sábado, maio 19, 2007

Clubes Atacantes - Футбольный клуб "Зенит" Санкт-Петербург - FC Zenit São Petersburgo/Leningrado


FC ZENIT

O clube foi fundado, em Maio de 1925, por trabalhadores da Fábrica Metalúrgica de Estaline. E a partir de 1936 a sua designação passou a ser Stalinets Leningrad, que em português é: Estalinistas de Leningrado.

A primeira grande façanha da equipa foi ter chegado à final da Taça da URSS em 1939, contra o Spartak Moscovo, contra o qual perdeu por 1-3. Essa seria a última Taça antes da Guerra.

Em 1940 a fábrica passou a fazer parte da Industria Militar, e o clube foi transferido para a Sociedade Desportiva Zenit. Esta sociedade, tinha a seu cargo todos os clube pertencentes a firmas de armamento e nos anos 70, tinha uma abrangência tão grande, que chegou ao ponto de ter 1,000 pavilhões desportivos, 13,000 campos de futebol e 100 escolas de formação desportiva para crianças.

Ao ser transferido para a Sociedade Zenit, o Stalinets, foi fundido com um clube de menor dimensão chamado apenas Zenit FC, que jogava então na Segunda Divisão e assim nascia o Zenit Leningrad.

Em 1944, ano em que ressurgiram as competições desportivas no país, o Zenit chegou à final contra o CDKA Moscovo, (que agora se chama CSKA Moscovo) e venceu por 2-1, conquistando, assim, o seu primeiro titulo.

Depois da Segunda Guerra, a LOMO (fabrica de lentes opticas e metalurgia de Leningrado), pertencente à Sociedade Zenit, tomou conta do clube.

A importância da equipa na população da cidade era enorme. Não havia um jogo em que o Estádio Petrovsky, com capacidade para 21,000 espectadores nao estivesse cheio.

Esse fervor da população valeu-lhes uma nao despromoção em 1967, quando acabaram na última posição. 1967 foi o ano dos festejos do 50º aniversário da Revolução Bolshevique, que derrubou o Czar e que começou precisamente na cidade de São Petersburgo/Leninegrado. O Poder Politico instituido na União Soviética da altura, verificando o impacto que o clube tinha na cidade, achou que não era a melhor altura para uma descida, pelo impacto politico que poderia ter tal situação.

Os anos 70 passaram apenas fazendo consolidar a equipa como uma das habituais da Primeira Divisão e em 1980 surgiu a melhor classificação final até então, o 3º Lugar.

Esse 3º lugar valeu-lhes uma ida à Taça UEFA, perdendo logo na primeira ronda com os alemães de leste, o Dynamo Dresden por 1-2 e 1-4.

É em 1984 que surge o único titulo de campeão da União Soviética, numa ponta final surpreendente, consegue inclusivé chegar à final da Taça, embora perdendo para o Dinamo Moscovo, 0-2.

A época seguinte começa com uma vitória na Supertaça, numa final a duas mãos ganhou os dois jogos. Primeiro em Leninegrado, 2-1 e depois em Moscovo, 1-0.

Na Taça Campeões, eliminaria os noruegueses do Vaalerenga com duplo 2-0 e perderia de seguida com os finlandeses do Kuusysi Lahti por 2-1 e 1-3.

Em 1986, chegou à final da recém criada Taça da Federação Soviética, uma espécie de League Cup inglesa, onde só as equipas profissionais jogam. A derrota na final foi aos pés do Dniepr Dniepropetrovsk, 0-2.

Com o desmembramento da URSS, várias equipas começaram a ter financiamentos que até então não eram possiveis, e o Zenit deixou de contar com os seus, por isso não é de estranhar a descida logo no ano do primeiro campeonato da Russia, em 1992. Assim deixou inclusivé de ser Zenith Leningrad para passar a ser Zenith São Petersburgo, o anterior nome da cidade, antes do dominio Soviético.

Só regressaria em 1996 mas desde então tem-se mantido no escalão principal. E em 1999 chegam novamente à final da Taça, para derrotarem o Dinamo Moscovo, 3-1.

Em 2001 chegariam a novo 3º lugar e no ano seguinte chegaram outra vez à final da Taça, desta feita perdendo com o CSKA Moscovo, 0-2. Novo ano passado e um 2º lugar final foi o melhor resultado em campeonatos da Russia. Ainda nesse ano ganharam a unica Taça da Liga da Russia, que foi jogada. Um torneio jogado apenas em dias de jogo da selecçao e com jogos a duas voltas. Resultado: as equipas não apareciam com os melhores jogadores e nem tinham especial interesse na mesma.

2003 foi então o único ano em que se realizou esta Taça com vitória do Zenit frente ao Chernomorets Novorossiysk, 3-1 e 2-1.

Em 2005 surgiu então das melhores noticias para o clube, acabara de ganhar o patrocinio do proprio presidente da Russia, Vladymir Putin, através da Gazprom, a companhia de gaz da Russia.

Assim a Gazprom tomou posse do clube, e ja previu a construção de um novo estádio, e está a investir fortemente nas condições de treino e sede do clube, inclusivé no sector jovem e de formação.

Chegou ao clube o reputado, treinador holandês, Dick Advocaat. Assim nesse ano um brilhante 4º lugar permitiu-lhes alguma glória europeia, chegando aos Quartos de Final da Taça UEFA no ano seguinte.

Assim começaram pela Segunda Pré-eliminatória, derrotando os austriacos do SV Pasching com 1-1 e 2-2, na Primeira Eliminatória derrotariam os gregos do AEK Athenas com 0-0 e 1-0, chegando aos grupos onde calharam com o Vitória SC Guimarães, Bolton Wanderers, Sevilha e Besiktas. Os resulados peritiam-lhe ser apurado em 2º lugar com os mesmos pontos do Sevilha que viria a ser o Campeão nesse ano.

Resultados: Vitoria SC, 2-1 (casa); Bolton W, 0-1 (fora); Sevilha, 2-1 (casa) e Besiktas, 1-1 (fora).

Jogo com os portugueses: 20 de Outubro de 2005 Zenith 2-1 Vitória (golos: Spivak 39 pen, Arshavin 54 min; Neca 59 min)

Zenit: Contofalsky, Anyukov, Hagen, Skrtel, Mares, Denisov, Gorshkov, Radimov, Spivak, Arshavin e Kerzhakov.

Vitória: Nilson, Mario Sérgio, Dragoner, Medeiros, Cléber, Svard, Neca, Flávio, Benachour, Targino e Saganowski.

Nos 16 avos de final derrotaram o Rosemborg, que vinha da Liga dos Campeões, por 2-1 e 2-0. De seguida veio o O. Marselha que foi surpreendido em França com 1-0 e depois 1-1 na rússia, caindo então nos Quartos Final aos pés do Sevilha, a quem já tinha ganho no grupo, mas desta vez com 1-1 e 1-4.

Ainda o ano passado, a Gazprom numa tentativa de expansão europeia, passou a patrocinar igualmente o Schalke 04 da Alemanha.
Assim em Outubro, surgiu o acordo de parceria entre o Zenith FC e os alemães de Gelsenkirshen. O Objectivo visa a cooperaão e troca de experiências nas áreas de: construção e recuperação de Estádios e terrenos de jogo; procedimentos ao nivel do treino de equipa; torneios comerciais e jogos amigáveis; relações publicas em trabalho e trabalho conjunto virado essencialmente para os adeptos.

Dois nicknames são dados à equipa e adeptos, e ambos são depreciativos, “Bomzhi” e “Meshki”.

“Bomzhi” em português quer dizer “Vagabundos”, e assim ficou derivado à distancia que os adeptos teem de percorrer para ver jogos fora de casa, uma vez que São Petersburgo fica na ponta Oeste da Russia e não tem nenhuma grande cidade perto. Com a distância a ser longa, muitos desses adeptos dormiam nas estações de comboios enquanto esperavam os transbordos, parecendo autênticos vagabundos, sem casa.

“Meshki” em português designa “Saco”, e a alcunha vem do ano em que foram campeões, altura em que para comemorar o título, centenas de milhares de sacos de plasticos estampados com “ZENITH É O CAMPEÃO!”.

Os adeptos preferem chamar-se “Sine-belo-golubye”, em português é algo do género, “Azul escuro (navy), branco e azul”, por causa das cores do equipamento.

O ano passado acabaram em 4º lugar apenas a 8 pontos do vencedor, o CSKA Moscovo, este ano já se encontram na 3ª posição, mas ainda só foram jogadas 8 jornadas.

Palmarés:

1 vez Campeão Soviético: 1984

1 vez Vencedor da Taça da União Soviética: 1944

1 vez Finalista Vencido da Taça da União Soviética: 1984

1 vez Vencedor da Taça da Rússia: 1999

1 vez Finalista Vencido da Taça da Rússia: 2002

1 vez Vencedor da Supertaça da União Soviética: 1985

1 vez e único vencedor da Taça da Liga da União Soviética: 1986

1 vez Vencedor da Taça da Liga Russia: 2003



Sem comentários: