segunda-feira, julho 09, 2007

Copa América: Quartos de Final, dia 2

Segundo dia de jogos dos quartos de final da Copa América e mais um dia repleto de goleadas. Parece que nenhum dos agora semi-finalistas quis deixar os esus créditos por mãos alheias e tanto México (6-0 ao Paraguai) como Argentina (4-0 ao Peru) venceram categoricamente.

No primeiro jogo da noite, aquele que aparentemente poderia parecer o embate mais equilibrado destes quartos de final traduziu o resultado mais desequilibrado e surpreendente (pelos números) de todos os jogos do fim de semana. O México continua a mostrar todo o seu poderio e despachou o Paraguai de Oscar "Tacuara" Cardozo por seis bolas sem resposta.

O jogo ficou condicionado logo aos dois minutos quando Bobadilla, guarda redes paraguaio, é expulso por cometer grande penalidade sobre Castillo, castigo máximo que o próprio Castillo se encarregou de transformar.

O México acabou sempre por controlar a seu bel prazer as operações e por isso não surpreendeu ninguém o 2º golo aos 26 minutos, apontado por Torrado e o 3º aos 38 novamente por Castillo.

A defesa paraguaia foi um autêntico queijo suiço e os mexicanos apenas se limitaram a trocar a bola entre si durante os 90 minutos e foram criando oportunidades atrás de oportunidades.

Na segunda parte, apenas Roque Santa Cruz ia dando um ar da sua graça, tentando lutar contra a formação orientada por Hugo Sanchez, no entanto os últimos 12 minutos foram de total humilhação para os paraguaios. Arce aos 78 minutos, Blanco de penalty (mais um indiscutível) aos 87 e Omar Bravo aos 90, completaram uma das maiores humilhações da história do futebol paraguaio.

Nota final de alguma curiosidade para as declarações do argentino Gerardo Martino, seleccionador do Paraguai, que confessou ter pedido ao árbitro (também argentino) Sergio Pezzotta, para terminar o "suplício" e a "humilhação" a que a sua equipa estava sujeita antes dos 90 minutos. "Ele disse-me que tinha que cumprir os regulamentos mas hoje sentimo-nos verdadeiramente humilhados", confessou Martino.

No último jogo dos quartos de final, a super favorita equipa da Argentina bateu por 4-0 o Peru, num jogo que dominou completamente e que significou o primeiro golo de Leonel Messi na competição.

Na primeira parte a selecção das pampas sentiu bastantes dificuldades para ultrapassar a bem organizada equipa do Peru. Apenas algumas investidas de Messi iam tentando obstar a alguma apatia da equipa argentina, que dessa forma não conseguiu inaugurar o marcador nos primeiros 45 minutos. No entanto a Argentina ainda conseguiria enviar uma bola ao poste.

Na segunda parte o seleccionador argentino decidiu retirar Diego Milito e meter na partida Carlos Tévez, aposta que se revelou revolucionadora do futebol de ataque argentino, uma vez que também Riquelme apareceu em grande estilo, acompanhando Messi no recital de bom futebol.

Logo aos 46 minutos, Riquelme acabaria por inaugurar o marcador, a passe do recém entrado Tevez!...
Este golo serenou a equipa e catapultou-a para uma 2ª parte de grande nível.
Praticamente na jogada seguinte Carlos Tévez com uma cabeçada acabaria por acertar na barra da baliza peruana.

E foi com toda essa tranquilidade, com a sustentação de bola habitual na formação argentina que Leonel Messi se iria estrear na marcação de golos na competição, aproveitando da melhor forma uma assistência de Riquelme quando estavam decorridos 61 minutos.

A partir daí o domínio da selecção das pampas foi completo e ainda haveriam de dilatar o marcador por Mascherano aos 75 minutos e por Riquelme que apontaria o seu segundo golo na partida aos 86 minutos de jogo.

Ficam desta forma definidos os jogos das meias finais da Copa América, com os 4 semi-finalistas a demonstrarem veia goleadora e a prometerem golos em força. Na madrugada de 3ª para 4ª feira poderão assistir ao Brasil-Uruguai e um dia depois ao Argentina-México.

Sem comentários: