domingo, junho 03, 2007

Estadio da Madeira : Novo complexo desportivo do Nacional .

.
Pois é, numa fase muito importante da minha futura vida profissional arranjei um tempinho para escrever sobre um marco historico do meu clube que se aproxima a passos largos. A inauguração do complexo desportivo do Nacional ocorre dentro de 2 meses sensivelmente . E acreditem em mim quando vos digo que pelo enquadramento fisico e outros aspectos torna-se-á um dos complexos desportivos mais bonitos do país. Campo principal, 2 campos de treino sinteticos e 1 campo de treino de relva natural, estacionamentos, Centro de Lazer para socios e muitos outros melhoramentos que tornam-no num complexo exemplar a nivel desportivo do país. E tudo enquadrado numa paisagem belissima. Mas vamos aos pormenores, retirados da imprensa regional e algumas fotos.

O Estádio Eng.º Rui Alves passará a ser denominado de Estádio da Madeira. Esta uma das muitas propostas aprovadas, por unanimidade e aclamação, pela Assembleia Geral do Clube Desportivo Nacional. A reunião magna dos “alvinegros” contou com uma forte presença de sócios que participaram, activamente, em outras deliberações, não menos importantes. Entre estas está a Academia de Formação Cristiano Ronaldo Campus Clube, bem como a denominação do imenso espaço nacionalista na Choupana: Complexo Cidade Desportiva do Clube Desportivo Nacional. Rui Alves explicou as razões que suportam a mudança de nome. «Estádio da Madeira porque este é o primeiro estádio da Madeira. Servirá também para identificar melhor o clube com a Região e vice-versa, numa altura em que nos projectamos bastante já a nível nacional e internacional», explicou o presidente do Nacional. Reforçado foi também que «este é o primeiro estádio da Madeira e tínhamos quase que a obrigação de o denominar dessa forma».
.

Complexo Cidade Desportiva do Clube Desportivo Nacional. Assim se chamará o novo espaço da colectividade "alvinegra" que, quando concluído, será constituído pelo actual estádio , já com a nova bancada, um relvado anexo de treinos, e dois de relva sintética, no espaço onde esteve o Campo do Pomar, destinados à formação. Um destes será servido por uma bancada com capacidade para cerca de mil lugares, que irá passar a receber os jogos das equipas dos escalões e formação. Temos então que o Complexo Cidade Desportiva do Clube Desportivo Nacional será formado pelo estádio principal denominado Estádio da Madeira, dois outros sintéticos destinado à formação que receberão então o nome de Academia de Formação Cristiano Ronaldo Campus Clube, Será um segundo estádio do Complexo Cidade Desportiva do Clube Desportivo Nacional, com Rui Alves a exaltar o porquê da denominação. «Foi ali, no antigo Campo do Pomar, que Cristiano Ronaldo jogou futebol pela última vez na Madeira. Foi com a camisola do Nacional e nesse dia sagrou-se campeão da Madeira de infantis. Naturalmente que falamos com ele, pois era impensável que colocássemos o seu nome sem o termos abordado nesse sentido. Ficou muito satisfeito pelo Clube Desportivo Nacional se ter lembrado dele para este novo espaço que irá servir os escalões de formação do clube», explicou Rui Alves a propósito da denominação a ser dada a um espaço privilegiado que terá como intuito a formação de novos "Cristianos Ronaldos", faltando então a identificação do relvado anexo ao estádio principal, de relva natural que servirá, em primeira instância, de apoio ao trabalho da equipa profissional. Pois bem, também esse foi aprovado por unanimidade, sendo pois baptizado de Campo Centenário.


Finalmente, a única denominação que esteve em cima da mesa de trabalhos que não conheceu ainda um desfecho final, foi a do Centro de Lazer que irá ser edificado nos terrenos anexos ao complexo. Neste particular, ficou decidido que serão os próprios associados a propor nomes, numa urna que será colocada à disposição dos mesmos. Depois de conhecidas as propostas, será então decidida a denominação. No final, acerca deste espaço que irá surgir, Rui Alves teceu algumas considerações. «Será um centro de lazer e desporto destinado exclusivamente aos sócios do Clube Desportivo Nacional. O centro será criado para eles [sócios] e é de inteira justiça que possam participar activamente na escolha da sua denominação».



Portanto o Nacional junta-se a clubes como os 3 grandes, que possuem complexo proprio para treinos e formação das camadas jovens com a diferença que o estadio em que jogarão fica inserido nesse mesmo complexo.Uma nova etapa na vida deste clube quase centenário e que promete crescer mais. Acabaram as calunias contra o nosso campo (estilo Miguel de Sousa Tavares, que nunca pos os pés na Madeira) e desculpas de mau perdedor. As fotos que coloquei ainda são da fase de acabamentos mas podem ver o enquadramento da paisagem linda e as linhas modernas do estádio.

Viva o Nacional. Viva a Madeira.

Fiquem bem! ;)

Sem comentários: