domingo, maio 13, 2007

Belenenses 2-0 Marítimo



Local: Estádio do Restelo, em Lisboa
Árbitro: Paulo Costa (Porto)
Assistência: cerca de 7 mil pessoas



Num jogo em que a entrada era gratuita, o Marítimo deslocou-se ao reduto do Belenenses, onde, para não variar, não conseguiu obter um bom resultado.

O jogo começou com algum ascendente azul, embora aos 11 minutos Lipattin, isolado por Luís Olim, permitiu a defesa de Marco Aurélio. Logo a seguir. Daddy poderia ter marcado, após um canto, mas Marco desvia ligeiramente.
O Belenenses continuava a dominar, enquanto que os insulares só de contra-ataque assustavam o adversário. E foi após uma jogada de contra-ataque maritimista que os azuis inauguram o marcador: Cândido Costa centra e Garcés antecipa-se a Gregory, inaugurando o marcador.
Os madeirenses tentaram reagir, contudo os anfitriões controlavam as operações. Assim, chegávamos ao intervalo.

Para o segundo tempo, os visitantes entraram com uma outra atitude, estando por diversas vezes perto do empate. Com as entradas de Kanu e Mbesuma, os verde-rubros estavam mais dinâmicos em termos atacantes. Mas nem Arvid, nem Kanu, nem Mbesuma, acertaram com a baliza de Marco Aurélio.


Aos 69 minutos, acontece o caso do jogo: Gonçalo, isolado, atrapalha-se com a bola e Rolando, já no chão, desvia a bola com a mão, ficando um penalty por assinalar. Logo a seguir, o mesmo Gonçalo corta a bola com a mão na sua área e, desta feita, Paulo Costa viu o lance e assinalou a respectiva grande penalidade. Daddy, com o Estádio a chamar pelo seu nome, converte o castigo máximo em golo, e praticamente mata o jogo.
Os madeirenses ainda tentam reagir, porém o tempo já era escasso para alterar a situação. Gonçalo ainda introduziu a bola, é certo, mas em fora-de-jogo.

Melhor jogador do Marítimo:
Arvid Smit: controlou bem as operações no meio-campo e manteve Silas debaixo de olho.

Melhor jogador do Belenenses:
Daddy: fantástico este jogador. Avançado possante, rápido, com uma grande mobilidade, capaz de deixar qualquer defesa em água.

Arbitragem:
Uma arbitragem manchada por um grande erro. Aos 69 minutos, Paulo Costa não assinalou um penalty claro, que castigaria mão de Rolando

Aspectos positivos:
• o apoio incondicional dos adeptos azuis
• um jogo bem disputado
• oportunidades de golo de parte a parte

Aspectos negativos:
• apesar de algumas secções do estarem de portas abertas, o público mesmo assim foi escasso
• o Marítimo já não conhece o sabor da vitória desde 26 de Fevereiro
• a falta de inspiração do ataque verde-rubro
• a claque do Belenenses a entoar o “bailinho da Madeira”, em tom de gozo

Conclusão:
Num jogo bem disputado, o Marítimo continua a marcar passo na Liga Bwin. No entanto, refira-se que a sorte também não esteve do lado dos comandados de Alberto Pazos.
O Belenenses, uma equipa que joga muito à imagem do seu treinador, demonstrou por que razão neste momento é a quarta melhor equipa portuguesa.

Curiosidades:
• Estava eu a dormir na manhã de sexta-feira, quando recebo uma mensagem de um número então desconhecido. Felizmente, a pessoa, proprietária do número de telefone, identificou-se. Era o nosso grande Estrela, que me informava que o jogo Belenenses – Marítimo era à borla. Lá fui eu ao Estádio, acompanhado pelo já referido Estrela, pelo Paulo Matias, por um amigo deste, e por duas amigas minhas. Depois do resultado final, fiz a seguinte interrogação: porra, porquê que eu ainda vou à bola?
• No final dos jogos, os madeirenses, prometeram pagar um copo aos continentais, mas, no fim, cada um pagou o seu …

Sem comentários: