sexta-feira, setembro 21, 2007

B. LEVERKUSEN 3 - U. LEIRIA 1



FICHA DE JOGO

A União de Leiria viajou até à Alemanha, ao mítico BayArena para defrontar o Bayer Leverkusen, numa partida a contar para a 1.ª mão da 1.ª eliminatória da Taça UEFA, onde chegou através da Taça Intertoto. Temia-se o pior para os portugueses, que apesar de derrotados deram a ideia de puderem fazer mais.

BayArena, em Leverkusen
Hora: 16:15 (hora portuguesa, mais uma na Alemanha)
Árbitro: Vladimir Hrinak (Eslováquia)



B. LEVERKUSEN:
Adler, Castro, Friedrich, Hagui e Gresko; Vidal, Rolfes, Schneider, Kiessling e Barnetta; Gekas

Suplentes: Fernandez, Faty, Sinkiewicz, Serpei, Barbarez, Bulykin e Papadopoulos

Treinador: Michael Skibbe

U. LEIRIA:
Fernando, Éder, Bruno Miguel, Éder Gaúcho e Laranjeiro; Alhandra, Tiago, Cadú e Paulo César; João Paulo e Lukasiewicz

Suplentes: Rafael, Hugo Costa, Toñito, Marco Soares, Faria, Sougou e Maciel

Treinador: Paulo Duarte

Ao Intervalo: 2-1
Marcadores: (Kiessling 18’; João Paulo 28’; Rolfes 31’ e Kiessling 78’)
Disciplina:
Cartão Amarelo: Gresko (47’e 79’), Lukas (47’), Faria (51’e 87’), Vidal (55’) e Sougou (79’)
Cartão Vermelho: Gresko (79’) e Faria (87’)

ANÁLISE LEIRIENSE:
Antes de mais, peço desculpa aos senhores da comunicação social pelas maldições que eu lhes roguei: o jogo foi transmitido pela SporTV 2. Mas não tinha sido anunciado na grelha de programação, daí o meu rol de maldições mais profundas.

O jogo foi um pouco aquilo que esperava. A minha UDL saiu derrotada, mas mostrou uma classe superior à da equipa alemã, historicamente mais forte. Paulo Duarte optou por apostar no meio campo, com Tiago e o estreante Lukas – o poderoso polaco, que faz lembrar Slusarsky. O ataque foi entregue a João Paulo (dois golos na Liga), Paulo César e Cadu da Silva. Na defesa, os mesmos: Éder Bonfim, Éder Gaúcho, Bruno e Laranjeiro, a capitão. Surpresa na inclusão de Alhandra.

João Paulo voltou a justificar a sua contratação e o golo marcado, é um claro sinal para que Paulo Duarte continue a apostar nele. O guarda-redes Fernando foi enormeeeeee… foi, sem sombra de dúvida, o melhor activo leiriense. Cheguei a temer quando houve uma carga sobre ele.

Mas resumindo e baralhando, fiquei muito satisfeita com a atitude da equipa: deram luta e não mostraram nervosismo por estarem a defrontar uma das míticas equipas europeias. Certo que o Bayer Leverkusen de hoje, não é o mesmo de há 10, 15, 20 anos… mas o respeito conquista-se com os anos. Se acredito num melhor resultado na 2.ª mão? Sim, acredito! Talvez em Leiria, o clube alemão não relativize tanto a UDL como o fez, e tenhamos um bom espectáculo de futebol.

Arbitragem: Já vi melhores arbitragens. Fico com a dúvida se, na recta final do jogo, não deveria ter sido assinalada grande penalidade de falta sobre Sougou. Mas dou o benefício da dúvida, porque não houve repetição desse lance.

Pontos Positivos: A exibição foi francamente positiva, apesar do resultado. Os alemães sentiam-se muito mais pressionados do que os portugueses. Com os golos fomos perdendo alguma estabilidade emocional, mas nada que se compare com a supresa que criámos ao Bayer. Tínhamo-los melhor estudados do que eles a nós.

Pontos Negativos: A (nova) expulsão de Paulo DUARTE – não é engano, mas tanto na TV, como na Internet, os senhores jornalistas insistiam em Paulo Renato.
A expulsão de Hugo “Tractor” Faria – muita falta faz este rapaz. Mas ele devia ter cabecinha fria o suficiente para não fazer asneira depois do 1.º amarelo. Arriscou e a equipa é que o perdeu para a 2.ª mão.

Melhor em Campo: FERNANDO. O guarda-redes brasileiro é gigante. Arrisco-me a dizer que a UDL começa a ser demasiado pequena para o seu talento. Se não fosse o “Fernandão Grandão”, a UDL não teria perdido só por três golos.

Sem comentários: