quarta-feira, maio 02, 2007

Fase final do Campeonato de Juniores A

O dia 1 de Maio, dia do trabalho, marcou o início da fase final do Campeonato de Juniores A.
Os crónicos FC Porto, SL Benfica, Sporting CP e Boavista FC, este último apurado apenas na última jornada e a depender de terceiros, são os candidatos ao título, numa disputa que se prevê empolgante e com vários atletas a maravilharem todos aqueles que apreciam o futebol de formação.

Com alguma naturalidade, o Bi Campeão Sporting aparece como favorito. Com 26 vitórias, 3 empates e uma derrota na fase regular, o Sporting apresenta como cartão de visita o ataque mais produtivo (80 golos) e a defesa menos batida (apenas 13 golos sofridos).
O outro candidato é o FC Porto. Vencedor da fase regular – zona Norte, o Porto conseguiu 22 vitórias, 4 empates e apenas 2 derrotas.
O SL Benfica, apesar de eterno candidato, apresenta uma equipa bastante jovem onde se podem contar seis,7 atletas atletas Sub18 na equipa titular. Esta diferença etária poderá fazer toda a diferença.
Por ultimo e a deixar a clara ideia que não terá grandes chances de ocupar um outro lugar que não o último, o Boavista apresenta uma equipa “espremida” e sem grande talento, quando comparada com a dos três outros adversários.

Numa especie de antevisão o técnico leonino José Lima assumiu o favoritismo do Sporting caracterizando a sua equipa da seguinte forma: "É boa tecnicamente, está habituada a jogar sob pressão e espero que encare esta fase com o mesmo espírito", acrescentou, adiantando ser importante começar com uma vitória. "Se conseguirmos isso, com maior tranquilidade e à vontade encaramos os outros jogos"
Já o técnico encarnado Bruno Lage apontou como favoritos o FC Porto e o Sporting afirmando: "Mais não seja por terem maior número de internacionais nos sub-19”, deixando no entanto no ar grande optimismo em relação á sua equipa.


Jornada 1

FC Porto-Boavista

No Centro de Estágio Crestuma-Olival FC Porto e Boavista mediram forças numa tarde muito chuvosa, que no entanto não afastou um imenso publico das bancadas.



O FC Porto apresentou algumas mexidas, com Tiago Moreira, Edson e Fredson a aparecerem no onze titular.
No Boavista, Mário Moinhos não aparesentou grandes alterações na sua equipa habitualmente titular.

O jogo começou bastante disputado com Porto e Boavista a repartirem a posse de bola.
Com o avolumar de minutos dava a ideia que o Porto tinha entrado algo adormecido e no segundo remate que o Boavista faz...Diogo Nobrega abre o activo, num pontapé fortíssimo e indefensavel para o guarda-redes Ventura.
Foi o “toque” que o FC Porto precisava para assumir o jogo e a partir desse momento nunca mais se viu o Boavista.
A mobilidade dos 3 elementos da frente, Rui Pedro, Tiago e Candeias e o pulmão de Castro a suportar todo o jogo Portista no meio campo criaram imensas dificuldades ao Boavista, que viu Tiago Silva a empatar a partida na sequência de um pontapé de canto.
Já na 2ª parte Tiago Silva, quem mais poderia ser, na sequência de um pontapé livre movimenta-se muito bem e cabeceia de forma exemplar para o 2º golo dos azuis e brancos.
O Boavista não demonstrava capacidade de resposta, limitava-se a tentar as transições directas. Com a necessidade de subir no terreno para procurar o golo do empate, deixaram muito espaço nas costas, algo que foi muito bem aproveitado pelo FC Porto que consegue mais 3 golos, Edson e 2 do inevitável Rui Pedro fecharam a contagem.
5-1 foi o resultado final, num jogo onde o Porto se assumiu como natural favorito á conquista do título e o Boavista deixou a descoberto as várias fragilidades no seu jogo, sobretudo nas transições ofensivas.

Em termos individuais destacaram-se Tiago Silva, Castro e Rui Pedro pelo FC Porto e Nobrega e Ivan pelo Boavista.

No próximo sábado as 16h o Porto deslocar-se-á ao Seixal para defrontar o SL Benfica.
Quanto ao Boavista recebe o Sporting.


Sporting - Benfica

Foi uma tarde de chuva na Academia do Sporting, mas nem isso evitou uma das maiores enchentes da história da Academia de Alcochete.

Video sobre o jogo aqui

O Sporting, talvez o principal favorito a revalidar o título nacional, entrou em campo no seu habitual 4-3-3, mas desta vez sem a habitual dupla de centrais formada por Daniel Carriço e Marco Lança, este último lesionado deu o seu lugar a Tiago Pedrosa.
João Gonçalves na direita e Tiago Pinto na esquerda completaram a defesa, com o “Grande Artista Junior” a rubricar uma exibição espectacular!
João Martins, André Pires e Adrien Silva dominaram o miolo do terreno enquanto Alison Almeida e Marco Matias estiveram um pouco apagados no apoio lateral ao ponta de lança Ricardo Nogueira, também ele um pouco infeliz durante todo o jogo.

Do lado do Benfica, uma equipa mais jovem que o seu adversário, que perdeu os 2 confrontos da primeira fase (3-1 em Alcochete e 1-0 no Seixal), e terminou esta mesma primeira fase a 10 pontos dos Leõesinhos...
Neste jogo alinhou com um inspirado Daniel Casaleiro na baliza, Nuno Ferreira e Miguel Vitor formaram a dupla de centrais ladeados por Ruben Lima na esquerda e André Magalhães na direita, o Brasileiro João Alberto foi a surpresa do 11 inicial, ele jogou a interior esquerdo e Miguel Rosa a interior direito, Romeu Ribeiro foi o varredor do meio campo e André Carvalhas o genial artista a servir a dupla Sami e Yu Dabao.

O Benfica entrou melhor no jogo, nos instantes iniciais Sami isolado diante de Rui Patricio perdeu o tempo de remate e consequentemente uma excelente oportunidade de golo. Mas imediatamente a superior circulação de bola dos jovens Leões veio ao de cima, e até final da primeira parte o domínio foi evidente com os jovens encarnados a sentirem muitas dificuldades para construírem jogo ofensivo.
Ricardo Nogueira chegou a “enganar” o publico dando sensação de golo quando cabeceia isolado diante de Daniel Casaleiro, mas foi o “mano” mais novo do irreverente Carlos Martins que de livre directo sentenciou a partida aos 37’! João Martins repetiu a proeza da primeira fase (mas desta vez na baliza oposta) finalizando superiormente um livre directo à entrada da área encarnada.
O intervalo chegou com uma vantagem curta para os jovens Leões...

Na segunda parte entrou um Benfica transfigurado, com a saída do apagado João Alberto e entrada do Australiano Kaz Patafta o jogo equilibrou-se, o “Canguru” trouxe outra velocidade e criatividade ao meio campo encarnado.
Logo de inicio Miguel Rosa isolou Sami, mas a bola saiu com um pouco de força a mais e perdeu-se a oportunidade de igualar a partida, assistia-se nesta altura aos melhores momentos de futebol da tarde com qualquer uma das equipas a poder marcar.
Sami novamente, em posição idêntica à de Ricardo Nogueira na primeira parte, atira de cabeça ao lado da baliza de Rui Patricio, Miguel Vitor também de cabeça após um livre de Ruben Lima não faz melhor que o Guineense em posição idêntica, até que a 10’ do fim Nuno Ferreira tem a melhor oportunidade do jogo para o Benfica, o central encarnado em mais uma das suas subidas no terreno, isolado diante de Rui Patricio permite a defesa do jovem guardião leonino...
O Sporting não se limitava a assistir, bem pelo contrário, Yanick Pupo também ele isolado permite igualmente a defesa de Daniel Casaleiro de forma incrível...

O espectáculo foi bonito, os jovens estavam todos de parabéns, a vitória foi justa mas o jogo merecia mais golos!

Melhores Jogadores:

Do lado do Sporting principal destaque para as exibições de Daniel Carriço, sempre imperial na liderança da defesa verde e branca e de Tiago Pinto que fez um jogo fantástico, causou ele mais perigo à defesa encarnada que o Brasileiro Alisson Almeida encarregue dessa missão... E sempre sem comprometer a sua defesa.
No meio campo Adrien Silva e João Martins são destaques habituais, mas o irmão de Carlos Martins pelo golo espectacular que marcou merece um destaque maior!

No Benfica Nuno Ferreira confirmou a excelente época que está a realizar, até parece um Ricardo Carvalho quando decide criar desequilíbrios no meio campo adversário, pena não ter a mesma segurança defensiva...
Romeu Ribeiro esteve duro como habitual, foi um osso duro de roer na organização ofensiva Leonina e Kaz Patafta nos 45’ que esteve em campo mostrou finalmente as credenciais que trouxe da Austrália...
No entanto, André Carvalhas foi mais uma vez o jogador em maior destaque, a bola nos pés deste pequeno artista tem outro perfume, é sem dúvida dos melhores da sua geração!

Positivo do Jogo:

Um grande jogo de futebol, o futuro do nosso futebol está muito bem entregue a alguns dos artistas presentes em Alcochete!

Negativo do Jogo:

Falta de condições da Academia de Alcochete para receber um jogo desta dimensão, o crescente interesse do publico em geral pelo futebol jovem merecia outro tipo de acompanhamento ao nível de infra-estruturas (não só do Sporting porque no Seixal tabém só cabem 1536 pessoas...) e da comunicação social, pois foi muito melhor este jogo que a grande maioria dos jogos que se assistem em directo na televisão Portuguesa...

Arbitragem:

A arbitragem do Lisboeta Marco Pina não teve qualquer problema, exemplar.

Sem comentários: