terça-feira, junho 26, 2007

Copa América - Antevisão


Inicia-se hoje na Venezuela mais uma edição da Copa América. Será este ano a maior competição internacional de selecções seniores e conta com a presença de caras bem conhecidas (ou que passarão a sê-lo) do futebol português.

Grupo A - O mais equilibrado

Em virtude da colocação do país organizador como cabeça de série do torneio, gerou-se o grupo mais equilibrado e mais fraco da competição inicial.


A equipa da casa aposta pelo menos na passagem à fase seguinte. Apesar de não ser uma selecção recheada de grandes valores individuais, a presença de Juan Arango, médio de ataque do Maiorca promete impulsionar os venezuelanos para uma boa prestação. Oportunidade para ver em acção uma das mais recentes contratações do Marítimo, o defesa central Edder Pérez.

A selecção do Uruguai é curiosamente a selecção com mais títulos da Copa América em conjunto com a Argentina, com 14 títulos conquistados. Os azuis celestes apostam forte nesta edição, sendo mesmo os favoritos deste grupo, com a presença de Forlán, Recoba, Dario Rodriguez e Lugano, bem como a do nosso bem conhecido Jorge Fucile. É a selecção favorita a vencer este grupo, não contando porém com o factor casa da equipa venezuelana.

A Bolívia é outra das selecções pertencentes a este grupo A. Comandada pelo "nosso" Erwin Sanchez, afigura-se como complicado o apuramento para os quartos de final da competição, mas o seleccionador boliviano já colocou essa como a fasquia a atingir. No entanto, e na minha opinião, dificilmente os bolivianos conseguirão o apuramento para essa fase. A ver também as actuações de Ronald Garcia (ex-Alverca) e Mojica (ex-Paços de Ferreira).

A selecção que completa este primeiro lote de equipas é o Peru. Poderá ser a agradável surpresa da competição. Com a presença de jogadores como Cláudio Pizarro, Guerrero ou Farfán, o Peru pode complicar a vida ao Uruguai e à Venezuela no apuramento para os quartos de final. Destaque também para a presença do central bracarense Rodriguéz.

Grupo B - Brasil à procura de se reerguer

Este é o grupo do Brasil. À partida os brasileiros são amplamente favoritos neste grupo, embora encontrem aqui algumas equipas que poderão causar transtorno.


Este é um Brasil de mudança. Aparentemente o escrete não se apresenta com os argumentos de uma Argentina, por exemplo, uma vez que deixou de fora Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Adriano e Ronaldo. Mas é um Brasil de viragem, de olhos postos no futuro, aquele que Dunga leva à Venezuela. E poderá ser este o Brasil do Campeonato do Mundo de 2010. Mesmo não surgindo esses craques, ainda podemos assistir à fantasia do puto-maravilha Anderson, de Diego ou de Robinho e podemos ver as defesas de Helton. É a selecção favorita a vencer o grupo, se tiver respeito por todos os adversários.

O México apresenta-se como o osso provavelmente mais duro de roer para o Brasil de Dunga. Com alguns jogadores bem experientes, o treinador Hugo Sanchéz (que saudades dos golos que marcava no Barnabéu) formou um grupo forte com o objectivo de chegar longe na competição. As presenças que mais saltam à vista são as de Rafael Marquéz e Borgetti. Kikin Fonseca ficou de fora.

O Chile apresenta-se com ambições limitadas neste torneio. Apesar de ter um técnico experiente e um plantel equilibrado, dificilmente conseguirá ultrapassar adversários como o Brasil, o México ou mesmo o Equador. Destaque para as presenças dos ex-sportinguistas Tello e Contreras.

O Equador aposta na mesma equipa que fez furor no Alemanha-2006 com apuramento para os oitavos de final da competição. Deverão lutar por uma vaga nos quartos de final com o México e para isso será muito importante levarem de vencida logo na primeira jornada o Chile. O avançado Carlos Tenorio é a estrela da companhia.

Grupo C - A super-favorita Argentina

O terceiro e último grupo da Copa América tem aquela que é a grande favorita da competição, a Argentina. Dificilmente alguma das restantes equipas deste grupo lhe fará mossa.


A Argentina conta "só" com as presenças de Messi, Tevez, Riquelme, Gago, Mascherano e Lucho González. Por si só isto parece garantia de título mas é preciso demonstrar em campo o amplo favoritismo da formação azul-celeste.

O Paraguai apresenta-se como à procura de um lugar nos quartos de final da competição. Uma equipa bastante renovada face ao último Mundial, que tem como jogador-estrela Roque Santa Cruz e que tem o atractivo extra para os portugueses de se poder ver em acção o mais recente reforço do Benfica, Cardozo.

Os Estados Unidos são das equipas que se apresentam em competição nesta Copa América aquela que mais dúvidas sugere. Os americanos tanto fazem furor com grandes participações em competições internacionais como baqueiam em momentos decisivos. A presença de vários jogadores a militar em clubes europeus podem dar a esta selecção algum fulgor. De referir que os norte-americanos conquistaram há bem poucos dias a Golden Cup, batendo na final a selecção do México. Donovan é o jogador mais importante da equipa.

Por fim a Colômbia. O Século XXI mostrou uma Colômbia fortíssima no que diz respeito à Copa América. Venceram a competição em 2001 e ficaram em 4º lugar em 2004. Com a presença de Córdoba, Perea e Yepes, os colombianos apresentam-se com um sector defensivo bastante forte e com ambições a chegar longe na competição.

Apuram-se para os quartos de final os 2 primeiros de cada grupo e os 2 melhores terceiros classificados.
A competição inicia-se hoje e poderá ser seguida na íntegra através dos dois canais da SportTv.

Sem comentários: