terça-feira, julho 03, 2007

Copa América: Grupo C

O Paraguai e a Argentina classificaram-se para a próxima fase da Copa América, fruto das suas vitórias, em Barinas, diante dos EUA e Colômbia respectivamente.

Com Oscar «Tacuara» Cardozo no onze inicial e finalmente a mostrar algum do «perfume» do seu Futebol, o Paraguai derrotou com muito sofrimento uma incansável selecção dos EUA!

Na 1ª parte a jovem equipa Norte-Americana tentou tomar conta da partida, mas o GR, Justo Villar, esteve sempre em grande, não permitindo que os Americanos se adiantassem no marcador.
Seria mesmo o Paraguai, através do seu temível contra-ataque venenoso, a inaugurar o placard, aos 28', por intermédio de Edgar Barreto, após uma grande assistência de Cardozo, futuro atacante do Benfica!
Os EUA nunca baixaram os braços e foi sem surpresa que, aos 39', o médio Ricardo Clark repôs a igualdade!
Na 2ª metade do jogo, os Paraguaios deram definitivamente a volta às coisas, nomeadamente depois de um falhanço clamoroso da defesa Norte-Americana, que num mau atraso de bola permitiu que Oscar Cardozo se isolasse e, com mestria, bateu o GR Kasey Keller!
A Juventude, Irreverência e grande sentido táctico dos Americanos quase que lhe permitiram reempatar a partida, mas os seus jogadores estavam definitivamente em «noite não», desperdiçando várias ocasiões de golo.
Por fim, já com Salvador Cabañas em campo, por troca com Cardozo, foi o Paraguai que logrou fechar a contagem, num Livre Directo superiormente apontado pelo suplente do Reforço Encarnado, que desta forma se juntou a Roque Santa Cruz e Robinho na liderança dos Melhores Marcadores da Competição!

A Argentina, a grande favorita da Competição, conseguiu a sua 2ª vitória, apesar da boa réplica dada pela Colômbia. Lionel Messi e Juan Riquelme foram os melhores da noite, numa partida que a Selecção «Alvi-Celeste» teve novamente em desvantagem no marcador bem cedo.

A 1ª parte começou com o conjunto Colombiano a pressionar os Argentinos, não dando espaço à sua circulação de bola, com a qual normalmente desgastam os Adversários. Tal como acontecera contra os EUA, os comandados de Alfio Basile sofreram um golo aos 9', por Edixon Perea, num desvio a um remate de David Ferreira.
A Argentina nunca se desorganizou e calmamente foi reagindo à desvantagem. Aos 20', o Árbitro da partida assinalou uma GP sobre Messi, perante os protestos dos «Cafeteros». Hernán Crespo não perdoou, igualou a partida e saiu lesionado, dando lugar a Diego Milito.
Com a partida empatada, o equilíbrio era a nora dominante no relvado do Estádio Pachench Romero. No entanto, a maior capacidade individual dos Argentinos era indiscutível e, à 1ª oportunidade, deram a «cambalhota» no marcador... Riquelme, após assistência de Javier Zanetti, cabeceou para o 2-1 e a «Alvi-Celeste» parecia arrancar para uma exibição tranquila!
Ainda mais ao de cima veio essa sensação, quando, antes do Intervalo, o mesmo Riquelme apontou com mestria um Livre Directo, aumentando a vantagem para 3-1 com que chegou o descanso!

A 2ª parte foi muito «morna», dado que os Argentinos acalmaram o seu ritmo de jogo e, ainda ssim, a Colômbia quase não conseguia atacar.
O jogo empobreceu, mas, aos 76', Jaime Castrillón reduziu a desvantagem dos «Cafeteros», dando emoção ao jogo e lançando a incerteza até final!
Logo a seguir o empate só não aconteceu porque Macnelly Torres desperdiçou uma claríssima oportunidade para bater Abondazieri! A Colômbia acreditava que era possível e Alfio Basile fez logo entrar Carlitos Tevez e Lucho Gonzalez...
A Argentina acabou por suster o ímpeto Colombiano e, mesmo em cima do final (92') Diego Milito desfez todas as dúvidas, ao apontar o 4-2 final, após uma bonita jogado colectiva dos Argentinos, que assim estão, sem surpresa, apurados para a próxima fase da Copa América 2007!

Sem comentários: