sábado, junho 09, 2007

Clubes Atacantes - Football Club Levadia Maardu/Levadia Tallinn


FC LEVADIA

Este é um clube estranho num ainda mais estranho campeonato. Depois da independência da Estónia em 1991, o campeonato começou também nesse ano e com 14 equipas, no ano seguinte já só tinha 12 clubes, dois anos depois tinha apenas 11 e ao quarto ano de existência contava com 8 equipas. Assim se manteve (com 8 clubes) durante 11 anos e em 2005 aumentou para 10 os representantes na Primeira Divisão. Já jogou oficialmente com uma equipa portuguesa, o União Leiria, na Taça Intertoto.


Em relação ao clube a história é mais complicada. Começa então com a compra da equipa Olümp Maardu na altura na Segunda Divisão, por parte da Levadia uma empresa de transformação de Ferro em Aço.

Assim nasceu o Levadia Maardu em 1998 começando na Segunda Divisão, para nesse mesmo ano de estreia, ganhar o titulo de Campeão da Segunda Divisão.

No ano seguinte fundiu-se com o primodivisionário Tallinna Sadam. O Talinna, era um semi-grande clube com bom palmarés futebolistico, mas estava em risco de fechar por dividas, e assim o recém-criado Levadia apostou na fusão conseguindo abranger os adeptos do Tallinna, que era afinal aquilo que lhe faltava para poder vir a ser uma grande equipa, ter adeptos.

Palmarés do extinto Tallina Sadam:

2 vezes Segundo Classificado da Primeira Divisão da Estónia: 1997 e 1998

2 vezes Vencedor da Taça da Estónia: 1996 e 1997


Nesse ano de 1999 acabou por conquistar o titulo com 20 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o JK Viljandi Tulevik, a que juntou a Taça da Estónia, vencendo na final o mesmo JK Viljandi Tulevik por 3-2.

Com esse titulo, chegou então pela primeira vez às provas Europeias no ano 2000. Calhou na ronda de qualificação da Taça UEFA com os romenos do Steaua Bucareste, tendo sido eliminado com 1-4 e 0-3.

Ainda no ano 2000 a empresa Levadia adquiriu também a equipa FC Maardu, que já tinha sido fundida anteriormente, com o KSK Vigri Tartu, e que estava na Segunda Divisão, ficando a empresa com duas equipas.

O ano 2000 trouxe novo Campeonato e nova Taça para o Levadia, tornando-se bi-campeões da Estónia, e a segunda equipa subia também de divisão. A final da Taça foi ganha de novo frente ao JK Viljandi Tulevik, por 2-0. Nesse ano a equipa recém promovida mudou de nome para Levadia Tallinn. Assim a empresa Levadia teve duas equipas na Primeira Divisão a partir do ano de 2001.

O titulo no campeonato de 2000, trouxe de novo a Europa em 2001, e assim passaram pela primeira vez uma ronda europeia, ganhando aos galeses do Llansantffraid com 4-0 e 2-2, para cairem aos pés dos ucrânianos Shakhtar Donetsk por 1-5 e 1-4.

Em 2002 aconteceu o que à muito se esperava, a final da Taça foi disputada entre as duas equipas da Levadia, com a vitória estranhamente a ir para a equipa mais recente e mais fraca, o Levadia Tallinn com 2-0.

Ainda no ano de 2002 jogaram na Taça Intertoto contra os portugueses do União Leiria. Assim a 22 de Junho de 2002, jogaram em Portugal no Estádio Municipal da Marinha Grande e perderam em campo por 1-0, só que o Levadia recorreu para a UEFA, devido à utilização irregular de Douala por parte dos unionistas e ganhou na secretaria por 3-0. O jogo da segunda mão em Tallinn, no dia 29 do mesmo mês, foi mais para cumprir calendário mas os leirienses sairiam de cabeça erguida ganhando 1-2.

22 Junho 2002, Marinha Grande, Estádio Municipal, 1500 espectadores

União LeiriaFC Levadia Maardu: 1-0 (Silas 77 min)

União Leiria: Costinha, Bilro, Micas (35. Freddy), Tiago (68. TóZé), Silas, João Manuel, Leão (88. Regueira), Renato, Maciel, João Paulo, Mbela Douala. Treinador: Manuel Cajuda.

FC Levadia Maardu: Artur Kotenko, Eduard Vinogradov, Andrei Kalimullin, Sergei Hohlov-Simson, Dmitri Kulikov, Mark Švets, Maksim Rõtškov, Vitali Leitan, Eduard Ratnikov (80. Serhiy Chopik), Martin Maasing (65. Vadim Dolinin), Vladimir Tšelnokov.
Treinador: Pasi Rautiainen.

29 Junho 2002, Tallinn, Estádio Kadrioru, 1200 espectadores

FC Levadia MaarduUnião Leiria: 1-2 ( Vitali Leitan 51min; Douala 79 min e 81 min)

FC Levadia Maardu: Artur Kotenko, Eduard Vinogradov, Andrei Kalimullin, Sergei Hohlov-Simson, Dmitri Kulikov, Maksim Rõtškov, Eduard Ratnikov, Mark Švets (78. Vadim Dolinin), Martin Maasing, Vitali Leitan, Vladimir Tšelnokov (83. Serhiy Chopik).
Treinador: Pasi Rautiainen.

União Leiria: Costinha, Bilro, Tiago, Renato (46. TóZé), João Manuel, Silas, Paulo Duarte, Maciel, Freddy (85. Micas), João Paulo, Mbela Douala.
Treinador: Manuel Cajuda.

A seguir perderiam com o Zurique da Suiça com 0-0 e 0-1.

Em 2004 nova “confusão”. A empresa decidiu vender os direitos desportivos do Levadia Tallinn (a equipa mais recente) ao JK Merkuur Tartu. E renomeou o Levadia Maardu para o nome da anterior equipa. Ou seja o Levadia Tallin extinguiu-se e o Levadia Maardu mudou de nome para Levadia Tallinn.

Contudo a empresa Levadia não se ficou por aqui e nesse mesmo ano adquiriram os direitos desportivos do Sörve JK, que jogava na divisão secundária e assim nasceu o Levadia II Tallinn.

No final destas trocas e baldrocas ficou assim definido:

Antes 2004: Levadia Tallinn (Primeira Divisão) -> Depois 2004: Levadia II Tallinn (Segunda Divisão).

Antes 2004: Levadia Maardu (Primeira Divisão) -> Depois 2004: Levadia Tallinn (Primeira Divisão).

Palmarés do antigo/extinto Levadia Tallinn:

1 vez Vencedor da Taça Estónia: 2002

2004 foi um ano em grande para o Levadia Maardu/Tallinn. Vencedor do Campeonato e da Taça, com o segundo lugar a pertencer ao TVMK Tallinn que perdeu também a Taça por 3-0.

No ano seguinte deu-se a troca no campeonato, o TVMK ganhou o titulo mas perdeu de novo a Taça para o Levadia Tallinn, desta vez apenas por 0-1.

O ano passado reconquistaram o titulo ficando com 11 pontos de avanço sobre o segundo classificado, o Trans Narva.

Com a ida à Taça UEFA já esta época fizeram história por duas vezes, pela primeira vez passaram 3 rondas, chegando a jogar a primeira eliminatória da Taça UEFA e pela primeira vez um clube estónio eliminou uma equipa holandesa.

Assim o caminho começou na primeira ronda de qualificação eliminando os finlandeses do Haka Valkeakoski, com 2-0 e 0-1, seguindo-se os holandeses do FC Twente com 1-0 e 1-1 entrando então na primeira eliminatória da Taça UEFA, calhando com o Newcastle United de Inglaterra e vendeu cara a eliminatória perdendo 0-1 em casa e 1-2 no Reino Unido.

Está a ser um ano de 2007 em grande e já ganharam a Taça da Estónia frente ao Trans Narva por 3-0. No campeonato que começou em Março encontra-se na segunda posição em 14 jornadas, mas com 3 pontos menos do que o Trans Narva.

Tem também uma equipa de femininos, a qual se encontra no primeiro lugar, com quatro vitórias e um empate em cinco jogos. O ano passado fizeram alguns jogos com resultados fora de serie, senão vejamos: 16-0 ao Tulevik, 31-0 ao Piraaja, 15-0 ao EVL Kehtna, entre outros com ias de uma dezena de golos marcados.

Palmarés:

4 vezes Campeão da Estónia: 1999, 2000, 2004 e 2006.

5 vezes Vencedor da Taça da Estónia: 1999, 2000, 2004, 2005 e 2007.

1 vez Campeão da Segunda Divisão: 1998

Sem comentários: