domingo, dezembro 16, 2007

FC Porto 2 x 0 Vitória SC

Visão Vitoriana

Estádio: Estádio do Dragão
Assistência: 36 812 pessoas
Árbitro: Olegário Benquerença



Ficha de jogo
FC Porto

Helton, Bosingwa, Pedro Emanuel, Bruno Alves, Cech, Paulo Assunção, Raul Meireles (68'), Lucho (76'), Tarik (80'), Quaresma e Lisandro
Jogaram ainda: Bolatti (68'), Mariano Gonzaléz (76') e Adriano (80')
Treinador: Jesualdo Ferreira

Vitória SC
Nilson, Andrézinho, Geromel, Sereno, Desmarets, Flávio, João Alves (73'), Fajardo, Ghilas (59'), Alan e Miljan
Jogaram ainda: Targino (59') e Carlitos (73')
Treinador: Manuel Cajuda

Marcadores: Tarik (55') e Lisandro (73')

Cartões amarelos: Ghilas (14'), Quaresma (37') e Flávio (82')
Cartões vermelhos: -



O Porto mostrou ontem à noite o porquê de já serem 10 os pontos de avanço sobre o segundo classificado. E não foi, mais uma vez, pelo deslumbrante futebol que praticou. Foi sim, pela admirável e irreprensível eficácia que os seus fantásticos jogadores têm capacidade de pôr em prática.
Os primeiros 30 minutos de jogo foram de domínio do Porto, com duas perdidas flagrantes frente à baliza de Nilson, e com o Vitória a confirmar a tendência de entrar mal nos jogos. Os últimos minutos da primeira metade foram de maior equilíbrio e o Vitória, que já se tinha libertado e conseguido mostrar um pouco do seu futebol, chegava agora com maior frequência ao último reduto portista, conseguindo incomodar Helton. Ghilas protagonizou a mais flagrante oportunidade, com um remate às malhas laterais da baliza azul e branca.
Chegava o intervalo com o marcador em 0-0 mas que não seria de admirar se mostrasse uma vantagem portista já que tinha sido a equipa da Invicta a ter as mais flagrantes oportunidades de golo.
Na segunda parte, e como já vem sendo habitual, o Vitória entrou melhor em jogo e conseguiu mesmo superiorizar-se ao Porto nos minutos iniciais. Foi neste período de superioridade que Alan permitiu a Helton fazer a defesa da noite com um cabeceamento brilhante a cruzamento não menos brilhante de Desmarets.
Logo de seguida, quando era o Vitória que se apresentava melhor, Tarik marca. Desconcentração da defesa vitoriana que o marroquino não desperdiçou. O Vitória não baixou os braços e continuou na sua luta para manter a competitividade elevada do jogo. Conseguiu-o, a espaços, mas foi o Porto que voltou a marcar, pelo inevitável Lisandro aos 73'. Mais um erro defensivo imperdoável que o Vitória pagou caro.
Perto do final, Targino ainda cabeçou uma bola à barra da baliza portista, personalizando o querer interminável da sua equipa.
Resumindo, foi um jogo extremamente interessante, um resultado que sabe a desilusão, por tudo aquilo que o Vitória fez, e que dá ao Porto uma vantagem muito confortável na liderança do campeonato.


Melhor em campo
Andrézinho #25

Podia escolher entre este ou Alan. Optei pelo Andrézinho simplesmente pela regularidade. Tem mostrado uma segurança impressionante em todos os jogos que tem feito, sendo concerteza uma das mais valiosas peças da equipa de Manuel Cajuda. Ontem correu quilómetros, ganhou a grande maioria dos lances a Quaresma e personalizou na perfeição a vontade enorme da sua equipa de "fazer bonito" no Estádio do Dragão.

Arbitragem
Na minha opinião, exemplar.

Pontos positivos
- No Vitória não chega falar-se bonito antes do jogo. Esta equipa chega ao campo e cumpre à letra aquilo que "promete". E como é bonito ver a forma como estes jogadores encaram cada partida...
- Onde está a novidade? Não está, mas o encantamento surge invariavelmente. Foi tão bonito ontem ver toda aquela bancada do Dragão preenchida a preto e branco. Simplesmente, únicos estes adeptos.

Pontos negativos
- Miljan. Completamente desaparecido do jogo, faz perceber a principal carência deste Vitória: um matador.

Sem comentários: