segunda-feira, julho 30, 2007

Na UEFA!!

UDL 4 - Hajduk Kula 1 (após prolongamento)

Estádio Dr. José Magalhães Pessoa [Leiria]
Relvado bom
1097 espectadores
Árbitro: Fritz Stuchlik [Áustria]


UD Leiria

Treinador: Paulo Duarte
Convocados: Fernando, Éder, Renato, Éder Gaúcho, Laranjeiro, Tiago, Cadu (64’ Paulo César), Faria, Sougou, Toñito (68’ Alhandra), João Paulo (67’ Jessuí), Rafael Fava, Nelson, Hugo Costa e Marco Soares

Hajduk Kula

Treinador: Zarko Soldo
Convocados: Duricic, Sodic, Habensus (102’ Dojkic), Bulatovic, Darko Fejsa, Pavicevic (91’ Vasiljevic ), Ljubomir Fejsa, Radivojevic, Bogic, Kozos, Peric (90’ + 1’ Zelic ), Andrijasevic, Trajkovic

Infelizmente, por compromissos sociais não pude ver nenhuma das mãos da Taça Intertoto, mas acompanhei a equipa na semana anterior à 2.ª mão. Não farei um daqueles posts completamente descritivos dos jogos, mas posso como adepta leiriense fazer um comentário aos jogos.

Segundo o que a comunicação social passou o resultado desfavorável aos portugueses na 1.ª mão tinha sido altamente penalizante… não representava o domínio leiriense. Paulo Duarte vinha dizendo que acreditava na justiça do resultado quando se desse o jogo em Leiria.

Durante a semana, tive a oportunidade de trocar algumas ideias com o staff leiriense e todos me diziam o mesmo “Acreditamos na passagem”, e conseguiram-me convencer disso mesmo, apesar de continuar um pouco céptica: na 5.ª feira, realizou-se um jogo-treino com o Odivelas… e eu tremi! Por pouco, os meus rapazes não perdiam.

Mas às 17 horas, liguei o auto-rádio e estive a ouvir a partida. Um conselho aos cardíacos: não ouçam jogos de futebol pela rádio. Os relatos são um atentado! Ao intervalo 0-0. Já amaldiçoava a minha vida! Mas eis que surge o golo pelo Éder Gaúcho, regressado à equipa do Liz… agora com dois Éders na equipa a coisa complica-se! E eis que os sérvios também marcam… Éder Gaúcho no bom e no mal – foi ele que provocou o penalty!

Prolongamento… o meu coração já palpitava por tudo o que era sítio… e novo golo por Laranjeiro. Eiii, afinal o lourito também marca!! Sougou e novamente Laranjeiro. O apito final e Portugal com mais uma equipa na UEFA!! Estamos novamente na Europa, como cabeças de série! Esta semana vamos saber quem é o feliz contemplado!

Só queria fazer mais dois reparos: estavam mais de 1000 pessoas a assistir ao jogo. Num domingo que apelava à praia, ou a qualquer lugar fresquinho, houve uma milena de almas no Estádio. Fiquei feliz por isso!
Segundo apontamento: o árbitro da partida interrompeu o jogo durante um minuto para os jogadores se puderem refrescar… foi um gesto interessante, que não me lembro alguma vez, ter presenciado.

A Figura do jogo: além de Laranjeiro que marcou dois tentos, para além do capitão Renato, figura incontornável no plantel, para além de Alhandra que foi refrescar a equipa com a sua energia mais do que positiva, para além de Toñito, que (para mim) é um dos melhores (senão o melhor) reforço desta equipa, a figura do jogo foi o treinador Paulo Duarte. O homem é um poço de confiança no seu plantel, o homem não pára um instante e incute nos seus jogadores a confiança necessária para levarem a sua avante. No final, ainda pediu aplausos para a equipa vencida. Um senhor!

Sem comentários: