sábado, junho 23, 2007

Clubes Atacantes - Fudbalski klub Zeta Golubovc


FK ZETA

O clube que hoje trago tem muito pouca história, assim como a independencia do país em que está situado, Montenegro. É o pais mais recente do mundo em termos de independência e reconhecimento mundial, tal aconteceu em Junho de 2006.
Pouca história tem, mesmo quando era parte integrante da Jugoslávia, ainda assim é interessante ler.

O FK Zeta nasceu em 1927, com o nome de FK Danica, designação que manteve até 1945, altura em que foi renomeado para FK Napredak. Dez anos depois foi renomeado para o definitivo FK Zeta.

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial até 1962 o clube jogou sempre no campeonato amador da sua cidade, Titogrado, hoje chamada Podgorica, cidade capital de Montenegro.

Nesse ano finalmente conseguiram ser promovidos para o Campeonato Regional de Montenegro, onde ficaram até 1996, altura em que finalmente se qualificaram para a Segunda Divisão da Jugoslávia.

Foi também em 1996 que o controverso empresário e ex-paramiltar das Forças Especiais, de seu nome Radojica Bozovic, pegou no clube e se tornou seu presidente até aos dias de hoje.

Só em 2000 conseguiram a subida à divisão maior do futebol jugoslavo, em que se mantiveram até à independencia.

Na época de 2004/05, obtiveram a melhor classificação de sempre no campeonato, acabando em 3º lugar apenas atrás de Partizan e Estrela Vermelha. Essa posição acabou por lhe valer uma entrada na Taça UEFA, onde na segunda ronda de qualificação, calharam com os bosnios do Siroki Brijeg e perderam por 0–1 e 1-4 .

Foi então que os adversários mais poderosos começaram a por os olhos em muitos dos seus jogadores, e o jovem Milos Maric acabou mesmo por ser transferido para o Olympiakos em 2004. Seguido pelos irmãos Bojan e Nenad Brnovic e ainda Branimir Petrovic que foram recrutados pelo Partizan. Mais tarde foi a vez de Milanko Raskovik e Nikola Trajkovic seguirem para o Estrela Vermelha.

Em 2006 dá-se a cisão do Montenegro com a Sérvia e começa nesse ano o primeiro Campeonato de Montenegro, composto por 12 equipas, de onde o campeão vai para a primeira ronda preliminar da Taça Campeões, o segundo classificado e o vencedor da Taça vão para a ronda preliminar da Taça UEFA, e por fim o terceiro classificado participa na Taça Intertoto. Os dois últimos classificados descem de Divisão.

Assim a 26 de Maio deste ano finalizou o primeiro Campeonato de Montenegro, tendo como primeiro vencedor do mesmo o FK Zeta, com 2 pontos de vantagem sobre o Buducnost. Foi o melhor ataque da prova com 68 golos marcados. Já a melhor defesa pertenceu ao Buducnost com apenas 12 golos dofridos. Em 17 jogos em casa só perdeu 1 vez ganhando os outros 16, num total de 4 derrotas, enquanto o rival só um perdeu no global, mas empatou 10 onde só à conta disso perdeu 20 pontos, chegando ao final com vantagem minima do FK Zeta pelos tais dois pontos acima referidos.

Os dois primeiros classificados são de longe as duas melhores equipas do país, e a prova disso é que ficaram a 29 e 27 pontos do terceiro classificado, o Grbalj.

Na Taça chegou às meias finais, numa prova disputada duas voltas, perdendo no conjunto das duas mãos com o Sutjeska, que terminou na oitava posição do campeonato e assim vai à final com o Rudar que ficou em quarto lugar da geral.

Palmarés:

1 vez e Primeiro Campeão de Montenegro: 2007


Sem comentários: