domingo, julho 08, 2007

Copa América: Quartos de Final

Iniciaram-se os quartos de final da Copa América e o espectáculo não defraudou as expectativas. Dois jogos com outras tantas goleadas onde a nota de destaque vai para o "acordar" do Brasil na competição, com a primeira vitória incontestável da turma canarinha por 6-1 perante o Chile, enquanto o Uruguai afastava da competição a equipa da casa por 4-1.

No primeiro jogo da noite o Uruguai acabaria por levar de vencida a Venezuela, que perante o seu público não conseguiu disfarçar as suas lacunas, numa equipa perfeitamente banal.

O jogo até começou equilibrado, com respeito mútuo de ambas as formações, no entanto aos 39 minutos o uruguaio Diego Forlán acabaria por inaugurar o marcador, colocando mais pressão sobre a equipa da casa.

De qualquer forma, a alegria celeste iria demorar pouco tempo, uma vez que dois minutos mais tarde o avançado Juan Arango iria lograr empatar a partida, num livre superiormente marcado.

A segunda parte iniciou-se com uma forte pressão da Venezuela, pressão essa que acabava por não resultar em termos práticos e seriam os azuis celestes a colocar-se novamente na frente do marcador aos 65 minutos, quando Pablo Garcia efectuou um forte remate que entrou no ângulo superior direito da baliza defendida por Vega.

A partida acabaria por ficar resolvida definitivamente nos últimos minutos, com dois golos uruguaios, um apontado aos 87 minutos por Cristian Rodriguez, a passe de Forlán e o outro aos 92 minutos, concluído precisamente por Diego Forlán, o melhor jogador em campo.

Na outra partida da noite, expectativa para ver se finalmente o Brasil se soltava e efectuava uma exibição convincente. E a exibição chegou finalmente!...

Com algumas surpresas no onze inicial, nomeadamente Josué e Júlio Batista, os brasileiros foram uma autêntica máquina demolidora de uma equipa chilena bastante macia.

A goleada começou a desenhar-se aos 17 e aos 23 minutos, com golos apontados por Juan e Júlio Batista, a culminar uns primeiros minutos de intenso domínio canarinho.

Os brasileiros continuaram durante toda a partida a desenvolver um futebol bonito, fazendo recordar o Brasil dos velhos tempos. Fruto desse domínio esmagador, Robinho ainda marcaria o 3º golo na primeira parte, aos 28 minutos. O jogo estava completamente decidido e ainda não haviam sido jogados 30 minutos...

À entrada para a segunda parte Robinho, quem haveria de ser, marcaria o seu 6º golo na competição, aumentando a contenda para 4-0, resultado que seria dilatado por Josué aos 69 minutos.

Mas curiosamente o melhor momento da noite seria de inspiração chilena, aos 76 minutos, naquele que poderá ser considerado até ao momento o melhor golo da Copa América, apontado por uma das revelações da competição: Humberto "Chupete" Suazo. Suazo pegou na bola na meia lua da área brasileira, passou-a por entra as pernas de um defesa, deu meia volta e com um chapéu bateu o guardião Doni. A não perder numa TV perto de si!...

Para término do jogo ainda tempo para mais um golo do Brasil, aos 85 minutos, pelo ponta de lança Wagner Love, cifrando o resultado em 6-1 para os canarinhos.

Na próxima quarta feira, Uruguai e Brasil defrontar-se-ão para se apurar um dos finalistas desta edição da Copa América.

Sem comentários: