiro a excelente vitória do Vojvodina no campo do OFK de Belgrado num jogo de rivais que estão a lutar por um posto que permita jogar a UEFA e também a salientar a vitória fácil do Smederevo frente ao Bežanija permitindo assim ganhar um novo folego na luta contra a despromoção.



Classificação:




Próxima jornada:


Partizan – Smederevo

Borac Čačak – Hajduk Kula

Bežanija – Zemun

Banat – Est.Vermelha

OFK Belgrado – Voždovac

Vojvodina – Mladost Apatin

Sem comentários: