quarta-feira, julho 04, 2007

Copa América: Grupo A

Teve lugar, esta madrugada, a última jornada do Grupo A, com ainda tudo por decidir, face à proximidade pontual entre as formações. Como tal, creio ser incrível como conseguem efectuar os jogos decisivos a horas diferentes, condicionando o comportamento das Equipas, sobretudo no último jogo da noite entre Uruguaios e Venezuelanos.

No 1º jogo, defrontaram-se a Bolívia, à qual só a vitória lhe interessava, e o Perú, dependente da conquista de um ponto.
A Equipa de Erwin "Platini" Sanchez foi melhor durante grande parte do jogo, correndo «atrás do prejuízo» e fez por merecer a vantagem conseguida, aos 23', num grande pontapé de Jaime Moreno!
O Perú teve então de intensificar as suas investidas atacantes e, 10' volvidos, lugrou empatar a partida, por Cláudio Pizarro, num cabeceamento a um livre apontado por Mariño!
No entanto, ainda antes do Intervalo, a Bolívia voltou a adiantar-se no marcador. Jahsmany Campos (19 anos), com um violento pontapé, desde o vértice da pequena área, desfeitiou o GR Peruano, Leao Butrón!

Na 2ª parte do jogo, o Perú veio com tudo para a frente, contudo a Bolívia tinha lá trás o seu verdadeiro Capitão, Juan Manuel Peña (Villareal), a comandar toda a sua Equipa.
As coisas ficaram ainda mais complicadas para os Peruanos, aos 78', depois da expulsão de Joel Herrera. Os comandados de Julio César Uribe estavam já desesperados!
E foi quando os Bolivianos já "cantavam vitória", que o Perú sentenciou o seu apuramento. Aos 85', novamente Cláudio "Conquistador" Pizarro marcou o golo, de cabeça e, uma vez mais a cruzamento de Juan Carlos Mariño!
A Bolívia despedia-se assim desta edição da Copa América, sem ter conseguido o apuramento para os Quartos-de-Final...

No outro jogo da noite, jogado a seguir ao Bolívia-Perú, defrontaram-se a Venezuela e o Uruguai, já a saberem que um Empate serviria as pretensões de ambas as Equipas...

Com um Estádio Metropolitano, em Merida, completamente lotado (35.000 Espectadores) disputou-se claramente o pior jogo desta Copa América, até ao momento! Consequentemente e por curiosidade, refira-se que foi o 1º jogo desta Edição a terminar sem golos...
O Equilíbrio foi a nota dominante nesta partida, que contou com a estreia de Jorge Fucile na equipa titular da Selecção «Celeste». As oportunidades de golo foram poucas ou nenhumas, para natural descontentamento dos Adeptos presentes no Estádio, que não hesitaram em mostrar toda a sua indignação pelo triste espectáculo, assobiando ambas as formações, sempre que "empatavam" tempo com passes lateralizados nos seus sectores defensivos.
Houve ainda tempo para a estreia de Alvaro Recoba, prometendo assim um Uruguai bem mais atrevido para os Quartos-de-Final da Competição.

A Venezuela terminou, assim, no 1º lugar deste Grupo com 5 pontos, seguido do Perú e Uruguai, ambos com 4. A Bolívia, com 2 pontos, regressa a casa...

Sem comentários: