segunda-feira, julho 16, 2007

Copa América: Final - Brasil-Argentina

Terminou hoje a Copa América com um festival de futebol dado surpreendentemente por um Brasil de segunda sobre a equipa principal da Argentina, vencendo os brasileiros por 3-0. Neste jogo ficou provado que os nomes não jogam e foi mais uma vez a vitória de um colectivo forte e que mereceu por inteiro a vitória.

O Brasil iniciou o jogo praticamente a ganhar, uma vez que logo aos 4 minutos Júlio Batista, num fantástico remate dentro da área e perante a passividade do seu marcador directo, Ayala, rematou para dentro da baliza do desprotegido Abbondanzieri.

Contra todas as expectativas era o Brasil a inaugurar o marcador e a colocar algumas dificuldades na selecção argentina. De qualquer forma os primeiros 15 minutos de jogo foram extremamente bem disputados, com bastante emoção e aos 10 minutos de jogo, depois de uma fantástica jogada de futebol, Riquelme iria rematar com violência ao poste esquerdo da baliza defendida por Doni. Era a resposta da selecção das pampas. No entanto, passado pouco tempo era o Brasil que por pouco não marcava o segundo golo numa bela jogada de contra ataque.
A partir do priemiro quarto de hora de jogo, entrou-se numa toada um pouco mais monótona, com o Brasil a continuar a surpreender e a comandar por completo as operações, perante uma apatia geral da selecção albi-celeste. Até que, por volta da meia hora Riquelme obriga Doni à defesa da noite. Um fantástico remate do argentino à entrada da área para uma bela defesa do guardião da Roma.

Quando se poderia começar a pensar numa reacção (finalmente) da selecção argentina, por via de alguns livres e cantos conquistados e alguns apuros para a defesa brasileira, surge o segundo golo da selecção brasileira. Uma bela jogada que termina com um cruzamento perigoso que é interceptado para dentro da baliza por... Ayala!... Deus é definitivamente brasileiro...

Chegávamos pois ao intervalo do jogo, com uma vitória justa do Brasil, embora por números um pouco exagerados.

Pensava-se que na segunda parte a selecção argentina poderia efectuar algumas alterações e partir para cima do Brasil, mas a "canarinha" continuou sempre muito consistente no seu jogo, com as formiguinhas Mineiro e Josué a anular completamente o meio campo argentino, principalmente o seu maestro Riquelme.

Neste segundo período de jogo o Brasil dava conscientemente a posse de bola aos argentinos, lançando rápidos contra ataques, sempre com muito perigo face a uma defesa e meio campos argentinos com bastante lentidão na recuperação de bola.

Depois de alguns avisos, foi sem surpresa que aos 67 minutos numa jogada fantástica de contra ataque o Brasil chegava ao 3-0. Wagner Love parte para um contra ataque rapidissimo, soltando a bola apenas no momento certo para Daniel Alves, que de primeiro e com o seu pé direito desferiu um remate cruzado sem qualquer hipótese para o guarda redes da Argentina. Estava consumado o escândalo!...

No resto da partida o Brasil limitava-se a gerir a posse de bola e a lançar contra ataques, com maior ou menor perigo, enquanto os jogadores argentinos, já sem qualquer tipo de força mental ou física, ia tentando criar perigo para a defensiva canarinha na marcação de bolas paradas.

Vitória inteiramente justa da única equipa que foi verdadeiramente um colectivo e que acaba por conquistar uma competição quando poucos achavam ser possível consegui-lo. Destaque para o facto da selecção argentina ter sido aquela que melhor futebol praticou durante a competição, mas para a conquistar é preciso mais do que isso. É necessário chegar às finais e ganhá-las. E hoje o Brasil foi muito superior...

Sem comentários: