domingo, julho 01, 2007

Copa América - Grupo A


Disputou-se, este Sábado, no Estádio Pueblo Novo, a 2ª Jornada do Grupo A. Enquanto o Uruguai voltou às vitórias, a Venezuela aproveitou a vantagem caseira para se isolar na frente da Classificação do Grupo, batendo o Perú, num jogo polémico.

Em San Cristóbal, o Uruguai recuperou do desaire sofrido diante do Perú, após vencer a Bolívia por 1-0, sendo que esta foi a 1ª derrota da Selecção Boliviana na «Era Erwin Sanchez».
Repleto de faltas, algumas a roçar a violência, o jogo foi pobre. Após uma 1ª parte sem qualquer situação flagrante de golo, a Selecção Celeste, demasiado carente do seu «Astro», Alvaro Recoba ainda a contas com uma lesão, acabou por chegar ao único tento do encontro aos 57', quando Diego Forlan falhou uma finalização na área Boliviana, aparecendo de rompante Vicente "Carucha" Sanchez (Toluca) a bater o GR Galarza!
A reacção da Bolívia tardou, mas nos últimos minutos o GR Uruguaio, Carini, teve de se empregar a fundo, evitando a igualdade e permitindo que a sua Equipa voltasse à luta pelos primeiros lugares, igualando o Perú.

No outro jogo do Grupo A, a equipa da casa, a Venezuela, conseguiu a sua 1ª vitória desde 1967(!!) na Copa América, apenas a sua 2ª em toda a Competição!
Diante do Perú, o jogo foi emotivo, embora pobre em qualidade. A maior objectividade do futebol dos Venezuelanos criou sempre mais problemas, embora a técnica de Fárfan e Paolo Guerrero também mantivessem sempre em sobressalto os defesas da casa.
Os primeiros 45' ficam marcados pela expulsão exageradíssima do Peruano Pedro Garcia e um golo bem anulado a Maldonado, na recarga a um livre directo de Rey.
Já com Edder Perez na equipa, os «Vinotinto» lograram chegar à vantagem aos 48', através de Alejandro Cichero (Litex Lovech), num cabeceamento muito colocado, após a cobrança de um canto!
A reacção dos «Incas» foi feroz. Reduzidos a 10 Jogadores, o Perú esteve perto de chegar à igualdade logo a seguir, mas Paolo Guerrero desperdiçou uma soberana oportunidade e, mais tarde, o Árbitro deixou passar em claro uma GP sobre Claudio Pizarro.
Já com ambas as Equipas com menos um Homem, pois Ricardo Paez (filho do Seleccionador) foi expulso por acumulação de «Amarelos», a Venezuela alargou ainda mais a vantagem no marcador, através de um rapidíssimo contra-ataque conduzido e concluido por Daniel Arismendi (Maracaibo), aos 79'!
Até final, os Venezuelanos aguentaram a precioso resultado que os colocou no comando do Grupo, desde já apurados para a próxima fase da Copa América, para gáudio dos 40.000 Espectadores presentes no Estádio e toda a nação da Selecção «Vinotinto»!

Sem comentários: