segunda-feira, maio 28, 2007

Análise Atacante – La Liga


Agora que faltam apenas disputar duas jornadas para o término da Liga espanhola, continua tudo por decidir no topo e no fundo da classificação. Com três equipas a lutarem pelo primeiro lugar e cinco a darem tudo para não descerem de divisão.


Com a jornada a ter o seu pontapé de saída no Sábado, quando se realizaram três encontros, nos quais estavam envolvidos três dos quatro primieros classificados. O primeiro a entrar em campo foi o Valência de Miguel e Hugo Viana, que recebeu no Mestalla o Villareal. A equipa “Ché” acabou por ser derrotada, ficando matematicamente impossibilitada de chegar ao primeiro lugar da Liga. O “Submarino Amarelo” acabou por surpreender os valêncianos com uma vitória por 2-3. A equipa da casa ainda esteve em vantagem com um golo de David Villa, através da marcação de uma grande penalidade, mas os visitantes acabaram por dar a volta ao marcador com um bis de Forlan e um golo de Tomasson. Já no final do jogo o Valência ainda reduziu por intermédio, uma vez mais, de Villa, mas de nada serviu pois o resultado estava já feito.


Nesta ronda quem não perdeu pontos foram os dois primeiro classificados. O Real Madrid bateu o Deportivo por 3-1, num jogo em que os homens de Fábio Capello dominaram por completo. Os “merengues” colocaram-se à frente do marcador por intermédio de Sérgio Ramos. O Depor ainda tentou reagir e conseguiu mesmo empatar o desafio por Capdevilla, mas o bom momento por que passa a equipa da capital veio ao de cima com Raul e Nistelrooy a darem os três pontos que permitiram manter o comando do campeonato.


Já depois destes dois jogos foi a vez do Barcelona subir ao relvado para enfrentar o Getafe. Num jogo que tinha uma carga emocional enorme, os catalães acabaram por alcançar uma dificil vitória pela margem minima. Um golo de Ronaldinho logo aos dois minutos da primeira parte permitiu à equipa “Culé” manter o Real sobre pressão. Este jogo que ficou ainda marcado pela expulsão, ainda no primeiro tempo, do internacional brasileiro Ronaldinho, depois deste ter agredido um adversário. O brasileiro deve ficar agora de fora dos últimos jogos da Liga, e a ver vamos até que ponto se vai sentir esta ausência.

Para o dia seguinte estavam guardadas fortes emoções nos encontros onde se luta pela manutenção na principal liga espanhola.

A grande derrotada desta ronda foi a Real Sociedad que viu três dos seus mais directos adversários nesta luta vencerem (Celta de Vigo, Levante e Ath. Bilbao).

O Ath. Bilbao venceu no San Mamés a equipa do Maiorca. Um golo de Urzaiz permitiu à equipa da casa a conquista de três importantes pontos nesta fase do campeonato.

Quem também venceu em casa foi o Celta de Vigo frente ao Bétis. Os galegos ainda estiveram em desvantagem no marcador, mas conseguiram dar a volta ao resultado já nos últimos minutos com um golo do brasileiro Baiano na conversão de uma grande penalidade e numa altura em que os visitantes já estavam reduzidos a dez unidades por expulsão de Capi. Os golos foram apontados por Lopez e Baiano para o Celta, sendo que o golo forasteiro foi apontado por Robert.

Noutro jogo em que estava em causa a manutenção o Levante foi vencer ao terreno do Santander por 2-3.

Quem desperdiçou uma soberana ocasião para ficar a apenas um ponto da linha de água foi a Real Sociedad que perdeu por duas bolas a zero na deslocação até Pamplona. Num jogo de crucial importância para os homens do País Basco, estes acabaram por ceder. Os golos “caseiros” foram alcançados por Lopez e pelo internacional iraniano Nekounam.


Mas esta jornada ficou ainda marcada pela despromoção do Nástic. Um ano depois de terem subido ao principal escalão, a equipa de Tarragona viu concretizar-se o que já todos esperavam à bastante tempo: a descida ao segundo escalão do futebol espanhol. O carrasco foi o Atlético de Madrid, que venceu por 0-2 com dois golos de Fernando Torres.


A terminar a 36ªjornada realizou-se o jogo entre o Sevilha e o Zaragoza. A equipa sevilhana manteve-se na luta pelo titulo, depois de vencer, no Ramón Sánchez Pizjuán, por 3-1 a equipa do Zaragoza. Os golos sevilhanos foram apontados por Luis Fabiano, Kerzakhov e Kanouté, ao passo que o tento de honra dos visitantes foi obtido por Alessandro. A equipa de Juan de Ramos está a apenas dois pontos do primeiro lugar, numa altura em que estão em disputa seis pontos.

Sem comentários: