sábado, julho 21, 2007

Europeu de Sub-19: Portugal 2 - 0 Áustria

Estádio: Fill Metallbau Stadion
Árbitro: Pavel Královec (CZE)


A selecção nacional de sub 19 partia para a 3ª e última jornada da fase de grupos, na condição de mais uma vez, ter que vencer o seu jogo obrigatoriamente e a depender de terceiros, neste caso, da Grécia, que teria que vencer a Espanha. Mas isso não aconteceu, Portugal venceu a Áustria, anfitriã do Campeonato da Europa, por duas bolas a zero, mas o encontro entre Espanha e Grécia terminou empatado, um resultado que serviu perfeitamente a estas duas selecções mas afastou Portugal da qualificação para a fase seguinte, tendo ficado na 3ª posição do grupo A.

Portugal não se encolheu perante o ambiente adverso de apoio à equipa da casa, e criou perigo logo aos 4´ após remate de Stélvio. Passado um bocado voltou a dispor de nova oportunidade para abrir o activo, através de João Gonçaves mas o guardião contrário, Wolfgang Schober, opôs-se com qualidade. Uma primeira parte completamente dominada pela equipa lusitana, que ainda dispôs de mais uma oportunidade para marcar, desta vez Orlando Sá e Candeias desperdiçaram um golo praticamente feito, com a bola teimosamente a não querer entrar. A Áustria ainda reagiu nos últimos minutos, mas o resultado manteve-se nulo até ao intervalo.
Na segunda parte, fez-se justiça e Portugal chegou ao golo aos 51´ que tanto merecia, através de Bura que concluiu facilmente uma jogada de André Monteiro e Orlando Sá. Estava feito o 1-0. O segundo tento surgiu aos 70’ pelo defesa Daniel Carriço, após acorrer a um centro de Candeias.

Portugal ganhou bem mas esta vitória teve um sabor amargo… e é assim o terceiro desaire seguido dos escalões jovens de Portugal, depois das más campanhas no Europeu de sub-21 (Holanda) e no Mundial de sub-20 (Canadá).


Sem comentários: