sábado, maio 05, 2007

Futebol Feminino Ano II Nº18



Uefa Women’s Cup – Final
Arsenal Campeão Europeu

1ª Mão: Umea – Arsenal 0-1
2ª Mão: Arsenal – Umea 0-0(veja o vídeo)

O Arsenal conquistou pela primeira vez a Uefa Women’s Cup, colocando fim à exclusividade entre Alemanha e Suécia.
Apesar da vantagem que trazia da 1ª mão, o Arsenal não se remeteu à defesa e foi em busca do golo, mas não conseguiu incomodar muito a baliza do Umea. A equipa Sueca tinha dificuldades em aproximar-se da baliza de Byrne. Com o passar do tempo a equipa começou a melhorar e consequentemente a criar algum perigo.
Na segunda parte o Umea foi melhor remetendo o Arsenal para o contra-ataque. Apesar da melhoria a verdade é que a equipa Sueca continuava inofensiva no ataque. Para resolver a apatia atacante o treinador Sueco tirou Ma Xiaoxu(desilusão) e colocou a teenager Suiça Romana Bachmann, que nos 20’ em campo mudou por completo o jogo. Na primeira oportunidade viu Emma Byrne negar-lhe o golo com uma boa defesa. A guarda-redes Irlandesa esteve novamente em destaque ao defender um remate perigoso de Dahlkvist. A sorte nada queria com Umea, que viu Romana Bachaman rematar ao poste e depois bater em Emma Byrne e como que miraculosamente sair para fora. Em cima do minuto 90’ a jovem Suiça ainda voltou a rematar com perigo, mas a bola saiu por cima. No período de descontos o Umea voltou a estar próximo de igualar a eliminatória, mas o livre de Marta encontrou a mão de Emma Byrne e a barra.
Pouco depois terminou o jogo e começou a festa do Arsenal.

Melhor em Campo: Romana Bachaman(Umea)
Melhor da Final: Emma Byrne(Arsenal)


Apuramento para o Europeu de 2009
Este Domingo Portugal vai deslocar-se à Escócia para a 2ª jornada do grupo 5 de apuramento. De relembrar que no jogo de estreia Portugal perdeu 2-1 na Eslováquia.


Portugal
Campeonato Nacional Feminino da 1ª Divisão

20ª e última jornada
1º Dezembro – Murtoense 7-2
Fonte Boa – Escola 0-0(veja a crónica do jogo)
Várzea – Boavista 3-3

A última jornada do campeonato nacional não trouxe nada de novo. O 1º Dezembro termina sem qualquer derrotas, cedendo apenas dois empates frente ao Escola. A equipa de Sintra tem agora a possibilidade de fazer a dobrinha, caso vença o Boavista na final da Taça(dia 13). Na luta pelo 3º lugar o Várzea conseguiu manter a posição ao empatar com o Boavista e aproveitando o empate do Escola no terreno do Fonte Boa, que já tinha descido de divisão.


Suécia
Damallsvenskan (4ª jornada)
Falköpings - Örebro 2-0
Kopparbergs/Göteborg - Hammarby 6-0
QBIK - Sunnanå 0-1
AIK - Malmö 0-0
Djurgården - Linköpings 2-1

Jogo da 5ª Jornada:
Bälinge - Djurgården 1-1


O Umea devido à final da Uefa women’s Cup não jogou e perdeu a liderança para o Djurgarden que num curto espaço de tempo fez 2 jogos. Na equipa de Estocolmo tem brilhado a capitã Victoria Svensson que marcou na vitória sobre o Linköpings e no surpreendente empate com o Bälinge.
O LdB FC Malmö perdeu os primeiros pontos, ao empatar a zero no terreno do recém promovido AIK. A equipa de Estocolmo conseguiu o seu primeiro ponto.
O destaque da jornada vai para a goleada do Kopparbergs/Göteborg. A equipa treinada por Martin Pringle goleou o Hammarby por 6-o, com Lotta Schelin e Sara Lindén a bisarem.
A grande desilusão da época está a ser o Linköpings, que depois de na época de 2006 ter ganho a Taça e feito 3º no campeonato, soma por derrotas os jogos realizados este ano, o que lhe dá o último lugar sem qualquer ponto.

Melhores Marcadoras:
5 golos:
Asthildur Helgadottir(LdB FC), Lotta Schelin(Kopparbergs/Göteborg), Victoria Svensson(Djurgården)
3 golos: Madelaine Edlund(Umea) e Emelia Erixon(Örebro), Sanna Talonen(Bälinge), Sara Lindén(Kopparbergs/Göteborg)

As equipas da Damallsvenskan.
Esta semana:

Kopparbergs/Göteborg FC
Cidade:
Gotemburgo
Fundação: 1970(O Clube foi fundado em 1970 como Kopparbergs/Landvetter IF. Em 2004 a equipa deixou Landvetter, subúrbio de Gotemburgo e mudou-se para a cidade, mudando consequentemente de nome)
Estádio: Valhalla IP
Capacidade: 3000 lugares

Troféus:
Nada a registar

Equipamentos:

Equipa 2007:
Estrela: Lotta Schelin é a grande figura da equipa. Apenas com 23 anos, a jovem Charlotta foi a melhor marcadora do campeonato na época passada, sendo também considerada a melhor jogadora. Titular indiscutível da selecção faz da sua técnica e velocidade um verdadeiro quebra-cabeças para as defesas contrárias. Esta época já leva 5 golos em 4 jogos. É a capitã da equipa.

Grande contratação:
A internacional Norueguesa Ingvild Stensland é certamente uma das melhores contratações de sempre do clube. Vinda do Kolbotn a médio defensivo era pretendida entre outros pelo Umea. É uma das melhores do mundo na sua posição.

Equipa é treinada por Martin Pringle, ex-jogador do Benfica.


Inglaterra
(Women’s Premier League)

Birmingham - Bristol 2-0
Leeds - Everton 0-1
Arsenal - Chelsea 3-1
Birmingham - Leeds 0-2
Blackburn - Fulham 1-1
Bristol - Chelsea 2-1
Cardiff - Charlton 0-3
Everton - Doncaster 3-0

Com o título já entregue, o Arsenal, segundo a sua capitã vai agora tentar conseguir 100% de vitórias no campeonato. Aqui pretende ainda fazer história, ao conquistar 4 títulos numa época, uma vez que está na final da FA Women’s Cup(dia 7 deste mês), depois de já ter ganho a Premier League Cup, de ter ganho o campeonato e a Uefa Women’s Cup.
Com o aproximar do fim, o ponto de interesse reside em saber quem consegue o 2º lugar, se Everton ou Charlton. Em causa está a presença na Uefa Women’s Cup, beneficiando da vitória do Arsenal na competição.


Alemanha
(Frauen-Bundesliga)17ª Jornada

Turbine Potsdam - Brauweiler Pulheim 6-0
Bayern München - Duisburg 0-3
Freiburg - Heike Rheine 4-0
Crailsheim - Bad Neuenahr 1-2
Wolfsburg - Hamburger 2-1
Essen-Schönebeck - FFC Frankfurt 2-3

A cinco jornadas do fim o FFC Franfurt mantém 4 pontos de vantagem sobre o Duisburg.
O FFC Frankfurt esteve a perder por 2-0 com o Essen Schönebeck, graças aos golos de Linda Bresonik e Hoffmann, mas já na segunda parte e num espaço de 4 minutos o líder deu a volta ao jogo com 2 golos de Kerstin Garefrekes e um de Birgit Prinz.
O Duisburg teve vida mais fácil e aos 9’ já vencia por 0-2 com golos de Fatmire Bajramaj e Inka Grings. Simone Laudehr fechou a contagem aos 74’.
Destaque ainda para goleada do Turbine Potsdam com bis de Anja Mittag e Kameraj

Melhores Marcadoras:
19 golos: Grings (Duisburg)
18 golos: Prinz (Frankfurt)
17 golos: Wimbersky (Frankfurt) e Laudehr (Duisburg)
16 golos: Garefrekes(Frankfurt)

- França – No jogo grande da jornada o Lyon foi ao terreno do Montpellier vencer po 0-3. As equipas estavam empatadas no topo da classificação. O Juvisy emaptou e não aproveitou o embate entre os líderes. A 3 jornadas do fim Lyon lidera com 67 pontos seguido de Montpellier com 64 e Juvisy com 63.
- Espanha – O título decide-se na última jornada. Athletic Bilbao e Espanyol estão empatados na liderança. O Athletic tem vantagem e apenas precisa de vencer o seu jogo para se sagrar campeão. Contudo há polémica. O Athletic ganhou 3 pontos na secretaria que lhe permitiram subir ao 1º lugar.

Até para a semana

Sem comentários: