sábado, junho 16, 2007

Clubes Atacantes - Cucuta Deportivo Sociedad Anonima


CÚCUTA

O Cucuta Deportivo SA, foi fundado em 28 de Setembro de 1949. Por 8 empresários que sentiram necessidade de criar uma agremiação desportiva, como sociedade anonima por quotas e acções, junto à zona fronteiriça do país.

Assim foi um dos primeiros clubes do mundo a ser uma Sociedade Anónima. Cada acção custava 10 pesos, num total de 1700 acções o que deu a soma de 17000 pesos e foi assim que se iniciaram os trabalhos.

O equipamento é vermelho e preto, que são as cores do municipio. O preto como simbolo do silencio e o vermelho sinal de vitalidade
Em 1950 pediram incorporação na Dymaior, responsável pelo campeonato da Primeira Divisão, e esta depois de verificar que tanto financeiramente como em condições de estádio a equipa servia para o seu campeonato.

Contratou então alguns jogadores uruguaios que tinham sido campeões do mundo em 1950, casos de Tejera e Gambeta.

Mas em 1953 ja se faziam sentir os gastos desmesurados da equipa e foi então obrigada a vender os melhores jogadores, para equilibrar a situação. Para além dos uruguaios, saiu a vedeta da equipa, Ramon Villaverde, quem em 84 partidas pelos “rojynegro” marcou 54 golos.

No ano seguinte não participaria no campeonato profissional devido aos graves problemas financeiros, mas voltou no ano seguinte.
Em 1959 num campeonato que até nem começou mal acabou com uma péssima classificação e uma estrondosa derrota, na última jornada, contra o Inedependiente Santa Fé por 0-8.

Nestes anos todos sempre foram contratados muitos jogadores estrangeiros, principalmente uruguaios. Em 1960 chegariam ao extremo de ter 8 uruguaios, 2 argentinos, 1 paraguaio, e 1 peruano no plantel.

Finalmente em 1963, reduzindo o contigente de estrangeiros, do qual contava apenas um uruguaio e 2 argentinos, o clube fez uma das suas melhores épocas, conseguindo 21 pontos em casa dos 24 possíveis e acabar no 4º lugar, tendo conseguido algumas vitórias estrondosas, como o 6-3 ao Once Caldas e o 6-0 ao América Cali.

O ano seguinte foi o ano dos regressos. Vários jogadores que tinham saido durantes esta decada regressaram e nasceu também uma estrela “caseira”, de seu nome German Gonzalez. Com uma primeira volta impressionante, onde não obteve qualquer derrota, a segunda mostrou uma equipa com algumas dificuldades nos jogos fora, e perdeu alguns jogos importantes, mas apesar de tudo chegaram ao 2º lugar final apenas atrás dos Millonários.

Mas foi um final de época extraordinário. Na última jornada o Millonários com 57 pontos descansava e o Cucuta com 55 deslocava-se ao terreno do Once Caldas. Pretendia o clube fazer a viagem toda de avião, mas ficaram-se a meio, porque perderam a ligação em Bogotáe assim foram o resto em taxis, chegando as 3 da manhã do dia do jogo. A partida contudo até começou bem porque um golo do uruguaio Bruccesi, mas na segunda parte o cansaço da viagem fez-se sentir e a equipa concedeu a igualdade, terminando então a um ponto dos Millonários que fizeram a festa.

O ano seguinte foi vergonhoso, com uma equipa quase toda remodelada, em que vários jogadores de renome noutros clubes estrangeiros não se davam sequer ao trabalho de treinar e a equipa acabou na última posição da tabela.

As épocas seguintes foram revestidas de altos e baixos mas nunca logrou subir acima do 4º lugar e em 1975, bateram no fundo, com um recorde de 7 derrotas consecutivas e o último lugar da geral com apenas 9 pontos. Assim andaram durante outra decada, em que num ano ficavam a meio da tabela e no outro batiam no fundo.

Em 1985 chegaram ao cumulo de ter inscrito 54 jogadores durante toda a época e aumentaram o recorde de jogos sem ganhar fora de casa, com 64 partidas. E o último lugar na geral.

Três anos depois conseguiria a sua ultima participação razoável no campeonato, conseguindo apurar-se para o play-off final.

A decada de 90 começa da pior maneira, em em Agosto do primeiro ano bate o recorde de goleada sofrida, com 0-9 da parte do America Cali. No final da época de 1991 foi finalmente criado o sistema de promoções e despromoções. Nesse mesmo ano tinham acabado a época em último com apenas 5 pontos e uma goleada de 0-6 imposta pelos Millonários.

Para o ano seguinte era preciso sem duvida mudar muita coisa, senão o caminho era o da Segunda Divisão. Assim conseguiu uma época razoável, terminando no 6º posto e quebrado um recorde que durava fazia já 27 anos, conseguiu vencer em casa do Millonários, 3-2.

Mas em 1995 acabaria por suceder algo há já muito esperado, quedou-se pela ultima posição, descendo de Divisão. Para regressar no ano seguinte, uma vez que a equipa práticamente passeou pela Segunda Divisão subindo em primeiro com 77 pontos.
Mas o buraco financeiro tornou-se insuportável e a equipa desceu logo nesse ano e pela divisão inferior ando durante 8 anos.

Em 2004 o presidente da Câmara de Cucuta, Ramiro Suárez, compra o clube e contrata uma serie de jogadores, que um ano mais tarde conseguem subir de divisão.
Mas Ramiro é um daqueles dirigentes que mais cedo ou mais tarde vão rebentar com o clube, senão vejamos. Prometeu vender 8,5% das acções à população em geral mas acabou por vender 70% das mesmas aos familiares e amigos. Pior que isso aprovou uma lei em que o clube fica isento de contribuições até ao ano de 2010, quando na Colômbia só é permitido ficar um ano isento dessas contribuições.

Sem cometer os erros do passado, o Cucutá armaria uma equipa de grande categoria. Ao comando estava Jorge Luis Pinto que agora é o Selecionador da Colombia. O objectivo era lutar pela despromoção mas os jogadores achavam que podiam fazer melhor, e inexplicávelmente ganharam em casa de todos os grandes, Millonários, América Cali, Atletico Nacional e Independiente.

No campeonato normal acabaria em primeiro lugar e nos quadrangulares acabaria em 2º no grupo ficando o Deportivo Pasto em 1º e sido depois campeão na final.
Já no segundo torneio do ano, corrigiram-se os erros do torneio anterior juntando humildade e as tácticas de Jorge Luis Pinto, o clube atingiria a glória. Acabando o torneio normal em 6º guardaram-se para os quadrangulares finais.

Ficou em primeiro do grupo B e chegaria à final frente ao Deportes Tolima, que ganhou o grupo A. O primeiro jogo foi em casa no General Santander, a 20 de Dezembro passado, e acabaria com viória da equipa da casa por 1-0. A segunda partida no Manuel Murillo em Ibagué, o resultado seria de 1-1 e fez-se a festa em Cucuta, com o primeiro titulo de Campeão da Colombia.

O titulo permitiu-lhes pela primeira vez jogar na Taça Libertadores, entrando directamente nos grupos e por incrivel que pareça chegaram às meias finais, tendo jogado e perdido com o Boca Juniores.

Calhou então no grupo 3 juntamente com o Grêmio do Brasil, o Cerro Porteño do Paraguay e ... Deportes Tolima, que disputou consigo a final de campeão da Colombia.

Os primeiros jogos não almejavam grande gloria, e nos 3 primeiros jogos teve 3 empates e de seguida uma derrota. Estava então em último lugar com 3 pontos, os últimos dois jogos seriam para cumprir calendário mas no penultimo jogo a derrota do Tolima e sobretudo a excelente vitória em casa frente ao Grêmio relançaram a esperança embora na última jornada se deslocassem a casa do rival.

Estavamos então na ultima ronda e a classificação era 1º Grêmio 7 pts, 2º Tolima 7 pts, 3º Cerro 7 pts e no fim Cucuta 6 pts.

Num jogo épico o Cucuta vai vencer a Tolima por 4-3, numa das mais gloriosas vitórias de sempre da equipa e assim conseguiu apurar-se em 2º lugar atrás dos brasileiros.

Nos oitavos de final apanharia o Toluca, mas a equipa estava em excelente forma e no primeiro jogo no General Santander goleou por 5-1 indo cumprir calendário ao Mexico onde perdeu 0-2.

Nos quartos um dos grandes do Uruguay, o Nacional Montevideo, que também ele sofreu no primeiro jogo na Colombia, derrotado por 2-0, o segundo jogo terminou com empate a duas bolas e assim seguiu para as Meias Finais onde encontrou a grande equipa do Boca Juniores. O primeiro jogo na Colombia, até deu alguma esperançao aos adeptos ao humilharem os Argentinos com 3-1, mas a segunda volta deu-se a vingança azul e amarela e o Boca seguiu em frente com estrondoso 0-3.

Pamarés:

1 vez Campeão Colombia: 2006

2 vezes Campeão da Segunda Divisão Colombia: 1996 e 2005

Sem comentários: